Activity

:VM05: Via Mariana - Sra. da Peneda ---} Melgaço

Download

Trail photos

Photo of:VM05: Via Mariana - Sra. da Peneda ---} Melgaço Photo of:VM05: Via Mariana - Sra. da Peneda ---} Melgaço Photo of:VM05: Via Mariana - Sra. da Peneda ---} Melgaço

Author

Trail stats

Distance
16.13 mi
Elevation gain
1,929 ft
Technical difficulty
Moderate
Elevation loss
3,458 ft
Max elevation
3,502 ft
TrailRank 
59
Min elevation
585 ft
Trail type
One Way
Time
11 hours one minute
Coordinates
4820
Uploaded
February 8, 2020
Recorded
October 2019
Be the first to clap
2 comments
Share

near Senhora da Peneda, Viana do Castelo (Portugal)

Viewed 897 times, downloaded 64 times

Trail photos

Photo of:VM05: Via Mariana - Sra. da Peneda ---} Melgaço Photo of:VM05: Via Mariana - Sra. da Peneda ---} Melgaço Photo of:VM05: Via Mariana - Sra. da Peneda ---} Melgaço

Itinerary description

nota prévia: o texto incorpora imagem e links só visíveis em browser e não na app wikiloc

Etapa 05 - 26.0 Km Sra. da Peneda - Melgaço / D. Isabel

Levantamos às seis, havia ainda brasas vermelhas na salamandra. Um dia bonito era a promessa; fui lá fora, céu estrelado e 5°, estava realmente frio - e era ali na garganta abrigada do rio Peneda... lá para cima devia estar pior.
Meti mais lenha a arder, o alojamento logo aqueceu enquanto as labaredas dançavam atrás da portinhola de vidro.
Preparei o café, abençoado o nosso anfitrião que o deixou. Assim como nos deixou o pão para as torradas e os flocos e os yogurtes e o queijo e o delicioso mel... demoramos no pequeno almoço, este iria ser um dia sem pressas, uma das mais belas etapas da Via Mariana.

Agora capazes de enfrentar o pior dos frios, avançamos pelo velho caminho, subimos as escadinhas e entramos na estrada, que seguimos por umas largas centenas de metros, até à ponte onde atravessa o Peneda; aí deixamos o asfalto, continuando na margem direita, para entrar de novo na já nossa conhecida calçada medieval, fantástica aqui, feita de grandes lajes de granito.

O caminho é uma beleza, seguindo de perto o curso do rio, andamos sempre a saltar pequenos cursos de água que se formaram após as chuvadas dos últimos dias.
Acabamos por atingir uma casa de Guarda Florestal, abandonada e sem caixilharia.

Logo a seguir entramos no asfalto. Andamos 4km desde a Peneda, são 9:30, e só agora o sol nos beija, escondidos como temos estado no fundo deste vale. Andamos 100m e logo saímos à direita, para terreno alagado e de difícil progressão, mas logo a seguir reaparece a calçada. Sentamos um pouco numa aberta, sob um tépido raio de sol, comemos fruta e tomei notas.

Continuamos então a subida até à Portela do Lagarto onde há uma invulgar alminha.
Na verdade o sítio está ligado a uma lenda que envolve os devotos da Senhora da Peneda e uma figura diabólica, um lagarto gigante:

"Num dos caminhos dos crentes, perto da chã de Lamas de Mouro, existiu, em tempos idos, um grande lagarto que se alimentava de tudo o que por ali passava, homens e animais. O apetite do réptil era insaciável. Era o Terror do sítio. E andava sempre saciado, visto que nesta zona de montes e vales alcantilados, não havia muitas alternativas para os peregrinos que se dirigiam ao local de devoção.
Um dia, na sua procura de alimento, deparou-se com uma mulher que passava no caminho. Era uma fiadeira que vivia na área da Meadinha, conhecida por se sentar ao sol, fiando entre rocas e meadas.
O monstro lançou-se contra a mulher. Esta, aterrada e encurralada, pegou no que tinha para se defender.
Agarrou na roca que levava à cinta e golpeou desesperada e vigorosamente o réptil comilão que, instantaneamente, ali se transformou em pedra.
E logo o povo declarou ser Nossa Senhora a autora da proeza.
A pedra lá está, com forma de réptil, no lugar a que hoje se chama Portela do Lagarto, no concelho de Melgaço.
E, coincidência ou não, o grande penhasco que se ergue por detrás do Santuário de Nossa Senhora da Peneda chama-se Fraga da Meadinha."

(Retirado de Portugal de Lés a Lés)

Estas estórias e lendas revelam bem o que ia na alma daquelas gentes, que percorriam longos ermos sombrios, numa época de clima muito mais rigoroso do que hoje, quando a fauna selvagem era abundante e perigosa, quando os ladrões apareciam longe de qualquer socorro a assaltar os romeiros, quando as condições de viagem eram absolutamente elementares, nem mochilas nem goretex nem vibram, apenas um cajado, uma cabaça e um naco de pão redondo.

A descida que se segue é de uma beleza extraordinária, tivemos sorte com a luz nessa dia. Vamos a caminho de Lamas de Mouro, sempre pelo meio do silêncio, calma e bela paisagem diante de nós, iluminada pelo sol que nos fica nas costas. A dada altura passamos por uma floresta de "pinheiro nórdico", provavelmente plantada há alguns anos pelos serviços florestais, que como não podia deixar de ser estava repleta da amanitas. Fotos e mais fotos, abençoado Outono!
No final atingimos o extenso e aprazível Parque da Porta de Lamas de Mouro. Daí até Lamas de Mouro é caminho sem história. Há sinais de vida por todo lado, mas ninguém a mostrou. Até uma rapariga que atravessou a rua de repente, meteu-se em casa e bateu a porta. O guia de alojamentos da Via Mariana, e o Bernardino, dizem que há cafés e restaurante, mas junto do nosso caminho garanto que é mentira... só ao editar as fotos em casa é que vi no google um café na estrada que corre paralela ao trilho, a nascente, na borda do Parque.
Paramos já fora de portas para fazer uma merenda saída da mochila: sandes de presunto, chocolates e café solúvel.

Depois palmilhamos de novo um troço de calçada medieva, que desembocou num estradão de macadame que percorremos durante quilómetros. Fomos subindo paulatinamente até que ficamos a oscilar em torno dos 1050 metros de altitude. Estamos na zona do planalto de Castro Laboreiro, o ponto mais alto da Via Mariana. Continuamos ensandwichados, uma camada de núvens altas acima de nós, outra lá mais abaixo.. Já no final deste trajecto nivelado, no sub-parque eólico dos Bicos, há um pequeno recinto com gado. Pouco antes apareceu junto de nós um enorme e amistoso cão de gado Transmontano, que se fez amigo e seguiu connosco. Os cães dentro do cercado ainda ladraram ameaçadores, mas umas simples e profunda ladradela do nosso amigo e fez-se o silêncio na serra.
Tomamos o estradão que desce à direita, e que pouco depois se tranforma numa pista florestal atapedada de verde, com magníficas vistas. o vale de Megaço (ou seja, do rio Minho) lá em baixo à direita cheio de casinhas a brilhar.
O lajeado original da calçada ainda aparece aqui e ali, foi um dos belos momentos do dia, na companhia do nosso espontâneo amigo, e com o sol agora a dourar a paisagem.

Paramos para um breve lanche e descanso junto da porta do Mosteiro de Fiães (fechado), a 6 km do destino, e de novo sózinhos, que o amigo canino não quis entrar na vila.
A vila é grande, demora a atravessar em asfalto, até que se sai à esquerda para uma longa descida em zig-zag até entrar em Melgaço.
É nesta descida que um momento de luz extraordinário criou um ambiente místico que para mim traduz bem a sensação de acompanhar, neste velho caminho, séculos e séculos de sofridas viagens dos devotos que acorriam à Senhora da Peneda:



A descida prossegue rápida, mesmo dentro de Melgaço não paramos de descer.
Fomos direitinhos à casa da D. Isabel, onde ela nos alugou um quarto com banho por 25 euros.
Contacto: entrar no acesso particular entre o 292 e o 320 da Rua Dr Augusto Cesar Esteves. Telef 932359897 (alternativo: 251402188)

Às 19:30 estávamos no quente e acolhedor ambiente do Cantinho do Adro. Não podíamos deixar Portugal sem um Bacalhau à Casa (frito com cebolada, batatas às rodelas grossas, e alface) - uma dose (18 euros) deu perfeitamente para os dois. Comemos e bebemos bem, nesta última refeição lusa!


Links para as restantes etapas:

VM00 - 08.2 Km Sameiro - Braga Albergue Casa da Roda (+ texto introdutório)
VM01 - 21.1 Km Braga - S. Pedro de Goães Albergue (+ links úteis)
VM02 - 31.6 Km S. Pedro de Goães - Ponte da Barca Pensão Gomes (+ notas sobre esta série de trilhos)
VM03 - 23.4 Km Ponte da Barca - Soajo
VM04 - 16.6 Km Soajo - Sra. da Peneda Casa Penedino
VM05 - 26.0 Km Sra. da Peneda - Melgaço D. Isabel
VM06 - 17.3 Km Melgaço - Santiago de Parada de Achas Albergue (O Feirón)
VM07 - 21.5 Km Santiago de Parada de Achas - Santiago de Covelo Casa Costa
VM08 - 24.7 Km Covelo - Estacas Casa Rural D'Agosto
VM09 - 25.7 Km Estacas - Cotobade Casa Rural O Bergando
VM10 - 19.6 Km Cotobade - Campo Lameiro Vivenda Turística Eladio
VM11 - 22.2 Km Campo Lameiro - Cuntis Pensión A Fontiña
VM12 - 22.2 Km Cuntis - Padrón Pensión Flavia
VM13 - 14.5 Km Padrón - Osebe Casa Carolina
VM14 - 14.7 Km Osebe - Santiago de Compostela Hostal La Salle
VM15 - 22.1 Km Santiago de Compostela - Negreira Albergue Alecrín
VM16 - 32.0 Km Negreira - Brandoñas Campamento Turístico Brandoñas
VM17 - 16.9 Km Brandoñas - Berdoias Albergue Via Mariana
VM18 - 19.0 Km Berdoias - Muxía Albergue Bela Muxia
VM global - 389 Km Sameiro - Muxía


Mapa Global da Via Mariana

Waypoints

PictographReligious site Altitude 3,206 ft
Photo ofAlminha da Portela do Lagarto

Alminha da Portela do Lagarto

PictographPhoto Altitude 0 ft
Photo ofAo longo do Rio Da Peneda Photo ofAo longo do Rio Da Peneda Photo ofAo longo do Rio Da Peneda

Ao longo do Rio Da Peneda

PictographProvisioning Altitude 0 ft
Photo ofCantinho Do Adro

Cantinho Do Adro

Cantinho Do Adro Rua Direita 30 Vila, Viana Do Castelo, PRT

PictographRuins Altitude 2,758 ft
Photo ofCasa de Guarda Florestal abandonada Photo ofCasa de Guarda Florestal abandonada Photo ofCasa de Guarda Florestal abandonada

Casa de Guarda Florestal abandonada

PictographMountain hut Altitude 2,043 ft
Photo ofCasa Penedino

Casa Penedino

PictographInformation point Altitude 3,447 ft

Cães- seguir com calma

PictographWaypoint Altitude 2,451 ft

Fiães

PictographPhoto Altitude 2,880 ft
Photo ofFloresta dos amanitas... Photo ofFloresta dos amanitas... Photo ofFloresta dos amanitas...

Floresta dos amanitas...

PictographReligious site Altitude 2,265 ft
Photo ofIgreja e Mosteiro de Santa Maria de Fiães Photo ofIgreja e Mosteiro de Santa Maria de Fiães Photo ofIgreja e Mosteiro de Santa Maria de Fiães

Igreja e Mosteiro de Santa Maria de Fiães

Photo ofIgreja Matriz de Melgaco

Igreja Matriz de Melgaco

Igreja Matriz de Melgaco Vila, Viana Do Castelo, PRT

Photo ofIndicações GR50 e outras

Indicações GR50 e outras

PictographWaypoint Altitude 0 ft
Photo ofLamas de Mouro Photo ofLamas de Mouro

Lamas de Mouro

PictographMountain hut Altitude 574 ft
Photo ofMelgaço / Alojamento na D. Isabel Photo ofMelgaço / Alojamento na D. Isabel

Melgaço / Alojamento na D. Isabel

PictographPanorama Altitude 2,859 ft
Photo ofNascente e vistas Photo ofNascente e vistas Photo ofNascente e vistas

Nascente e vistas

PictographBus stop Altitude 2,106 ft

Paragem de bus coberta

PictographBus stop Altitude 2,282 ft

Paragem de bus coberta

PictographPicnic Altitude 2,809 ft
Photo ofParque de merendas Porta de Lamas de Mouro Photo ofParque de merendas Porta de Lamas de Mouro Photo ofParque de merendas Porta de Lamas de Mouro

Parque de merendas Porta de Lamas de Mouro

Photo ofPlanalto de Castro Laboreiro Photo ofPlanalto de Castro Laboreiro Photo ofPlanalto de Castro Laboreiro

Planalto de Castro Laboreiro

PictographBridge Altitude 0 ft
Photo ofPonte medieval Photo ofPonte medieval Photo ofPonte medieval

Ponte medieval

PictographInformation point Altitude 2,455 ft
Photo ofPoste indicador GR50

Poste indicador GR50

PictographInformation point Altitude 2,468 ft
Photo ofPoste indicador GR50 Photo ofPoste indicador GR50 Photo ofPoste indicador GR50

Poste indicador GR50

PictographInformation point Altitude 3,197 ft
Photo ofPoste indicador GR50 3.10 Portela do Lagarto

Poste indicador GR50 3.10 Portela do Lagarto

PictographInformation point Altitude 3,161 ft
Photo ofPoste indicador GR50 3.11

Poste indicador GR50 3.11

PictographInformation point Altitude 2,976 ft

Poste indicador GR50 3.12 Carvalhal de Tieiras

PictographInformation point Altitude 2,810 ft
Photo ofPoste indicador GR50 3.20 Photo ofPoste indicador GR50 3.20

Poste indicador GR50 3.20

PictographInformation point Altitude 2,842 ft
Photo ofPoste indicador GR50 3.8 Casa Florestal de Bico de Pássaro Photo ofPoste indicador GR50 3.8 Casa Florestal de Bico de Pássaro Photo ofPoste indicador GR50 3.8 Casa Florestal de Bico de Pássaro

Poste indicador GR50 3.8 Casa Florestal de Bico de Pássaro

PictographInformation point Altitude 2,166 ft
Photo ofPoste indicador GR50 Photo ofPoste indicador GR50

Poste indicador GR50

PictographInformation point Altitude 2,772 ft
Photo ofPoste indicador GR50 rio de Tieiras Photo ofPoste indicador GR50 rio de Tieiras

Poste indicador GR50 rio de Tieiras

Photo ofPoste indicador GR50

Poste indicador GR50

Comments  (2)

  • Photo of XOUBACITY
    XOUBACITY Oct 1, 2022

    Reportagens textuais e fotográficas magnificas.
    A beleza da apresentação das etapas da Vía Mariana, reduz a dureza dos percursos. Moito obrigado pelas informações de todo tipo.
    Saúdos

  • Photo of papaleguas
    papaleguas Oct 2, 2022

    Obrigado, a Via Mariana é um encanto.

You can or this trail