Vuelta e Cume Cerro Bonete + Glaciar Ojo Albino + Laguna Esmeralda - Ushuaia/AR

Photo ofVuelta e Cume Cerro Bonete + Glaciar Ojo Albino + Laguna Esmeralda - Ushuaia/AR Photo ofVuelta e Cume Cerro Bonete + Glaciar Ojo Albino + Laguna Esmeralda - Ushuaia/AR Photo ofVuelta e Cume Cerro Bonete + Glaciar Ojo Albino + Laguna Esmeralda - Ushuaia/AR

Very difficult
March 8, 2024
March 2024

near Ushuaia, Tierra del Fuego (Argentina)

Vuelta e Cume Cerro Bonete + Glaciar Ojo Albino + Laguna Esmeralda - Ushuaia/AR

RESUMO:
Estacionamento x Laguna Esmeralda - 01:00hs
Laguna Esmeralda x Glaciar Ojo Albino - 01:30hs
Glaciar Ojo Albino x Cume Cerro Bonete - 01:00hs
Cume Cerro Bonete x Estacionamento - 04:00hs

HISTÓRIA PESSOAL:
Do pouco tempo que ficamos no Ushuaia (Especificamente 1 semana), esse foi o melhor trekking que fizemos.

A história começou no dia que chegamos, antes de chegarmos na cidade propriamente dito, observei 2 montanhas que me chamaram atenção logo de cara, o Cerro Bonete e o Cerro Domo Blanco, comentei com a Aline de que temos que fazer ao menos uma dessas montanhas antes de irmos embora do Ushuaia, vi que ali se encontrava a Laguna Esmeralda (uma das mais famosas do Ushuaia) e o Glaciar Ojo Albino, que conversamos com pessoas durante essa trip, haviam nos indicado conhece-las, então por isso, já estava em nossa lista.

Decidimos fazer ela, no última dia aqui, quando já estivéssemos indo embora, dito e feito.

Antes de sequer iniciar a trilha, eu já tinha aceitado o fato de que essas duas montanhas no qual almejei na nossa chegada da cidade, não iria fazer nessa expedição, mas que certamente farei em uma próxima visita a região.

Bem, você já viram o tracklog, acabou que a filosofia que seguimos falasse mais alto: "Já que tamo aqui".

Inclusive, entrou em um dos trekking's mais bonitos que já fizemos. Chegamos em uma pequena queda d'água (um risco na verdade).

DESCRIÇÃO:
Inicio se da ao lado do estacionamento as margens da Ruta 3, por dentro de um bosque, um pouco de lama e raízes, nos trechos que seria o mais chato de passar (banhado), tem ponte suspensa passando por cima, até a Laguna Esmeralda, um verdadeiro passeio no parque, super turístico e movimentado, levamos apenas 1h para chegar.

Paramos para comer, e com os gritos de muitos adolescentes, decidimos seguir o nosso rumo, contornando a laguna pelo lado direito.

Ao final da laguna, começa-se a subida até o Glaciar Ojo Albino, o primeiro trecho é uma subida continua, basta seguir os Totens (e com tracklog não tem erro), até a chegada numa pequena queda d'água (um fio na verdade) e a alguns metros a frente, começa-se uma subida "escalaminhada" (está marcado no Tracklog), vi que tinha possibilidade de ir pelo gelo (mas já estava tarde e sem equipamentos), acabamos decidindo subir pela rocha, com mais aderência.

E poucos metros a frente, damos de cara com a Laguna Del Ojo Albino e ao lado Direito o Glaciar Ojo Albino.

Estava cedo ainda, próximo das 14:00hs, e só tem anoitecido próximo das 21hs.

Olhamos para o lado esquerdo e vimos o Cume do Cerro Bonete, tão próximo de nós, que olhei para minha companheira e disse, "Já que tamo aqui". Nisso chega um outro brasileiro o Tiago, que conhecemos nesse momento, e com intuito de incentivar a Aline, fiz a mesma proposta pra ele.

Prontamente, ele disse, com suas palavras "Já que tamo aqui, bora lá".

Cruzamos o rio que nasce da Laguna Ojo Albino, e começamos a primeira subida até a crista, com pedras soltas, bem íngreme e sem trilha.

Tem um pouco de exposição, mas com bastante cautela chegamos até a crista, e a partir dai seguimos rumo ao Cume.

Tiago a pouco tempo tinha voltado de uma maratona de uns 80km, e a Aline ficou parando para admirar as pedras dessa montanha, então eu acabei seguindo em frente e chegando ao cume um pouco antes.

No cume, é uma estreita crista que mal cabia nós, literalmente quando tiramos a self de nós 3, 2 estavam pendurados hehehehe.

Nesse momento, descemos um pouco para sentarmos, comermos e descansar um pouco.

Tínhamos duas opções, descer a pirambeira conhecida, até a Laguna esmeralda e voltar pro carro, ou experimentar uma pirambeira nova, sem expectativa e um vale novo.

Decidimos seguir a aventura para o novo caminho.

Sem tracklog ou quaisquer trilha, (sabia que havia alguma trilha no outro vale, por conta que estava aparecendo no Maps.ME), seguimos descendo, e nos surpreendendo com a beleza desse lugar.

Sem muito trabalho, chegamos numa zona de charco, seguindo sentido ao rio, até que encontramos a trilha que estávamos procurando.

A partir dai, foi mamão com açúcar.

Nessa trilha tem demarcações e placas, inclusive conhecemos castores e sua barragem, foi surpreendente.

Finalizamos a trilha próximo das 19:30hs e ganhamos um novo amigo.

Encerrando nossa semana no Ushuaia com Chave de Ouro.

OBS:
- Não recomendo fazer esse trekking, caso não tenha boa experiência em navegação, orientação e medo de altura;
- Trilha com boa demarcação e estrutura até Laguna Esmeraldo, da uma diminuída na sequencia até a subida do Glaciar Ojo Albino e a partir do Glaciar, não tem trilha demarcada, até a chegada do outro vale;
- Fizemos numa época que não tinha nada de neve (na trilha), acredito que no inverno e outono mude o cenário;
- A partir do Glaciar Ojo Albino, até a chegada no outro vale, não tem trilha!;
- Está marcado nesse tracklog os pontos para coleta de água (eu e a Aline caminhamos com 500ml cada um).
Grupo Participante: Aline Lopes, Felipe Torres e Tiago.
Viu lixo no chão? Junte-o!
O lixo pode não ser seu, mas o planeta é!
E sempre que fizer uma trilha, leve seus resíduos embora! A natureza agradece.

Início - 10:40hs Final - 19:30hs

PictographBridge Altitude 810 ft

• Photo of lopes.aline91
    lopes.aline91 Apr 16, 2024

Essa com certeza, entrou na lista das trilhas mais lindas e divertidas que fizemos!

• Photo of Montañas del Fin del Mundo
    Montañas del Fin del Mundo Apr 17, 2024

Hola como te va; te comento que la cumbre de esta ruta, es el ‘Cerro tres mujeres’ que este frente al glaciar Ojo del Albino. El cerro bonete es el primero a la izquierda de la laguna esmeralda

• Photo of felipedarosatorres
    felipedarosatorres Apr 17, 2024

Buenas tardes amigo, muchas gracias por corregirme. Cerro Bonete aparece en la base de datos Maps.ME y Windy. Cuando llegue a casa lo corregiré.