Activity

Vulcão Misti. Arequipa - Peru (Via Norte)

Download

Trail photos

Photo ofVulcão Misti. Arequipa - Peru (Via Norte) Photo ofVulcão Misti. Arequipa - Peru (Via Norte) Photo ofVulcão Misti. Arequipa - Peru (Via Norte)

Author

Trail stats

Distance
7.48 mi
Elevation gain
5,486 ft
Technical difficulty
Experts only
Elevation loss
5,486 ft
Max elevation
19,135 ft
TrailRank 
39
Min elevation
13,611 ft
Trail type
Loop
Moving time
6 hours 34 minutes
Time
23 hours 24 minutes
Coordinates
2274
Uploaded
August 12, 2023
Recorded
August 2023
Share

near Champi Alto, Arequipa (Peru)

Viewed 91 times, downloaded 2 times

Trail photos

Photo ofVulcão Misti. Arequipa - Peru (Via Norte) Photo ofVulcão Misti. Arequipa - Peru (Via Norte) Photo ofVulcão Misti. Arequipa - Peru (Via Norte)

Itinerary description

Contratei o guiamento deste trekking por uma empresa de Arequipa (S/ 350,00 soles em agosto de 2023). Incluso no valor estão: veículo 4x4; guias bilíngue (espanhol e inglês); 1 jantar; 1 café da manhã; Barraca; isolante; prato, xícara e talheres. Demais itens tem que levar ou alugar separadamente (ex: saco de dormir, bastões, luvas, mochila....).

Às 08h do primeiro dia é feito uma reunião na agência para verificação de equipamentos, esclarecimento de dúvidas, riscos e cuidados, além de dicas sobre a Ascenção ao vulcão e assinatura de um termo de responsabilidades. Logo após embarcamos nos carros e deslocamos para o vulcão.
A subida pelo lado norte é um pouco mais longe da cidade (entrada pela represa de abastecimento de água de Arequipa), mas se consegue ir de carro até um ponto mais alto para início da caminhada.
Desembarcamos por volta de 4.100m de altitude e iniciamos a caminhada para o acampamento base, o qual fica em torno dos 4.800m.
As maiores dificuldades nesse primeiro trecho foram:
- o peso (além dos equipamentos normais tem que levar no mínimo 7 litros de água - 3L para entregar para o cozinheiro, 2L para beber em cada dia de trekking);
- o terreno (areia preta, vulcânica, super fina), a cada 3 passos se avança apenas 1 (é como subir dunas de areia); e
- a altitude (acima de 3.000 m a altitude já começa a incomodar e só piora, a cada metro a mais).

Chegamos por volta das 16h no acampamento base. Montamos as barracas e já fomos agraciados com um chá quente. Logo em seguida uma sopa de massa, legumes e frango e, logo depois, um delicioso carreteiro de arroz, carne e legumes. Ás 17h já estávamos dormindo nas barracas.

O segundo dia começou com o toque de alvorada à 01h da madrugada. Serviram café, chá e uns pãezinhos com manteiga e geleia. Ás 02h iniciamos a caminhada ao cume.
No início a temperatura estava próximo do 0º. As maiores dificuldades continuavam sendo apenas a altitude e o terreno arenoso (já que não estávamos com o peso das cargueiras). Contudo, quanto mais avançávamos mais o frio ia aumentando. Até chegar a um ponto de ficar quase insuportável. Eu estava com luvas e roupas para -10º, porém tive congelamento das mão e pés. Tive que amarrar os bastões nos pulsos para continuar, pois não conseguia segurar os mesmos. Os guias ajudaram muito o grupo. Todos conseguimos chegar ao cume e retornar em segurança. Levamos cerca de 5h para subir e apenas 1h30min para descer.
A volta para o acampamento base é muito mais fácil, se desce deslizando na areia vulcânica. Basta ter atenção e cuidado, ir colocando mais peso nos calcanhares e coordenando os bastões que se desce quase que esquiando.

A subida ao vulcão Misti não é considerada uma ascensão das mais difíceis, porém o tipo de terreno, a altitude e a variação climática pode tornar tudo muito imprevisível. Portanto, tenha muita atenção quanto a sua condição física, equipamentos, condições climáticas e companheiros para esta aventura. É muito arriscado tentar ir sozinho.

Waypoints

PictographCampsite Altitude 15,623 ft
Photo ofCamping

Camping

PictographSummit Altitude 19,123 ft
Photo ofCruz do Cume

Cruz do Cume

PictographMountain pass Altitude 19,123 ft
Photo ofCratéra

Cratéra

Comments

    You can or this trail