Volta da Serra ou dos Carvoeiros de Paranapiacaba

Photo ofVolta da Serra ou dos Carvoeiros de Paranapiacaba Photo ofVolta da Serra ou dos Carvoeiros de Paranapiacaba Photo ofVolta da Serra ou dos Carvoeiros de Paranapiacaba

Experts only
November 29, 2020
November 2020

near Paranapiacaba, São Paulo (Brazil)

Uma trilha muito antiga usada por escravos por ser na região do Vale do quilombo e na década de 1940 em plena 2.a guerra mundial a importação de carvão mineral ficou restrita e o pais começou a usar suas florestas pra suprir a demanda da escassez do mercado e com a ferrovia utilizando o carvão vegetal produzindo o tal nessa região onde vc verá varios fornos tipo balão destruídos com o tempo ,essa trilha ja foi modificada várias vezes por falta de uso e por deslizamentos de terra ,mas em 85 % dela se tem o traçado original passando por varias cachoeiras e riachos,sua vegetação atual é secundária ou seja uma outra floresta renasceu aonde a outra foi derrubada,no km 9,5 vc tem opção de seguir em frente descendo um deslizamento ate chegar na Cachoeira do Meio

se abandona a trilha q vai para o vale do quilombo e segue a direita sentido caxu do banquinho

Ta quase chegando no ponto q tem q deixar a trilha e entrar numa outra a direita onde foi marcado e sinalizado com uma fita

descer a trilha da direita chega se a trilha da pedra lisa