Photo ofZambujeira do Mar-Almograve TRILHO DOS PESCADORES (4.ª de 13 etapas considerando sentido Norte/Sul e Ponte/Nascente) Photo ofZambujeira do Mar-Almograve TRILHO DOS PESCADORES (4.ª de 13 etapas considerando sentido Norte/Sul e Ponte/Nascente) Photo ofZambujeira do Mar-Almograve TRILHO DOS PESCADORES (4.ª de 13 etapas considerando sentido Norte/Sul e Ponte/Nascente)

June 23, 2021
June 2021

near Zambujeira do Mar, Beja (Portugal)

TRILHO DOS PESCADORES Zambujeira do Mar-Almograve
(4.ª de 13 etapas considerando sentido Norte/Sul e Ponte/Nascente)

Atenção: fiz a etapa no sentido oposto ao habitual que seria Norte-Sul, não me pareceu agravar a dificuldade, até achei que até beneficiei da descida final ao chegar a Almograve

Comecei na eira central da Zambujeira do Mar, junto à igreja, depois de um pequeno almoço no café Pôr-do-Sol que abre pelas 7h. Há uma porção logo à saída da Zambujeira e novamente após o Cabo Sardão em estrada, de resto caminhamos em plena natureza.

Esta etapa foi de uma beleza particular a nível de flora; fica atentx às suas muitas variações, dos chorões da praia, aos fetos e até a espécies de orquídeas, dependendo da época.

O Cabo Sardão pontua o meio do caminho e daí é 1km até à aldeia de Cavaleiro, onde o café da D.ª Adélia permite restabelecer forças. Daí segue-se e começou a espantar-me a inquietante mudança de cores nas falésias, na areia e em todo o meu redor. Houve momentos em que alucinei estar num deserto, com altas dunas, apesar de marcas de vegetação rasteira - um deserto branco, um deserto vermelho noutro momento. Ainda noutra altura, a vista pontuou-se com um sem número de pedras pretas, como num planeta desconhecido. A paisagem muda bastante e é de alucinar.

À chegada a Almograve, um banho de mar oi uma benção. Ainda que tenha sido sentada próxima à rebentação, porque as ondas estavam muitos batidas e na Costa Vicentina o mar é muito forte e perigoso.

O desnível é bastante suave. O piso torna-se de areia solta nos km finais antes de Almograve, o que dificulta a progressão e gera fadiga.

O pôr-do-sol por estas bandas afunda o grande astro em pleno oceano e é um espetáculo magnânimo, que não se pode perder.

Site oficial: rotavicentina.com

Tipo de trilho: linear

Sentido: geralmente o Trilho dos Pescadores é feito no sentido Norte-Sul (São Torpes-Sagres) e Poente-Nascente (Sagres-Lagos). No entanto, esta etapa fiz Sul-Norte (Zambujeira do Mar-Almograve) por um único motivo: conseguir regressar ao ponto de partida de autocarro ao final dos 3 dias de caminhada! Deixei o carro estacionado em Odeceixe.

Transportes públicos: Autocarro sentido Sul-Norte só passa de manhã e Norte-Sul só ao fim do dia, pesquisar na rede expressos

Sinalização: boa; além disso, segui o trilho da conta da Rota Vicentina no Wikiloc (está app salva vidas, né!)

Sombra: maioritariamente sem sombra, embora surjam pequenas porções

Tipo de piso: maioritariamente de areia dura; km próximos a Almograve de areia solta, o que dificulta a progressão

Bastões: recomendável, com rosca para solo instável, não pelo desnível que não é tão relevante, mas pelo tipo de solo mole

Abastecimento: Zambujeira do Mar, Cavaleiro e Almograve. ATM em Almograve só funcionava com MBWAY, não aceitava cartões!

Levar cão: desta vez não levei o Bartô (cocker spaniel). Apesar de já ter feito vários trilhos comigo na Lousã e Gerês, não o trarei para o Trilho dos Pescadores. É um cão muito activo, adora correr, pelo que receio que caia nalgum dos muitos precipícios que pontuam os +200km deste trilho.

O que trazer:
-Mochila, roupa e calçado confortáveis e adequados
-Capa de chuva (já me fez falta quando não esperava)
-Bastões de caminhada
-Kit primeiros socorros
-1,5L/2L água
-Óculos de sol, protector solar e chapéu
-Comida (snacks energéticos, fruta, sandes)
-Telemóvel com app com gps
-Power bank
-Saco para lixo
-Papel higiénico e saco para o guardar até um lixo

Rede móvel: frequentemente sem sinal

SOS ligar 112; o Wikiloc permite “live tracking “ que, partilhado com família/amigos, garante a segurança dx caminhante sozinho

Aldeia Entrada da Barca

Information point

Flor de esteva e córrego a encontrar o mar