Xertelo, Sete Lagoas, Lagoas do Marinho Curral de Premoinho, Xertelo.

Photo ofXertelo, Sete Lagoas, Lagoas do Marinho Curral de Premoinho, Xertelo. Photo ofXertelo, Sete Lagoas, Lagoas do Marinho Curral de Premoinho, Xertelo. Photo ofXertelo, Sete Lagoas, Lagoas do Marinho Curral de Premoinho, Xertelo.

June 7, 2020
May 2020

near Xertelo, Vila Real (Portugal)

Saímos de Xertelo bem cedo, fomos até às sete Lagoas pelo trilho junto à conduta de água, de seguida, subimos para as Lagoas do Marinho pela cumeada, é uma boa subida, junto à cabana das Lagoas, abastecemos de água e, alguns aproveitaram para uma conversa com o Sr Custódio (Vezeiro), tentando descobrir os nomes dos currais que iríamos visitar. Eu prefiro manter os nomes que constam da cartografia. fomos até ao cruzamento com o trilho que vem do Fojo do Lobo de Alcântara e aproveitamos para reabastecer as energias. Mais à frente passamos pelo "Curral do Sargaço", apanhamos um trilho a meia encosta até à Corga das Mestras e respetivo curral. Ainda na parte alta o Lírio do Gerês apareceu com abundância. Do curral das Mestras para o curral de Premoinho , subimos na diagonal e apanhamos as mariolas do trilho já na parte final. Para seguir o trilho não deveríamos ter subido tão cedo. O curral do Premoinho foi o mais afastado que estivemos. Na volta, fomos ao encontro do trilho que vem da Messe. junto ao Borrageiro II, descemos para as minas e escombreiras, passamos novamente, na cabana e fonte das lagoas, continuamos pelo estradão até passarmos os Currais do Viterbo e, mais à frente, descemos a direito até à Sila dos Ursos e, no final fomos até Xertelo seguindo o trilho das Sete Lagoas. Na parte final, subimos na "vertical" até ao Poço do Fojo do Lobo de Xertelo.