Xertelo, Azevedo, São Lourenço

September 23, 2023
September 2023

near Xertelo, Vila Real (Portugal)

Saímos do cruzamento que vai para Xertelo seguimos pela estrada e, mais à frente, descemos à direita e fomos até Azevedo, passamos no cemitério pela Capela, fomos até ao centro da povoação e voltámos pelo mesmo caminho. Já afastado da aldeia, e segundo um morador com quem conversamos, existem as ruínas do Lagar de Azeite. Mais à frente deixamos o caminho da ida, e entramos num caminho que limpo há relativamente pouco tempo. Antes de ser limpo, estaria intransitável. Do km 4.7 ao km 5,1 deixamos de ver o trilho, há toda uma encosta que está a ser limpa pelos sapadores do Parque. mesmo limpa, não é fácil a progressão e quando a vegetação crescer não vai ser possível fazer este trajeto. O trilho se existe, é ligeiramente, mais abaixo do nosso registo. Ao Km 5.4 encontramos um trilho bastante fechado, com silvas e vegetação, que conseguimos passar a custo (são cerca de 100 m), penso que existe um trilho limpo à esquerda que poderá resolver esse problema. Daí para a frente andamos num estradão que tinha sido utilizado pelas carrinhas dos trabalhadores do Parque. Fomos até São Lourenço, na parte final fomos pela estrada. Almoçamos no adro da Capela de São Lourenço e, seguimos caminho até ao posto de vigia de São Lourenço. tem uma vista fenomenal. Do posto de vigia seguimos pela serra de São Lourenço até ao ponto de partida. Antes de chegar ainda subi a um miradouro. A subida estava com vegetação alta, mas na volta encontrei um trilho muito mais fácil.