Vulcão Cerro Toco

May 4, 2023
April 2023

near Pajonales, Antofagasta (Chile)

Trilha realizada em 09/04/2023
Estava caminhando pela rua Caracoles (rua das lojinhas) de San Pedro de Atacama quando vi numa agência entre os passeios oferecidos a palavra vulcano, fui logo perguntar a respeito. Me informaram que era bem tranquilo apesar da altitude, subiríamos de carro até 5.300 e iniciaríamos a caminhada de 2,5 km com ganho de altitude de 300 metros chegando por fim aos 5606 metros de altitude. O valor cobrado 80.000 pesos Chilenos. A vontade de subir acima de 5000 m bateu forte e agendei para o dia seguinte. Minha esposa teve dificuldades com a altitude no Uyuni e não topou me acompanhar.
Subimos de carro em direção ao Passo Jama e próximo ao acesso à Bolívia tomamos a estradinha que vai para um observatório e possui acesso restrito. Na altitude de 5.300 m iniciamos a caminhada e logo começamos a andar na neve até chegar ao cume do Cerro Toco. Seguindo as instruções dos guias foi mais fácil do que eu imaginava, andando em fila e lentamente. Senti um pequeno desconforto com a altitude mas nada que atrapalhasse aquele momento, minha primeira montanha acima de 5000 m.
Ficamos no cume cerca de 30 minutos tirando fotos e curtindo aquela vista fantástica. O belo vulcão Licancabur estava bem na nossa frente, fizemos muitas fotos dele.
Na descida o guia liberou pra descer na frente e aproveitei para descer correndo e também escorregando como se estivesse nas dunas de areia, foi muito divertido.

Pico

Pico

• lubinero2 Jun 6, 2024

Muy buena reseña. Dices que el acceso estaba restringido. Como pudisteis pasar entonces?