Xertelo + Laje dos Bois + Sesta da Lamalonga + Alto dos Chamiçais + Terra Brava

Photo ofXertelo + Laje dos Bois + Sesta da Lamalonga + Alto dos Chamiçais + Terra Brava Photo ofXertelo + Laje dos Bois + Sesta da Lamalonga + Alto dos Chamiçais + Terra Brava Photo ofXertelo + Laje dos Bois + Sesta da Lamalonga + Alto dos Chamiçais + Terra Brava

Very difficult
December 18, 2021
December 2021

near Xertelo, Vila Real (Portugal)

Desde 2012, que foi quando comecei a andar por aquelas bandas, que o Alto dos Chamiçais me criou um fascínio...! Sempre pensei em subi-lo, assim como, pensava como seria descê-lo😉! Pois desta vez o sonho/pensamento concretizou-se e com sucesso, não foi fácil..., mas está feito! Subi-o pelo lado Norte e desci-o pelo lado Sul. 😀👍👌
Eu e um grupo de amigos fizemos um trekking para festejar o "nosso" Natal, então saímos cedo de Xertelo, acerca de 8:30 am, com o destino principal, o Alto dos Chamiçais!
A subida para a Laje dos Bois é dura de se fazer, e juntar a isto fazer o Colado da Sesta da Lamalonga, passar a Corga da Lamalonga e o Barroco de Trás da Pala, parando para descansar e abastecer neste último. A aproximação ao Alto dos Chamiçais, foi a parte mais fácil, apesar de ter dado trabalho por causa da vegetação rasteira que apanhamos.
Chegados ao Alto dos Chamiçais, o grupo dividiu-se em dois, um foi para trás e circundou a zona pelas lagoas do Marinho e desceu a encosta mesmo em frente ao Chamiçal pelo lado Sul. Eu resolvi não perder a oportunidade e fiz a descida a solo, medindo muito bem os riscos que aquela descida acarretava em caso de acidente. No estudo cuidadoso que tinha feito no mapa físico, dividi-a em 3 patamares, com o do meio a ser o que mais riscos apresentava aparentemente. O estudo conjugado com o contacto visual da crista, confirmou os meus dados. 😉🤗
O 1º patamar (+- 400m) - tem de se ter cuidado com a vegetação e com o piso arenoso com uma inclinação média de 28% , e ele vai desde o Alto dos Chamiçais até ao promontório da Terra Brava.
O 2º patamar (+- 500m) - este sim bastante perigoso e de exigência técnica na descida, com zonas de 48,7% de inclinação com passagens perigosas. Piso com pouca vegetação, também arenoso com muita pedra solta, que o torna ainda mais perigoso. Este vai desde de Terra Brava até á segunda curva apertada á esquerda para quem desce.
O 3º patamar (+- 400m) - a parte inicial dele é feito em laje de pedra granulada, que dá alguma aderência, mas que está em parte coberta de areia da erosão da zona de cima que tem pouca vegetação, aqui todos os cuidados são poucos. A parte final acerca de 150m tem muita vegetação que dificulta ao máximo a progressão com uma inclinação média de 35%.
O total da distância desta descida são aproximadamente 1,300 metros
Este percurso é lindíssimo, mas é difícil pela dureza das subidas, pela distância a percorrer e sem trilhos em grande parte dele, já a descida só é aconselhada a montanheiros experientes e com alguns conhecimentos de escalada.
Foi fabuloso ver novamente o Circo Glaciar de Cocões de Concelinho e visto do alto dos Chamiçais é verdadeiramente espetacular. Também se vê o Borrageiro II, Roca Negra, Rocalva, Fonte Fria, Brazalite, etc, etc! Um espetáculo...! 🤗👌👍
Distância real do percurso são 20,1 Km e +1135 metros de acumulado.
Um obrigado ao Águia Real pelo percurso, há dias assim na montanha!🤗😀

Poço Verde

Passagem do Rio Cabril

• Photo of franciscoascensao
    franciscoascensao Dec 31, 2021

Grande aventura essa descida! O trilho desde xertelo até ao alto dos chamiçais está bem visível? Quando digo isto falo da primeira parte do trilho que fizeram pela lage dos bois e pelo colado da sesta da lamalonga. Presumo que as mariolas para esses lados estejam em perfeitas condições.

• Photo of Makca
    Makca Dec 31, 2021

Olá Francisco, até á sesta da Lamalonga é tudo pacífico, depois a subida ao colado e apanhar o trilho que vai para o alto dos chamicais, já foi um corta, mas que se faz bem, tens de passar as corgas exatamente aonde passei, senão vais ter dificuldades em transpô-las. Sobre a descida, é perigosa no segundo tramo. A parte inicial e a final são mais fáceis, mas nunca, mas nunca facilitar! Acredito que haja outras passagens..., eu fiz aquela e cheguei inteiro.🤗😉😃. Abraço e bom Ano Novo.

• Photo of franciscoascensao
    franciscoascensao Jan 2, 2022

Obrigado! Já está na minha wishlist dos próximos a realizar