Xertelo a Outeiro do Pássaro

May 1, 2022
May 2022

near Xertelo, Vila Real (Portugal)

O dia começou nublado mas rapidamente as nuvens abriram e tivemos um dia de primavera ensolarado. Um dia perfeito para uma caminhada extensa. Aproveitámos trilhos marcados pelo Makca e pelo Truka (obrigado por isso), fomos alternando entre os dois e a meio ainda fizemos uma extensão ao Outeiro do Pássaro apesar das dúvidas sobre se as pernas aguentariam.
Arrancámos a partir de Xertelo, tendo descido até ao caminho que nos leva ao rio cabril. Fomos depois subindo pela encosta oposta, virámos na silha do urso e continuámos a subir até ao estradão. O ponto seguinte eram as lagoas do marinho mas para evitar muito tempo no estradão fomos pelo curral de Viterlo. Ainda tivemos um encontro com uma cobra durante esta parte do percurso mas sem problemas para nós e para a cobra.
Depois, com o borregeiro II a acompanhar-nos, fizemos 3 currais, o Curral do Sargaço, o Curral das Mestras e o Curral das Quinas da Arrocela. Aí parámos para almoçar com o Borrageiro II de um lado e os picos das portas ruivas, rocalba e roca negra do outro. Maravilhoso. Até aqui o percurso foi sempre mariolado, mas entre este último curral e o borrageiro II já não apesar de simples de perceber por onde devíamos ir.
Foi aqui que fizemos uma adição ao percurso que tínhamos planeado e continuamos a subir até aos 1480 metros do Outeiro do Pássaro. É uma subida tb não mariolada mas que se faz bem apesar do cansaço já acumulado. A paisagem lá de cima é espetacular pois conseguimos ter uma visão 360º sobre as montanhas do gerês: a encosta do sol do vale do homem, o cantarelo, a roca negra e rocalva, as portas ruivas, o borrageiro, as lagoas do marinho, a laje de boi, Pitões de Júnias ao fundo, os Carris, o pico da Nevosa, enfim, paisagem extraordinária.
A partir daí fomos descendo, ainda subimos ao topo do borrageiro II, passámos pelas minas ali ao lado, voltámos às lagoas e descemos quase a pique, sem trilho mas com mariolas, e com muito cuidado até as 7 lagoas. Daí até ao carro foi sempre a direito.
25 km que valeram bem a pena!