XERTELO - MINAS DOS CARRIS - NEVOSA

Photo ofXERTELO - MINAS DOS CARRIS - NEVOSA Photo ofXERTELO - MINAS DOS CARRIS - NEVOSA Photo ofXERTELO - MINAS DOS CARRIS - NEVOSA

September 13, 2017
July 2017

near Xertelo, Vila Real (Portugal)

Trilho ao Pico da Nevosa desde Xertelo
O Trilho começa na pequena Aldeia de Xertelo, situada 6 ou 7 km a norte de Cabril.
Um estradão em terra batida sai pela esquerda da pequena Aldeia e logo asseguir avistamos, também à esquerda um Fojo do Lobo. Continuamos pelo estradão, observando a Ribeira de Cabril no fundo do Vale. Mais à esquerda, a meia encosta, e paralelo ao nosso estradão desenvolve-se um trilho mais estreito que poderemos utilizar na vinda. Passamos à direita do Alto do Facho e cerca de 4 km apos Xertelo chegamos a Chã de Suzana, onde o caminho entronca com um estradão de terra batida que tem início em Cela e termina na pequena Albufeira do Porto da Laje. Viramos então à esquerda.
Avistamos o Espigão da Lama de Pau e logo depois a imponente Lajes dos Infernos.
Antes de atravessar a Ribeira do Penedo, uma mariola indica-nos o trilho a seguir em direção Norte. Cerca de 500 metros atravessamos a Ribeira e iniciamos a subida à Lajes dos Infernos. Na cumeada continuamos a subir pela Laje dos Bois. A paisagem é espetacular com o Ribeiro do Penedo e o Alto das Portas do Castanheiro à nossa direita e a Corga de Sobroso e a Terra Brava à nossa esquerda. Para tras deixamos a Aldeia de Xertelo, a Ribeira de Cabril, o Vale do Cávado e mais a Sul a Serra da Cabreira.
Continuamos a subir até atingir a Sesta de Lamalonga.
Entramos num longo planalto, preenchido pelo detritos da famosa Mina dos Carris e avistamos as sua ruinas ao fundo.
O caminho leva-nos pelo meio das minas e voltamos a subir até atingirmos a Lagoa dos Carris.
Continuamos em direção Norte e atingimos novo planalto, já na Fronteira com Espanha. Então tomamos direção para Leste, subimos outro morro e avistamos o Pico da Nevosa. Descemos o vale e voltamos a subir; contornamos o Pico da Nevosa pela Face Norte. Uns rebecos aguardam a nossa chegada. Trepamos cerca de 30 ou 40 metros e chegamos ao ponto mais alto do Norte de Portugal.

• Photo of STrilhos
    STrilhos Dec 24, 2021

Um belo percurso para chegar ao ponto mais alto do Norte de Portugal

• jrssousa.80 Sep 8, 2022

já há muito ouço falar do trilho.
    Na estatistica diz que demoraram 22H?
    obrigado pela partilha

• jrssousa.80 Sep 8, 2022

já há muito ouço falar do trilho.
    Na estatistica diz que demoraram 22H?
    obrigado pela partilha

• Photo of STrilhos
    STrilhos Sep 9, 2022

Houve algum erro com a duração. Devemos ter demorada 8 ou 9 horas
    Obrigado pelo comentário e avaliação