Xertelo, Pena Calva, Lagoa do Marinho, Borrageiro 2, Porta Ruivas

Photo ofXertelo, Pena Calva, Lagoa do Marinho, Borrageiro 2, Porta Ruivas Photo ofXertelo, Pena Calva, Lagoa do Marinho, Borrageiro 2, Porta Ruivas Photo ofXertelo, Pena Calva, Lagoa do Marinho, Borrageiro 2, Porta Ruivas

Very difficult
May 25, 2023
May 2023

near Xertelo, Vila Real (Portugal)

Inicio em Xertelo, subindo pela levada em direção às Sete Lagoas. Seguimos depois ao longo da Corga da Pena Calva, a subir até às poças e cascatas. Passagem pelo Lago Marinho, que estava com pouca água, e paragem para almoço na cabana. Continuação a subir até ao Borrageiro 2, com subida até ao topo, para apreciar a espetacular vista. A norte o majestoso Circo Glaciar do Concelinho, em redor varios picos a perder de vista. Depois da descida, atravessamos uma zona de planalto, com passagem pelo Curral dos Bezerros, até chegar a Porta Ruivas, onde subimos ao topo, novamente um dos miradouros mais espetaculares desta zona do Geres.
Descida e subida para travessia de um vale, até ao Lago Marinho. Aqui iniciamos uma longa descida, que na parte final é de dificil navegação, por corta mato e bastante ingreme, até chegarmos de novo ao trilho do rio Cabril, proximo do Poço do Ferro. Final no Xertelo.

Esforço fisico IBP = 131 HKG

Do alto do Borrageiro II

Porta Ruivas

• Photo of Joaovelosa
    Joaovelosa Jun 27, 2023

Trilho muito bom!
    O trilho entre Porta Ruivas e o Borrageiro 2 está bem delimitado?
    E a parte da Corga de Pena Calva é corta mato, ou tem um caminho aceitável?

• Photo of Antonio A Torres
    Antonio A Torres Jun 27, 2023

Este trilho tem varios troços a corta mato, acima da vegetação (~1000m) não tem problema