Xertelo - 7 Lagoas

April 25, 2016
April 2016

•   4 2 Reviews

near Xertelo, Vila Real (Portugal)

25 de Abril, um marco histórico no nosso país, e nada melhor que estar envolvido na liberdade que a montanha e a natureza nos transmite.
Foi dia para vistar Xertelo e as famosas 7 lagoas.
Carro estacionado e tivemos logo uns minutos de conversa com uma senhora que estava nos afazeres do seu quintal.
Hora de iniciar a caminhada, passagem no cruzeiro da aldeia, visita ao Moinho do Cubo e seguimos o trilho em direcção a Chã de Suzana. Após este ponto começa a descida até às lagoas. Fomos até à ponte, onde temos excelentes vistas sobre a Lage dos Infernos. Depois descemos o íngreme caminho para almoçar e descansar junto à água.
O caminho de volta é feito pela zona da levada de água, é sem dúvida espectacular caminhar pelo estreito caminho!! Ainda conseguimos vislumbrar do outro lado do vale uma silha do urso. Aproveitamos e, já no fim do percurso, fomos também espreitar o fojo do lobo recentemente recuperado.

Saímos de Xertelo com excelentes recordações e expectativas para "novas" (para nós!) explorações das zonas circundantes.

Fica para uma próxima uma ida às Minas dos Carris e às Lagoas do Marinho desde esta aldeia.

Data: 2016-04-25

FOJO DO LOBO

• Photo of zetoalves
    zetoalves Jun 14, 2018

Trilho fácil e de extrema beleza. Devido a dificuldades na marcação, convém levar equipamento de GPS, no nosso caso bastou a trilha gravada do Wikiloc.
    Estando bom tempo é um "pecado" não aproveitar para uns mergulhos numa das muitas lagoas.

• Photo of OmenDK
    OmenDK Jul 22, 2018

Very nice walk, although it hot during the summertime. Very nice scenery and a great outlook to the surrounding area.

Even though it’s a round trip, I would suggest to Take the small westernmost path both forth and back. The scenery on this path is in my opinion best, and the nature of the path it self is superb if you like small trails/tracks.

The pools are very nice and a good spot to rest and swim. But come here early, a lot of locals drive the whole way and it can get a bit crowded.