Xertelo -Poço do ferro - Poços verdes do Sobroso, pelo leito do Rio - Xertelo

Photo ofXertelo -Poço do ferro - Poços verdes do Sobroso, pelo leito do Rio - Xertelo Photo ofXertelo -Poço do ferro - Poços verdes do Sobroso, pelo leito do Rio - Xertelo Photo ofXertelo -Poço do ferro - Poços verdes do Sobroso, pelo leito do Rio - Xertelo

March 20, 2024
August 2022

near Xertelo, Vila Real (Portugal)

Caminhada com inicio em Xertelo, o trilho é circular.
Para aceder ao Poço do ferro é necessário muito boa condição física e destreza, não é de todo aconselhado tentar subir as pedras com tempo de chuva ou com o rio com forte caudal.
Após o poço do Ferro, seguimos o trilho em direção aos poços verdes do Sobroso ( sete Lagoas )
Descemos a meio do percurso a encosta em direção ao rio.
A descida para o rio para aceder aos poços que ficam a montante das sete lagoas, é efetuado em azimute, ( tipo corta mato ) a inclinação da encosta e a vegetação dificultam a progressão, e vegetação esconde buracos, raízes, pedras, etc, não existe trilho é necessário muita cautela, depois de chegar ao leito do rio, é só seguir o mesmo por cima das rochas até aos poços verdes do Sobroso.
Quem decidir seguir este track, faz por sua conta e risco, este track é apenas um percurso que nós fizemos, não um trilho sinalizado ou oficial, não aconselho a faze-lo em dias de chuva ou com chuva nos dias anteriores, não deve ser efetuado de inverno ou com o caudal do rio com muita água, existem várias zonas sem rede de telemóvel e onde podem passar vários dias sem ir ninguém.
Uma avaliação dos riscos do percurso, da metereólogia e da condição física é fundamental.
Durante o percurso quem aceder aos poços, têm a garantia de ver alguns dos poços mais fantásticos do Parque nacional da Peneda/Gerês em total isolamento.
Nos Poços em causa, durante todo dia apesar de estarmos muito perto de um trilho marcado e oficial não nos cruzamos com ninguém nos poços.

• Photo of Sónia Sampaio
    Sónia Sampaio Apr 19, 2024

Uma daquelas caminhadas que ficam na memória.
    Têm locais onde não é fácil a progressão, alguns locais são exigentes física e tecnicamente.
    Mas passamos por locais que são autênticos postais

• Photo of druidadogeres
    druidadogeres Apr 22, 2024

Top, Não é fácil de fazer este trilho, mas dá um gosto alcançar o poço do Ferro.

• Photo of Perdidos nos trilhos
    Perdidos nos trilhos Apr 22, 2024

Obrigado Sónia Sampaio pelo comentário e avaliação.
    É um exigente fisicamente e tecnicamente.
    Mas passa por locais idílicos.

• Photo of Perdidos nos trilhos
    Perdidos nos trilhos Apr 22, 2024

Obrigado druidadogeres pelo comentário.
    É trilho com um grau de dificuldade elevado, mas muito compensador, quando atingimos o poço do Ferro e os outros poços.