Vulcão Acatenango / Rota La Soledad – Guatemala

Photo ofVulcão Acatenango / Rota La Soledad – Guatemala Photo ofVulcão Acatenango / Rota La Soledad – Guatemala Photo ofVulcão Acatenango / Rota La Soledad – Guatemala

May 16, 2024
May 2024

near Parcelamiento Agrario La Soledad, Chimaltenango (Guatemala)

O Vulcão Acatenango é o terceiro maior da América Central atingindo uma altura de 3.976 metros. Atualmente ele está inativo, o que nos possibilitou fazer um trekking para assistir ao pôr-do-sol lá do alto da sua cratera. Além da emoção de estar subindo um vulcão, de bônus, do acampamento base mesmo, ainda se tem uma vista privilegiada do Vulcão de Fogo (3.763 metros de altura) que está em plena atividade e nos proporciona um espetáculo à parte.

Este trajeto traçado, portanto, contempla a subida do Acatenango, do portão de entrada, pernoite no camping base e ataque de madrugada até a cratera para assistir ao pôr-do-sol. Praticamente todos os passeios de agência oferecem também um ataque até o Vulcão de Fogo para vê-lo mais de pertinho, no entanto, um valor é cobrado a parte e a trilha - que dura certa de 2 horas de ida e mais 2 horas de volta, é feita no primeiro dia de trekking, assim que se chega no acampamento base. Eu não realizei a trilha, porque no dia que eu fui, o tempo estava terrivelmente fechado e não ia ter uma visualização boa do entardecer.

Levar em consideração também, que a subida até o acampamento já é enormemente puxada, ascensão constante desde o início com pequenas paradas de descanso. Se tiver opção, use um bastão de caminhada, ainda mais porque vai ser necessário subir com sua mochila de pernoite com toda a água que vai ser consumida e as três refeições, além da vestimenta de frio.

NÍVEL DE DIFICULDADE – DIFICIL. Devido a altimetria e carregando peso (mochila com itens para pernoite). Requer bom preparo físico, empreitada bastante exigente mesmo para os mais experientes. PORTANTO, Não indicado para pessoas sedentárias. Existe serviço que leva de carro 4x4 até 400 metros do Camping Base (Consultar preço com as agências).

TRILHA – Trilha aberta, sem muita indução de erro, mas existem bifurcações que não estão sinalizadas. Subida desde o início da portaria até Camping Base com paradas de descanso. Até a primeira parte do caminho, existem vendas de bebidas e salgadinhos. O trajeto apresenta 4 tipos de ecossistema, sendo o primeiro de plantação agrícola, o segundo a floresta tropical nublada (bastante arborizada fornecendo sombra em abundancia); depois a floresta alpina esparsa (aqui começamos a ter vista e percebe-se o quanto já estamos nas alturas) e o último, o terreno vulcânico, solo enegrecido, pedregoso, poeirento e escorregadio. Da cratera temos vista privilegiada para o Vulcão Fogo e para o Vale de Antígua.
Trajeto nada técnico, não possui trechos de escalaminhada, não requer uso de equipamento. TEMPO ESTIMADO DE SUBIDA ATÉ ACAMPAMENTO BASE – Até 5 horas. TEMPO ESTIMADO DE SUBIDA DO ACAMPAMENTO BASE ATÉ A CRATERA – 50 MINUTOS.

ÁGUA – Não existe ponto de hidratação pelo caminho ou mesmo no acampamento base. Levar toda água necessária para consumo e higiene.

CONDIÇÕES CLIMÁTICAS – Atentar-se as condições de clima, para subida ou descida do vulcão pode-se fazer usando shorts e camisetas confortáveis, mas no fim de tarde até o começo da manhã seguinte pode estar terrivelmente frio podendo alcançar uma mínima de até -5 graus, sendo necessário o uso do sistema das 3 camadas. Não dispensar o gorro, luvas e proteção extra para o pescoço. Atentar-se também as condições de chuva, as agências não se importam muito com isso ou tempo fortemente nublado que pode prejudicar sua experiência. Escolha a época certa para estar na Guatemala, que é entre os meses de novembro a abril, estação de seca.

LOCALIZAÇÃO – PARQUE REGIONAL MUNICIPAL VOLCÁN DE ACATENANGO. La Soledad – Ruta Parramos – Yepocapa. Aproximadamente 1 hora de carro da cidade de Antígua.
>>>> A entrada para estrangeiros é Q50, nacionais Q25, estudantes: Q10. O preço é apenas de entrada, o serviço de guia é obrigatório e tem custo adicional.

MAIS INFORMAÇÕES - https://www.volcanacatenango.com.gt/

FAVOR SEGUIR OS PRECEITOS DO MINIMO IMPACTO ;)
>> QUALQUER DUVIDA, ESTOU Á DISPOSIÇÃO! ;)

Portão - Começo Da Jornada

Subida já de cara... Ao lado tem um cemitério da população local.

PictographProvisioning Altitude 8,659 ft

Árvore

PictographInformation point Altitude 9,494 ft

Guarita

Além de ganhar mais uma pulseirinha com o registro de entrada, no local também é possível comprar água, refrigerante, frutas e etc.

PictographProvisioning Altitude 10,650 ft

3 Ponto De Parada - Almoço

Aqui você come o lanche que já estava trazendo na mochila. Também é um local que tem venda de água e demais coisas como salgadinho e chocolates. Não tem banheiro.

Encontro Da Trilha Com A Estrada

É por essa estrada que sobem os 4X4

A partir de agora, a subida dá um pouco de trégua! hahahaha Acesso a trilha á DIREITA.

Guarita

Mais uma pulseira!

PictographMountain hut Altitude 11,615 ft

Campo Base

Photo ofCratera Acatenango - 3.976 Metros De Altitude Photo ofCratera Acatenango - 3.976 Metros De Altitude Photo ofCratera Acatenango - 3.976 Metros De Altitude