Zambujeira do Mar - Odeceixe - Rota Vicentina Et 5

Photo ofZambujeira do Mar - Odeceixe - Rota Vicentina Et 5 Photo ofZambujeira do Mar - Odeceixe - Rota Vicentina Et 5 Photo ofZambujeira do Mar - Odeceixe - Rota Vicentina Et 5

June 26, 2021
June 2021

near Zambujeira do Mar, Beja (Portugal)

Trilho Zambujeira do Mar a Odeceixe
Etapa 5 do Trilho dos Pescadores - Rota Vicentina - 18,5 Km

O Trilho tem início na Capela Nossa Senhora do Mar, sobranceira à falésia, na Avenida da Praia em Zambujeira do Mar. O Trilho segue para sul descendo a rua marginal em direção à praia da Zambujeira. Depois de atravessar o Ribeiro, viramos a direita, entramos num trilho sinuoso que segue pela Costa; logo a seguir avistamos a Praia de Alteirinhos.
Pouco depois de termos passado a praia de Alteirinhos, o trilho desvia-se para o interior, entra numa zona de arvoredo com sombras sempre simpáticas nesta altura do ano.
Logo após, o trilho dirige-se novamente para a costa e a seguir deparamo-nos com uma bela praia com acesso por estrada e equipada com um bar: A famosa praia do Carvalhal.
Continuamos para sul, e mais adiante deparamo-nos com outra magnífica praia, esta de maiores dimensões e também bastante conhecida na zona, a praia da Amália.
O trilho continua para sul ao lado da Costa, permitindo a observação de inúmeras pequenas praias, enseadas e falésias.
Por último deparamo-nos com a fabulosa praia de Odeceixe, com um extenso areal atravessada pela Ribeira de Seixe. Estamos na fronteira do Alentejo com o Algarve.
Vale a pena a visita deste lugar pela magnífica paisagem proporcionada.
É importante referir que não há acesso à praia, que se situa na margem sul da Ribeira, não havendo nenhum bar disponível.
Continuamos agora para leste seguindo a Ribeira para montante. São cerca de quatro quilômetros por estrada asfaltada até chegarmos a Vila de Odeceixe onde termina este admirável trilho.

Zambujeira do Mar

Praia de Odeceixe

Ribeira de Seixe

• jrssousa.80 Sep 8, 2022

Bela descrição do trilho.
    a ver se o faço ainda este ano.
    existem restaurantes ao longo do trilho?
    obrigado pela partilha

• jrssousa.80 Sep 8, 2022

Bela descrição do trilho.
    a ver se o faço ainda este ano.
    existem restaurantes ao longo do trilho?
    obrigado pela partilha

• Photo of STrilhos
    STrilhos Sep 9, 2022

Olá Jrssousa
    Os 2 trilhos são seguidos um ao outro
    É boa ideia fazê-los seguidos
    Obrigado pelo comentário e avaliação