:VM01: Via Mariana - Braga ---} S. Pedro de Goães Albergue

Photo of:VM01: Via Mariana - Braga ---} S. Pedro de Goães Albergue Photo of:VM01: Via Mariana - Braga ---} S. Pedro de Goães Albergue Photo of:VM01: Via Mariana - Braga ---} S. Pedro de Goães Albergue

January 14, 2020
October 2019

near Braga, Braga (Portugal)

nota prévia: o texto incorpora imagem e links só visíveis em browser e não na app wikiloc

Links úteis

Antes de passar à descrição daquela que é a primeira etapa a sério (já que do Sameiro a Braga foi como andar num escorrega, apenas 8km e sempre a descer 🙂), é importante partilhar alguns links com os amigos que me seguem aqui no Wikiloc.

Há informação importante na página web oficial da Via Mariana, que foi a que me guiou no planeamento da minha viagem. À data desse planeamento, iniciado em final de Agosto de 2019, pouco havia publicado no wikiloc. Aqui fica o link: caminador.es
Em inícios de Março de 2020, já eu ía a mais de meio da publicação desta colecção de trilhos, foi criado este novo site da Via Mariana.

Para além disso há sempre notícias importantes, ou partihas de outras experiências, no facebook:
A página Via Mariana Luso Galaica
O grupo Amigos da Via Mariana

Também o Posto de Turismo do Sameiro, o local de partida desta Peregrinação, tem uma interessante página fabebook onde sempre que possível nos dão conta da partida de novos peregrinos.
É aqui no posto que é fornecido o "kit" do peregrino, que inclui a Credencial que nos garante o acesso aos Albergues exclusivos para peregrinos e que deve ser carimbada diáriamente nos alojamentos de pernoita. A entrega é presencial, não há envios por correio.

E... há o Henrique Malheiro. O representante da Via Mariana em Portugal é um amigo excepcional, que conhece este caminho como a palma das suas mãos, os pontos de apoio, os contactos... e está sempre disponível com bons conselhos. Para os que tem conta facebook, o contacto será fácil através do messenger. Aqui fica o perfil facebook do Henrique Malheiro

Etapa 01 - 21.1 Km - Braga > S. Pedro de Goães / Albergue de Peregrinos

Mais uma vez sono foi interrompido. Entre as 2:00 e as 4:00 não dormi, devido ao intenso vozear na rua, tal como já antes me acontecera naquele albergue. Para agravar, as janelas nada isolam, acústica ou térmicamente, é vidraça.

Logo que saímos ficamos um pouco a fotografar a famosa Senhora do Leite, que fica na parede exterior da torre do altar mor, logo ali em frente do albergue.
Esta peça merece uma referência especial, no relato desta etapa:
É uma réplica, o original é atribuido a Nicolau de Chanterene, em 1519. O pudor da época fez com que sejam raríssimas estas representações da Virgem amamentando o Menino. Está associada à fertilidade e maternidade, e curiosamente, nas proximidades do local onde se encontra a Sé existia um templo romano, do séc. II, dedicado pela sacerdotiza Lucrécia Fida à deusa egípcia Ísis, mãe de Hórus, também ela símbolo de maternidade e fertilidade. Só no séc. XVIII foi conhecida a existência do templo, e numa das muitas obras sofridas pela Sé de Braga foi usada uma pedra, localizada um pouco abaixo da estátua, contendo uma inscrição que dedicava precisamente o templo àquela deusa!

Entramos então na Pastelaria do Bom Jesus, logo ali ao lado da Sé, para uns croissants com fiambre e abatanados muito bem servidos.
Depois foi a visita ao templo. Demoramo-nos um pouco, mas vale a pena. A Sé de Braga é a catedral mais antiga de Portugal, foi consagrada em 1089, ainda antes da Nacionalidade. Não é de estranhar, por isso, que o edifício e anexos apresentem uma soma de estilos e de detalhes do Românico, do Gótico e do Barroco. A torre do altar-mor da Sé, é o melhor exemplo de Gótico tardio que podemos ver na catedral.

Mas fazia-se tarde e, com pena, partimos. Deixamos a cidade velha, e ao descer a rua da Boavista, já no segundo troço, após passar sob a A3, encontramos a singela e encantadora Capela do Senhor das Ânsias, vale a pena espreitar. Logo mais abaixo, do mesmo lado esquerdo, um altar e S. Tiago, na praceta com o seu nome. Há uns bancos, aproveitamos para reduzir o vestuário, o dia vai estar bem melhor do que o anterior. Invocamos a protecção do Santo que sempre acompanha os nossos passos, e continuamos, pouco depois seguíamos um vetusto caminho revestido de grandes lajes, estreito, apertado entre muros de granito, que nos leva direitinho a um complexo religioso interessantíssimo: A Igreja de Real, e ao lado a Capela com relíquias de São Frutuoso e o Convento de São Francisco (ruínas). S. Frutuoso foi Arcebispo de Braga e Bispo de Dume, morreu em 665 e é um importante personagem da história desta Bracara Augusta, grande fundador de conventos.

Deixamos o local passando sob um velho arco de granito e fomos alternando entre caminhos rurais e estrada até chegar ao Parque de lazer da Bouça de Gerides, onde há mesas e bancos. Comemos um peça de fruta, dobramos a roupa pendurada nas mochilas que já tinha secado, e seguimos deixando um grupo de idosos reunidos numa das mesas numa interminável discussão futebolística.

À entrada de Prado contemplamos a bela ponte sobre o Cávado, de 1617, onde sobrevive uma antiga tradição, a do Ovo na Ponte:
"À meia noite do dia de Páscoa, a ponte é invadida por um mar de gente, que para lá se desloca para cumprir a tradição do Ovo na Ponte: aquele que, à meia-noite do dia de Páscoa, sobre ela comer um ovo cozido, passará todo o ano sem ser acometido de dores de cabeça"
Fomos depois sentar no Largo da Feira, para almoçar o que sobrara do arroz de pato do jantar da véspera - prática habitual destes dois peregrinos. Logo em frente, na Pastelaria Bamboo, ficamos a conhecer os pasteis "Sebastião" que acompanharam os cafés.

Mais lá para diante, depois de deixar Prado, passamos na Capela de S. Tiago. Estava fechada, mas pedimos ao senhor na casa que fica ao lado, ele abriu, e ficamos com uma foto de mais um belo Santiago na nossa colecção. Muito bonita a capela, renovada em 2011.

Ao passar no Café da Bomba começou a pingar, vinha aí mais chuva, companheira que nos iria seguir muitas vezes nesta viagem. Paramos uns metros adiante, numa paragem de autocarro, para proteger a mochilas e deixar à mão os necessários impermeáveis. Logo em frente passamos pelo gigantesco tronco do eucalipto de Moure. E é aí que começa a subida do dia, que nos leva rápidamente dos 50 aos 250 metros de altitude, na Portela das Cabras. Durante esta subida passamos à bela torre gótica de Penegate, do séc. XIV, talvez assente sobre fundações romanas.
Depois da Portela das Cabras descemos em asfalto até atingir o Café Fonte Fria.

Daqui até ao albergue são menos de 500 metros. Entramos no café e negociamos o que iriamos jantar e a que horas. Não costumam servir à noite durante a semana, por isso as opções são poucas e muito simples, mas não se passa fome!
Às 19 horas já lá estávamos de novo, uns kebabs, taças de vinho, e fruta para sobremesa, ficou por 10.40 para os dois. Combinamos o pequeno almoço às 6:45, que a etapa do dia seguinte seria longa.

O Albergue funciona numa escola primária hoje sem alunos, serve agora de apoio aos peregrinos que podem deixar um donativo para ajudar a custear o alojamento.
Tinhamos avisado uns dias antes de que viriamos, assim mesmo demos previsão da hora de chegada quando paramos para o almoço, por forma a garantir que a responsável nos aguardaria para abrir a porta. O contacto é o 253388356, ou ainda os telemóveis 910499382 e 917699156.
Afinal estava aberto quando aparecemos, havia já um casal Americano que fazia o Caminho de Santiago. Mas a D. Trindade veio mais tarde para confirmar que tudo estava bem. Ficamos confortáveis e quentes, havia dois aquecedores e uma salamandra ao dispor.

Links para as restantes etapas:

VM00 - 08.2 Km Sameiro - Braga Albergue Casa da Roda (+ texto introdutório)
VM01 - 21.1 Km Braga - S. Pedro de Goães Albergue (+ links úteis)
VM02 - 31.6 Km S. Pedro de Goães - Ponte da Barca Pensão Gomes (+ notas sobre esta série de trilhos)
VM03 - 23.4 Km Ponte da Barca - Soajo
VM04 - 16.6 Km Soajo - Sra. da Peneda Casa Penedino
VM05 - 26.0 Km Sra. da Peneda - Melgaço D. Isabel
VM06 - 17.3 Km Melgaço - Santiago de Parada de Achas Albergue (O Feirón)
VM07 - 21.5 Km Santiago de Parada de Achas - Santiago de Covelo Casa Costa

Albergue de S. Pedro de Goães

PictographReligious site Altitude -34 ft

PictographReligious site Altitude 793 ft

Alminha, cruzeiro e zona descanso

PictographMonument Altitude 0 ft

PictographReligious site Altitude 392 ft

Capela do Senhor das Ânsias

PictographReligious site Altitude 128 ft
Photo ofConvento de São Francisco / Igreja de Real (São Jerónimo) / Capela de São Frutuoso Photo ofConvento de São Francisco / Igreja de Real (São Jerónimo) / Capela de São Frutuoso Photo ofConvento de São Francisco / Igreja de Real (São Jerónimo) / Capela de São Frutuoso

PictographTree Altitude 0 ft

Eucalipto de Moure

PictographProvisioning Altitude 95 ft

Hida Carne Supermercado

PictographReligious site Altitude 489 ft

Igreja da Misericórdia

PictographReligious site Altitude 311 ft

Igreja de Carreiras (S. Miguel)

PictographReligious site Altitude 242 ft

PictographProvisioning Altitude 270 ft

Mercearia

PictographProvisioning Altitude 73 ft

Minimercado S. Tiago

Minimercado S Tiago

PictographBus stop Altitude 105 ft

PictographFountain Altitude 312 ft

Paragem de bus coberta e torneira

PictographBus stop Altitude 784 ft

Paragem de bus coberta1

Paragem de bus coberta

PictographPicnic Altitude 110 ft
Photo ofParque de lazer da Bouça de Gerides Photo ofParque de lazer da Bouça de Gerides Photo ofParque de lazer da Bouça de Gerides

Parque de lazer da Bouça de Gerides

PictographMountain pass Altitude 784 ft

Portela das Cabras

PictographReligious site Altitude 332 ft
Photo ofPraceta de S. Tiago - altar, alminhas e zona de descanso Photo ofPraceta de S. Tiago - altar, alminhas e zona de descanso Photo ofPraceta de S. Tiago - altar, alminhas e zona de descanso

Praceta de S. Tiago - altar, alminhas e zona de descanso

Sé Catedral de Braga

SE Catedral de Braga Sé, Braga, PRT

PictographReligious site Altitude 484 ft

Sé de Braga - Sra do Leite

PictographReligious site Altitude 430 ft

Torre e capela de S. Penegate

WC público - chave na igreja

Toilets

PictographPicnic Altitude 162 ft

Zona de descanso

• Photo of Ângela Barbosa
    Ângela Barbosa Aug 14, 2021

5⭐⭐⭐⭐⭐

• Photo of papaleguas
    papaleguas Aug 14, 2021

É uma interessante etapa, Ângela, apesar de tão perto da grande cidade!