Photo ofXertelo -Lagoa do Marinho - Cocoes de Concelinho - Sesta da Lamalonga - Lage dos Bois - Lages dos Infernos-Xertelo Photo ofXertelo -Lagoa do Marinho - Cocoes de Concelinho - Sesta da Lamalonga - Lage dos Bois - Lages dos Infernos-Xertelo Photo ofXertelo -Lagoa do Marinho - Cocoes de Concelinho - Sesta da Lamalonga - Lage dos Bois - Lages dos Infernos-Xertelo

September 19, 2021
September 2021

•   5 2 Reviews

near Xertelo, Vila Real (Portugal)

Xertelo- 7 lagoas - Lagoa do Marinho - Cocoes de Concelinho - Sesta de Lamalonga - Lage dos Bois - Espigão da Lama de Pau- Lages dos Infernos - Xertelo

Estacionamos o carro 100 m antes da aldeia de Xertelo.
Na aldeia viramos à esquerda e encontramos uma pequena subida em calçada de paralelos e logo depois entramos num estradão em terra batida. Logo de seguida passamos por um Fojo do Lobo a nossa esquerda.
Aos 700 mts Existe um trilho a esquerda que nos leva a zona das sete lagoas e que será o caminho do nosso regresso. Mantivemos-nos do lado direito, prosseguindo pelo estradão.
Por volta do km 2 passamos numa zona alta, com o cume de Xertelo à nossa direita e entramos em zona de planalto, adiante, conhecido como chã de Suzana.
Ao km 3,3, logo asseguir a uns bloco de granito saímos do caminho, viramos à esquerda para encurtar um pouco o trajeto e voltamos a entrar num outro estradão, que vem do Alto de Sela Cavalos e se dirige à pequena Albufeira do Porto da Lage.
Entramos numa zona de belas paisagens com as Lajes dos Infernos a nossa direita, atravessamos o Ribeiro do Penedo e logo a seguir admiramos as sete lagoas à nossa esquerda e a Terra Brava à nossa frente. Pouco depois passamos a ponte sobre a Ribeira de Cabril.
A estrada começa a subir e no final da primeira curva (a seguir à ponte), por volta do Km 6,3, saímos do estradao e entramos num trilho à nossa direita. Este troço, mal defenido, mas marcado por mariolas apresenta forte pendente e decorre entre blocos de granito e apresenta bastantes pedras soltas. Conforme subimos vamos apreciar belas paisagens: à nossa direita a Terra Brava com profundos vales e mais a direita as Lages dos Infernos.
Ao fim de 1,4 Km e 300 metros de desnível chegamos ao planalto onde se situa a lagoa do Marinho, sendo que no verão a água é escassa e fica transformado em pântano.
Temos que seguir para a esquerda, entrar numa zona de blocos de granito e após uma pequena descida em corta-mato, passamos junto da cabana da Lagoa.
Continuamos para norte numa zona de planalto por cerca 2,5 km num trilho bem marcado em direção a Cocões de Concelinho, um admirável Circo Glaciar.
Ao aproximar do centro do circo, viramos à direita atravessamos o ribeiro em direção a uma fraga com várias mariolas. Continuamos a subir num trilho marcado por algumas mariolas
As mariolas começam a ser mais espaçadas, continuamos a subir em direção a um colo entre duas elevações, a norte, com o nome de Maceiras. Descemos novamente, passando segundo curso de água. Depois de uma pequena subida viramos um pouco para nordeste, para não perder altitude e mantivemos por trilho mal marcado, por vezes em corta-mato. Ao fim de cerca 1500 mts adiante atravessamos um longo e largo vale. Estamos na Sesta da Lamalonga e pouco depois entroncamos com o trilho que vem dos Carris e se dirige para Lage dos Bois. Estamos no Km 13,8 do nosso percurso, que é também o ponto mais alto. O trilho está cheio de mariolas. Iniciamos uma descida, inicialmente suave, mas adiante muito mais inclinada, na Lage dos Bois. Entramos numa zona de de excelente paisagens. À esquerda conseguimos avistar Pitoes das Júnias, a Fonte Fria e outros cumes da região; mesmo à nossa esquerda o profundo vale do Ribeiro do Penedo. À nossa frente as Lages dos Infernos e Espigão da Lama de Pau, ao fundo o Vale do Cávado e a Serra da Cabreira. À direita a Terra Brava rodeada de profundos Vales. São 3 Km sempre a descer, com trilho geralmente bem marcado. Os últimos 100 ou 200 metros antes de atravessar o Ribeiro do Penedo são os mais difíceis com trilho mal marcado e declive acentuado.
Depois de atravessar o Ribeiro, tentamos um trilho perto da margem mas não o encontramos; voltamos atrás e continuamos por um trilho à esquerda, que implica uma pequena subida; depois foi sempre a descer até ao estradão. Aqui, viramos à direita, e mais tarde, entramos no PR das lagoas verdes à esquerda.
Chegamos a Xertelo com 22 Km.

PictographCar park Altitude 2,369 ft

Estacionamento

Lajes do inferno

Ponte

Photo of7 lagoas. Ao fundo Terra Brava; noutra fotografia vemos o aproveitamento hídrico Photo of7 lagoas. Ao fundo Terra Brava; noutra fotografia vemos o aproveitamento hídrico Photo of7 lagoas. Ao fundo Terra Brava; noutra fotografia vemos o aproveitamento hídrico

PictographBridge Altitude 2,579 ft
Photo ofPonte Ribeira de Cabril; ao fundo Terra Brava Photo ofPonte Ribeira de Cabril; ao fundo Terra Brava Photo ofPonte Ribeira de Cabril; ao fundo Terra Brava

Ponte Ribeira de Cabril; ao fundo Terra Brava

PictographWilderness hut Altitude 3,727 ft

Circo glaciar Cocoes do concelinho

Cruzamento com trilho dos carris

Photo ofLoja dos bois espigão de lama de pau Lages dos infernos e terra Brava Photo ofLoja dos bois espigão de lama de pau Lages dos infernos e terra Brava Photo ofLoja dos bois espigão de lama de pau Lages dos infernos e terra Brava

Loja dos bois espigão de lama de pau Lages dos infernos e terra Brava

Cruzamento com estradao

• treks e bikes Jun 17, 2022

Tenho ouvido falar da Zona, nomeadamente no Cocao de concelinnhos, cesta da lama longa , Lage dos bois e lage dos infernos

Gastasolas, obrigado pelo comentário.
    Trata-se em minha opinião de um excelente trilho que temos na Serra dó Gerês.
    Pode contemplar paisagens e locais magníficos.
    No estradao das 7 lagoas, não pode deixar passar o trilho que sobe por um esporão até a lagoa do Marinho.
    Daí vai em direção ao Cocao de Concelinhos, local de beleza extraordinária, correspondendo a um circo glaciar.
    Tem depois a travessia até a Cesta de da Lamalonga. Esta travessia está mal marcada e a ajuda de um GPS é imprescindível.
    Da Cesta de da Lamalonga até ao estradao é só aproveita as paisagens deslumbrantes da região
    Boas Caminhadas

• Photo of manuela gil
    manuela gil Jun 18, 2022

Excelente trilho numa zona quase perdida do Gerez, que é o coucao de cpncelinhos. Este local tem um beleza fora de série.