Photo ofXertelo | Fojo do Lobo | 7 Lagoas de Cabril | Lago Marinho | Currais do Couce | Cascata da Corga de Pena Calva | Xertelo Photo ofXertelo | Fojo do Lobo | 7 Lagoas de Cabril | Lago Marinho | Currais do Couce | Cascata da Corga de Pena Calva | Xertelo Photo ofXertelo | Fojo do Lobo | 7 Lagoas de Cabril | Lago Marinho | Currais do Couce | Cascata da Corga de Pena Calva | Xertelo

May 24, 2023
May 2023

near Xertelo, Vila Real (Portugal)

LOVE MOUNTAIN SHELTER - MELHORES MOMENTOS INSTAGRAM

Xertelo, uma pequena aldeia localizada a cerca de 700 metros de altitude, na linha da cumeada que separa as águas vertentes para a ribeira de Cabril, das que afluem ao rio Cávado. O lugar integra-se num mosaico paisagístico muito interessante, de contrastes entre a serra agreste, as áreas agrícolas e as zonas florestais.

Xertelo foi palco de mais uma jornada de montanha que tinha como objetivo a exploração de uma das cascatas mais imponentes do Parque Nacional, isto na nossa muito humilde opinião. Corga de Pena Calva.

Para lá chegar iniciamos o trilho desde o parque de estacionamento em Xertelo pelo Fojo do Lobo até às 7 Lagoas de Cabril. Rápido e fácil de chegar lá uma vez que o trilho está bem marcado e é muito frequentado pelos visitantes das lagoas.

Depois de uma curta pausa continuamos para a fase seguinte que era bem mais exigente, subida até ao Lago Marinho, que se iniciou junto a represa das 7 Lagoas cruzando mais acima um estradão em terra batita.

Chegados ao Lago Marinho, pausamos para almoçar e usufruir de um belo momento de lazer. O local é encantador e nós já o conheciamos com neve, mas assim florido em tons de primavera nunca tínhamos visto.

Seguimos pelo trilho que nos leva aos prados existentes mais a norte sempre na presença de mariolas que marcam o percurso e nos garantem o bom sentido. Mais acima e contornando uma manada de cabeças de gado que ali usufruíam do seu descanso, seguimos em direção ao cimo da Corga de Pena Calva. Pelo que vemos são atribuídos o nome "Corga" quando a cascata forma uma garganta ou um caminho estreito, sulco a sua passagem. Na verdade esta está situada numa garganta formando quatro principais patamares com os seus poços bem profundos, de pedra granítica polida gerada pela força das águas.

Esta é uma bela obra prima da natureza

Depois da exigente descida até a base, atravessamos o rio e seguimos a meia encosta a não menos exigente travessia da montanha que nos leva até á ponte do estradão de terra batida. A vegetação é densa, não existe marcação, o trilho vai-se perdendo e já quase ninguém deve passar pela zona.

Da ponte até Xertelo nada de novo e o caminho faz-me já muito descontraidamente pondo a conversa em dia e combinando a próxima aventura.

Este é um belo percurso que deve ser feito pelo menos uma vez na vida.