Yosemite Falls Trail

September 12, 2019
September 2019

near Yosemite Village, California (United States)

!!! Pt !!! (English text available below)

Numa feliz oportunidade que tive de visitar o Parque Nacional de Yosemite rumei à sua zona mais popular, o Vale de Yosemite, para apreciar os seus cenários magníficos e imponentes.

Para além do simples contacto com a natureza, o passeio por esta região oferece sempre pontos de interesse associados à sua paisagem monumental. O cenário, que apenas conheci ao vivo durante o verão, tem a fama de seduzir em qualquer estação do ano.
Consoante as preferências de cada um, a visita também é uma oportunidade de apreciar directamente a geologia, a flora e alguma fauna da região.

Os dois únicos aspectos negativos que tenho a referir é o elevado número de visitantes que encontramos e o preço elevado do alojamento, dentro do parque ou nas regiões mais próximas.

O TRILHO

A decisão de fazer este percurso deriva de uma visita anterior que já tinha feito à região, nomeadamente aos muito populares trilhos em redor das cascatas de Vernal Fall e Nevada Fall.

É um percurso que está no limite do que eu consigo fazer do ponto de vista do esforço físico, tem um grau de dificuldade técnica moderado e permite apreciar cenários fantásticos com o Half Dome, as Yosemite Falls e boa parte do Vale de Yosemite!

Trata-se de um trilho com carácter oficial, para o qual há documentação disponível.
Partimos da base do Vale de Yosemite junto ao Camp 4 e começamos a subir a encosta, "atacando-a" de frente. A subida é feita através de um grande número de escadarias de granito em zig-zag por entre carvalhos, enfrentando um declive acentuado.
O percurso vira depois à direita e segue por trilho de terra batida a meio da encosta, com zonas em que alternam os troços relativamente planos com troços de subida e em que a cobertura florestal por vezes desaparece. Surgem já algumas oportunidades de apreciar a paisagem, até que chegamos a um miradouro propriamente dito, designado Columbia Rock. Aqui temos um panorama magnífico de quase 180º sobre o Vale de Yosemite, com vistas para encosta oposta, Sentinel Rock, Glacier Point, Half Dome e as Yosemite Falls.
Para quem não pretenda realizar a totalidade do percurso até ao topo das Yosemite Falls, este é um excelente ponto de compromisso, em que já se pode apreciar uma boa parte dos cenários do trilho sem ter que dispender tantas energias.

A caminhada prossegue com uma curta subida e depois troços a uma altitude relativamente constante, a meio da encosta, até nos aproximar-mos da base da Upper Yosemite Fall. Uma oportunidade de apreciar a sua imponência!

A partir daqui o trilho vira à esquerda e sobe a encosta a par da Upper Yosemite Fall, novamente por um traçado em zig-zag, com um misto de terra batida, calçada ou degraus em granito. Para além de ser uma subida longa e com declive acentuado, frequentemente não tem cobertura florestal. Permite bonitas vistas para a paisagem que já referi anteriormente, mas protege-nos menos da exposição solar.

Com o final da longa subida encontramos a interligação com outros trilhos e viramos à direita, para uma caminhada relativamente curta em terreno plano até um promontório de vistas magníficas. O acesso ao Yosemite Falls Overlook é feito seguindo depois para a esquerda e descendo por escadarias apertadas e íngremes. Apenas recomendado para quem não tiver vertigens!

A gestão do tempo necessário para fazer este percurso e regressar à base do Vale de Yosemite com luz do dia revelou-se um tanto difícil, pelo que decidi não prolongar a caminhada até Yosemite Point como é sugerido na documentação oficial. Talvez numa outra oportunidade...

O regresso é feito pelo mesmo caminho da subida.

LOGÍSTICA

O percurso tem o ponto de início e fim junto do Camp 4 e existe parque de estacionamento a pouca distância daqui. Para nos deslocar-mos de ou para outras zonas próximas poderemos eventualmente recorrer ao serviço do Yosemite Valley Shuttle, que circula com bastante frequência pela base do Vale de Yosemite entre as 7:00 e as 22:00 de forma gratuita! A paragem junto do Camp 4 é a #7 e existem parques de estacionamento gratuito um pouco por todo o Vale de Yosemite.

No site oficial do Parque Nacional de Yosemite encontramos grande quantidade de informação, nomeadamente sobre os acessos ao local, alojamento, regras de conduta, conselhos de segurança, taxas de entrada, "permits", condições de acesso para realização de diversos tipos de actividades, desde os passeios mais simples até à subida ao Half Dome ou escalada. Dedique algum tempo a explorar este site!

CONDIÇÕES DO TRILHO

Como já referi, este trilho que aqui publico tem uma exigência física significativa, com a ressalva óbvia de que isto depende muito da condição física de cada um...
Do ponto de vista da dificuldade técnica, o percurso está em relativas boas condições, sem qualquer obstáculo significativo a ultrapassar.
Encontramos muitas escadarias e calçadas em granito que temos que percorrer e que são um tanto irregulares. Com o cansaço acumulado, importa não tropeçar. Com tempo de chuva ou com neve, todo o trilho se torna perigoso em menor ou maior grau!
Encontramos imensas situações em que estamos próximos de falésias, algumas com dezenas ou centenas de metros de altura! Seja cuidadoso e não se arrisque para fora dos trilhos estabelecidos!

Apenas encontrei água potável e instalações sanitárias junto do Camp 4, próximo do ponto de início do trilho.

A grande parte do trilho não passa por cruzamentos ou entrocamentos. Encontramos placas de sinalização no início do percurso e nas derivações para outros trilhos já no final da caminhada. A simplicidade do trilhos e as referidas placas garantem-nos a navegação fácil!

POR FIM...

A visualização do trilho directamente na página do WIKILOC ou o download em formato KML resulta numa versão simplificada, com perda de muitos dos detalhes. Para uma versão fidedigna com a totalidade dos pontos disponíveis, descarregar em formato GPX.

Procure sempre reduzir a sua pegada ambiental, respeite os costumes locais, cumpra as recomendações de segurança e desfrute da beleza deste nosso mundo. Venha daí percorrer este e outros trilhos que publiquei!

Boas Caminhadas!

!!! En !!!

I had this golden opportunity to visit Yosemite National Park, and I chose to drive to Yosemite Valley to enjoy his magnificent and overwhelming scenery.

The trip will put us in contact with nature, and will take us in front of several unusual natural landmarks. I only had the chance to know these places during the summer, but you will hear plenty of times that it has a special beauty all year round.

The visit is also an opportunity to have a direct contact with the geology, the flora e some fauna of this part of California.

The only two negative issues that I have to point out is the high number of visitors, and the high cost of lodging, inside the park and in nearby areas.

THE TRAIL

The idea for this hike started in a previous trip that I made some years ago. At the time I visited the very popular trails close to Vernal Fall e Nevada Fall.

In terms of physical exertion, this trail is in the upper limit of what I can do, it has a moderate technical difficulty and allows us to enjoy fantastic panoramas of Half Dome, Yosemite Falls and a big part of the Yosemite Valley!

This is an official trail, and the park services provide some documentation about it.

We start from the valley floor, close to Camp 4, and climb the steep hill in an almost "frontal attack". The track takes us through a big number of switchbacks, with granite stairs and covered by oaks.

At the end of the switchbacks section we turn right through a dirt path, alternating steep hills with some flat parts of the track. Sometimes the trees that provide us some shade disappear, and we can have very nice panoramas.
At some point we reach Columbia Rock, where we have an excellent viewpoint over a big part of the Yosemite Valley, Sentinel Rock, Glacier Point, Half Dome and the Yosemite Falls.
For all those who don't want to go all the way to the top of Upper Yosemite Fall, this is a good point to stop and enjoy an important part of the views from this trail, without spending much more energy.

The track continues with a small climb and then a section with almost constant altitude, until we get close to the base of the Upper Yosemite Fall. A chance to appreciate how overwhelming it is!

From here the track turns left and climbs the rest of the hill parallel to Upper Yosemite Fall, again with plenty of switchbacks and a mix of dirt paths and granite stairs. It's a long and steep climb, and it's common to have parts of the trail without tree coverage: good for the views, but exposed to the sun.

At the end of the climb we find some connections to other trails and we turn right. We walk in a almost flat section of the track until reaching a very nice viewpoint. To access Yosemite Falls Overlook we have to turn left and descend through several tight and steep stairs. Not recommended for those who suffer from vertigo!

Time was running out and I decided to turn back to the valley floor, without going to Yosemite Point. Maybe next time...

The way back to the valley floor is the same we walked in our way up.

LOGISTICS

The trail starts and ends close to Camp 4, and you have a parking lot nearby. To move to or from other areas of the park you can eventually use the Yosemite Valley Shuttle that operates plenty of times a day through some parts of the valley floor from 7:00 to 22:00, for free! The bus stop close to Camp 4 is the #7, and there are several parking lots spread all across the valley floor.

In the Yosemite National Park official website we can find extensive information, including driving directions to reach the park, lodging, safety recommendations, entrance fees, permits and access regulations to several activities, from valley floor hikes to a Half Dome day hike or rock climbing. Take some time to explore and take full advantage of this website!

TRAIL CONDITIONS

As I have mentioned before, this trail has some significant physical exertion. Of course, this can have a different meaning for each one of us...
When it comes to the technical difficulty, the track is more or less in good conditions, without any relevant obstacle to overcome.
You will find plenty of stairs along the trail. The steps are made of granite and are not very regular. Take some caution to not trip.
Everytime it rains, or with some snow, extra caution must be taken to prevent accidents.
You will be plenty of times close to cliffs throughout the trail. Sometimes these cliffs are tens or hundreds of meters high. Be cautious, and don't go outside the trails into dangerous situations!

I only found drinking water and restrooms close to Camp 4, the area where the trail starts and ends.

We will find signposts at the beginning of the trail and close to the end, at the trail junctions. The simplicity of the trail and the information panels are enough to assist us in our navigation.

AND FINALLY...

When viewing the trail directly at the WIKILOC website or when you make the download in KML format, you will get only a simplified version, with fewer points and losing much of the detail of the trail. To get a complete version of the trail, make the download in GPX format.

Always try to reduce your environmental footprint, respect the local etiquette, respect the safety recommendations and enjoy all the beauty of our precious world. I hope you will appreciate the experience of going through this trail, or any of the other trails that I posted!

Walk safely!

PictographCampsite Altitude 3,991 ft

Camp 4

PictographBus stop Altitude 3,975 ft

Valley Shuttle bus stop #7

PictographCar park Altitude 3,965 ft

Yosemite Falls Parking

Photo ofTrail Junction (Yosemite Falls Trail - Valley Loop Trail) Photo ofTrail Junction (Yosemite Falls Trail - Valley Loop Trail) Photo ofTrail Junction (Yosemite Falls Trail - Valley Loop Trail)

Trail Junction (Yosemite Falls Trail - Valley Loop Trail)