XIII Marcha de Montanha - Travessia Invernal: Soutelinho [Dia 2] (28-01-2024)

Photo ofXIII Marcha de Montanha - Travessia Invernal: Soutelinho [Dia 2] (28-01-2024) Photo ofXIII Marcha de Montanha - Travessia Invernal: Soutelinho [Dia 2] (28-01-2024) Photo ofXIII Marcha de Montanha - Travessia Invernal: Soutelinho [Dia 2] (28-01-2024)

February 2, 2024
January 2024

near Soutelinho, Vila Real (Portugal)

A Marcha de Montanha - Travessia Invernal é uma iniciativa do Grupo de Montanhismo de Vila Real, um clube de actividades desportivas de montanha e uma referência no norte do país, que tem lugar habitualmente no final de Janeiro, nas zonas montanhosas do distrito homónimo: Serras do Alvão, Marão, etc. Este ano o local escolhido foi a Serra da Padrela, entre os concelhos de Vila Pouca de Aguiar e Valpaços.

Neste segundo dia, habitualmente uma etapa curta de meia-jornada, deixámos a serra para trás e realizámos um pequeno percurso circular desde a aldeia de Soutelinho (Vila Pouca de Aguiar), onde havíamos almoçado no dia anterior. Com um perfil altimétrico bem mais suave, ou não percorrêssemos alguns troços da antiga linha férrea do Corgo (necessariamente de gradientes brandos), destaco novamente as belas panorâmicas dos vales cobertos de mantos de nevoeiro, os vestígios da citada linha de comboio e especialmente os lameiros férteis e fartos de água nos pontos mais baixos.

PictographGeocache Altitude 1,594 ft

Apeadeiro de Loivos (Linha do Corgo) (GC2W78Q)

Brumas sobre os Vales

Uma constante neste dia foram os mares de névoa sobre os vales mais baixos, que motivaram aos participantes inúmeras pausas fotográficas.

PictographTrain stop Altitude 1,644 ft

Ecovia do Tâmega e do Corgo

Percorremos alguns troços sobre a antiga Linha do Corgo, que fazia a ligação entre Régua e Chaves, desactivada desde 1990.

Lameiro em Valado

PictographGeocache Altitude 1,562 ft

Loivos 2 (Linha do Corgo) (GC2W78T)