Voltinha ao Ceira - PR2 PPS (Fajão, Pampilhosa da Serra)

Photo ofVoltinha ao Ceira - PR2 PPS (Fajão, Pampilhosa da Serra) Photo ofVoltinha ao Ceira - PR2 PPS (Fajão, Pampilhosa da Serra) Photo ofVoltinha ao Ceira - PR2 PPS (Fajão, Pampilhosa da Serra)

April 25, 2024
April 2024

near Fajão, Coimbra (Portugal)

Percurso pedestre circular sinalizado com início na aldeia de Fajão, Pampilhosa da Serra. Esta aldeia é parte integrante da rede de Aldeias de Xisto e está situada na Serra do Açor, protegida pelos Penedos de Penalva (ou Penedos de Fajão).

Saímos do Largo da Igreja e caminhámos breve pelas ruelas da aldeia com casario tipicamente de xisto. Já com Fajão nas costas, seguimos em direcção à Capela de São Salvador, onde está um miradouro que proporciona vistas dos Penedos, do vale do rio Ceira e de algumas ondulações da Serra do Açor.

Acompanhados destas vistas, daqui descemos até à aldeia de Ponte de Fajão, à beira do rio Ceira. E preparámo-nos para percorrer o troço mais bonito deste percurso: pela levada sempre junto ao Ceira.

Bonitos recantos do rio, vegetação rica (destaque para alguns azereiros, castanheiros e sobreiros, mas também estevas, urzes e rosmaninho), casinhas e moinhos, campos de cultivo, terras dispostas em socalcos para melhor aproveitamento agrícola e escarpas quartziticas.

Atenção, no entanto, para alguns pontos da levada que sofreram derrocadas, pelo que se requer cuidado.

Sem perceber bem o percurso, acabámos por retornar ao ponto inicial um pouco antes do ditado pelo percurso oficial, atravessando uma ponte de madeira que cumpriu o mesmo objectivo: transportar-nos para a outra margem do rio. Já aqui, mais afastados do rio e seguindo a meia encosta dos Penedos de Fajão e sob pinheiros, retornámos à aldeia de Fajão.