Wellington's Eagle Nest in Serra de Socorro 05-02-2023

Photo ofWellington's Eagle Nest in Serra de Socorro 05-02-2023 Photo ofWellington's Eagle Nest in Serra de Socorro 05-02-2023 Photo ofWellington's Eagle Nest in Serra de Socorro 05-02-2023

February 18, 2023
February 2023

near Enxara do Bispo, Lisboa (Portugal)

Muito boa caminhada com vistas panorâmicas na Serra de Socorro, património cultural e histórico, terras agriculturais, e obras militares das Linhas de Torres.
Originalmente do utilizador Papaleguas
quem incluiu uma descrição detalhada do passeio que recomendo a ler. Decidi de depositar uma versão ajustada por causa de alguma parte do caminho já não está accesível.
Alguns troços podem presentar dificuldidades depois periodos de chuva extensos, por causa de lama que não se pode evitar.

Very good walk with panoramic views in Serra de Socorro, cultural and historical heritage, agricultural landscapes, and military works of "Linhas de Torres".
Originally from user Papaleguas
who included a detailed description of the walk that I recommend reading. I decided to deposit a modified version because some part of the walk is no longer accessible.
Some sections can present difficulties after long periods of rain, because of mud that cannot be avoided.

Igreja Matriz da Enxara do Bispo

Poço das Almas

PictographRisk Altitude 0 ft

Depois periodos de chuva intensa, neste caminho rural há bastantes traços com lama.

Ermida da Nossa Senhora do Pópulo

Pelourinho de Enxara dos Cavaleiros

Torneira

PictographRuins Altitude 0 ft

Moinho ruina

Forte Pequeno nº 29

Forte de São Sebastião da Enxara dos Cavaleiros (Sul)

Moinho e reservatório de água

Forte Grande nº 28

Forte de Santo António da Enxara dos Cavaleiros (Norte)

Caminho privado Quinta da Enxara

Depois do Forte Grande nº 28 o caminho rural está fechado por uma barreira com painel de "Não entrar". Não recomendo de continuar por causa é propriedade privada da Quinta de Enxara, com presença de pessoas e cães, e além disso as saídas da propriedade para a estrada em baixo estão todas fechadas de portões ou vedações. Resolvi de seguir um trilho pouco visível nos pastos que liga do Forte Grande para a estrada N9-2 (parece que houve mais caminhantes com o mesmo problema). Leaving Forte Grande, the rural road is closed by a barrier with a "Do not enter" sign. I do not recommend continuing because it is private property of Quinta de Enxara, with the presence of people and dogs, and in addition the exits from the property to the road below are all closed by gates or fences. I decided to follow a barely visible trail in the pastures that connects Forte Grande to the N9-2 road (it seems that there were more hikers with the same problem).

Trilho pelos pastos

Trail through pastures

Portão fechada Quinta da Enxara

Closed gate at entrance to Quinta da Enxara

Fonte com azulejos

Caminho privado

Daqui até quase ao topo da Serra do Socorro o caminho é privado. Não encontrei problemas mas parece que os donos naõ querem pessoas a caminhar aqui. Antigamente este trajecto fez parte das caminhadas oficiais de Mafra PR4 MFR 'Rota Serra do Socorro' e PR9 MFR 'Rota Fortes das Linhas de Torres', mas estas já não são marcadas ou documentadas no sítio da CM de Mafra. From here to almost the top of Serra do Socorro, the path leads through private land. I didn't find any problems but it seems that the owners don't want people to walk here. This route was formerly part of the official trails of Mafra PR4 MFR 'Rota Serra do Socorro' and PR9 MFR 'Rota Fortes das Linhas de Torres', but these are no longer marked or documented on the website of the city of Mafra.

PictographFlora Altitude 0 ft

Fonte Nascente

Quelle

Fim do caminho privado

Photo ofSantuário de Nossa Senhora do Socorro Photo ofSantuário de Nossa Senhora do Socorro Photo ofSantuário de Nossa Senhora do Socorro

Santuário de Nossa Senhora do Socorro

Wellingtons telegraph

PictographBirding spot Altitude 0 ft

Observatory for birds of prey