Photo ofXIII Marcha de Montanha - Travessia Invernal: Serra da Padrela [Dia 1] (27-01-2024) Photo ofXIII Marcha de Montanha - Travessia Invernal: Serra da Padrela [Dia 1] (27-01-2024) Photo ofXIII Marcha de Montanha - Travessia Invernal: Serra da Padrela [Dia 1] (27-01-2024)

February 2, 2024
January 2024

near Loivos, Vila Real (Portugal)

A Marcha de Montanha - Travessia Invernal é uma iniciativa do Grupo de Montanhismo de Vila Real, um clube de actividades desportivas de montanha e uma referência no norte do país, que tem lugar habitualmente no final de Janeiro, nas zonas montanhosas do distrito homónimo: Serras do Alvão, Marão, etc. Este ano o local escolhido foi a Serra da Padrela, entre os concelhos de Vila Pouca de Aguiar e Valpaços.

Começámos nos arredores de Loivos (Chaves), rumando para Sul até à aldeia de Frutuoso (Valpaços), situada numa encosta elevada (cota 950m) da Padrela. Daí até Barbadães de Cima virámos a agulha para sudoeste, acompanhando de perto o perfil da serra a cotas elevadas; este trecho, entre afloramentos de blocos graníticos formando pequenas torres, bosques de carvalho-negral e soutos com castanheiros monumentais, foi sem dúvida o mais belo da jornada! A partir de Barbadães rodamos o azimute para noroeste encetamos uma descida suave até à aldeia de Soutelinho (Vila Pouca de Aguiar), onde o grupo fez uma pausa longa para almoçar, seguindo depois na mesma direcção até ao ponto final na Estrada Nacional 2, junto à estátua do Guerreiro Romano, que assinala a fronteira entre os municípios de Vila Pouca de Aguiar e Chaves.

Por volta das 8h00 demos início à caminhada.

PictographGeocache Altitude 3,128 ft

PictographReligious site Altitude 1,985 ft

Presentes geralmente em encruzilhadas ou outros lugares simbólicos de passagem e fronteira, no norte de Portugal e Galiza, as alminhas são pequenos altares de culto às almas do purgatório, figurando em painéis as almas em agonia, santos, Cristo, a Virgem, anjos, etc. Para além do culto dos mortos, estão essencialmente associadas à protecção dos viajantes.

PictographProvisioning Altitude 2,113 ft

Pausa para almoço nas instalações da antiga escola primária de Soutelinho.

PictographGeocache Altitude 3,176 ft

Blocos graníticos entre carvalhos e castanheiros

Saindo da aldeia de Frutuoso atravessamos uma encosta fabulosa da Serra da Padrela, com notáveis afloramentos graníticos acastelados, por entre bosques de carvalho-negral (Quercus pyrenaica) e castanheiros centenários.

PictographReligious site Altitude 2,168 ft

Calvário e Alminha (Soutelinho)