Viver o Douro: entre Pedorido, monte de S. Domingos e Midões

Photo ofViver o Douro: entre Pedorido, monte de S. Domingos e Midões Photo ofViver o Douro: entre Pedorido, monte de S. Domingos e Midões Photo ofViver o Douro: entre Pedorido, monte de S. Domingos e Midões

February 12, 2021
February 2021

near Pedorido, Aveiro (Portugal)

1. O rio Douro, hoje calmo e navegável, mas, no passado, muito violento ("um excesso da natureza", nas palavras de Miguel Torga), é, para muitos, um dos mais belos da Europa. Para nós, é, em toda a sua extensão, um rio mágico tanto apreciado de longe como vivido de perto.
2. O presente percurso, parcialmente circular e parcialmente marcado (a parte que segue junto à margem esquerda do rio Douro – PR Viver o Douro), permite ao caminhante duas perspetivas completamente diferentes mas ambas fabulosas do rio Douro e das suas encostas: uma perspetiva panorâmica de uma grande extensão do vale do rio Douro (e também do rio Arda), das cidades do Porto e Gaia, da serra da Boneca e das aldeias de Sebolido, Rio Mau, Pedorido, Oliveira do Arda e Raiva e uma outra perspetiva de proximidade e de pormenor do que de mais belo há no leito e nas margens do rio entre Pedorido e Midões.
3. Começamos e terminamos na praia fluvial de Pedorido (praia do Choupal). Seguimos, por um caminho em terra batida, ao longo da margem direita do rio Arda até ao parque de lazer da Croaca, em Oliveira do Arda. Abandonamos o rio e subimos ao Monte de São Domingos, atravessando Oliveira do Arda. A subida é relativamente extensa (cerca de 4 km) e dura, mas compensa: as vistas panorâmicas sobre o rio Douro, a foz do rio Arda e Oliveira do Arda são fenomenais. Depois de contemplada a paisagem, descemos em direção à capela de S. João Batista na aldeia de Raiva, a poucas centenas de metros do rio Douro - local muito … muito aprazível. A partir deste ponto (com pouco mais de 10 km percorridos), entramos no PR “Viver o Douro” que seguimos até ao seu fim a pouco mais de 1,5 km do cais de Midões, passando por Gondarém e Midões - aldeias pequenas com construções em xisto espetaculares. O PR “Viver o Douro” é um percurso linear que se desenvolve ao longo da margem esquerda do rio Douro entre a praia do Choupal de Pedorido e o centro de Sta. Maria de Sardoura (isto quando terminado - neste momento faltam uns 3/4 km) e inclui passadiços em madeira, trilhos em terra batida, aldeias de xisto (Gondarém e Midões) e miradouros em forma de barcos rebelos. O regresso a Pedorido foi integralmente feiro pelo traçado do PR “viver o Douro”.
Principais pontos de interesse:
1. Monte de São Domingos. O Monte de São Domingos (monte com 421 metros de altitude encimado por uma capela com um grandioso carrilhão, um anfiteatro e um amplo espaço arborizado com mesas e bancos) oferece uma das mais fascinantes panorâmicas a noroeste das “Montanhas Mágicas”. Deste ponto, obtém-se uma vista privilegiada sobre o Douro, sobre as cidades do Porto e Gaia e ainda sobre grande parte dos territórios de Castelo de Paiva (Pedorido, Oliveira do Arda, Raiva e Castelo de Paiva) e de Penafiel (serra da Boneca, Canelas, Sebolido e Rio Mau). O monte de S. Domingos é, também, um local de culto - aqui realiza-se anualmente, nos dias 3 e 4 de agosto, uma grande romaria ao padroeiro S. Domingos.
2. Capela de S. João Batista e casa do Outeiro (na aldeia de Raiva) – um recante simplesmente idílico.
3. Aldeias Gondarém e Midões - aldeias pequenas, mas que, pelas suas construções em xisto, justificam uma visita demorada.
4. Hotel Eurostars Rio Douro – é mais um espaço de encanto e magia.
5. Zonas ribeirinhas de Pedorido e Midões.
6. O rio Douro e as suas margens com os seus três miradouros em forma de barco, recantos aprazíveis e magníficos espelhos de água.
7. A versatilidade do percurso. A partir dele (24 km), é possível encontrar soluções adaptadas às capacidades físicas e volitivas dos caminhantes:
a) Uma versão curta e fácil (16/17 km): Pedorido -- > fim do percurso a 1,5 km do cais de Midões -- > Pedorido (PR Viver o Douro – ida e volta pelo mesmo trilho); optando por esta versão, recomendaria um pequeno desvio à igreja de S. João Batista em Raiva.
b) Uma versão curta mas de dificuldade moderada (16/17 km): Pedorido --> Monte de S. Domingos -- > Capela de S. João Batista em Raiva -- > Pedorido (circular).
c) Uma versão intermédia em extensão e dificuldade (21/22 km): Pedorido --> Monte de S. Domingos -- > Midões -- > Pedorido (circular na quase totalidade da sua extensão).
d) A versão completa (24 km).

PictographBeach Altitude -19 ft

Pedorido - Praia do Choupal

PictographPicnic Altitude 38 ft
Photo ofParque de lazer da Croca (em Oliveira do Arda) Photo ofParque de lazer da Croca (em Oliveira do Arda) Photo ofParque de lazer da Croca (em Oliveira do Arda)

Parque de lazer da Croca (em Oliveira do Arda)

PictographReligious site Altitude 483 ft

Oliveira do Arda (igreja)

Miradouro

PictographReligious site Altitude 1,386 ft

Monte de São Domingos

PictographCar park Altitude 1,111 ft

Sarradelo

PictographCar park Altitude 624 ft

Raiva

PictographReligious site Altitude 199 ft
Photo ofIgreja de S. João Batista e Casa do Outeiro (em Raiva) Photo ofIgreja de S. João Batista e Casa do Outeiro (em Raiva) Photo ofIgreja de S. João Batista e Casa do Outeiro (em Raiva)

Igreja de S. João Batista e Casa do Outeiro (em Raiva)

Rio Douro (PR Viver o Douro)

PictographCar park Altitude 269 ft

Gondarém

PictographReligious site Altitude 310 ft

Capela de S. Ildefonso (Gondarém)

PictographCar park Altitude 99 ft

Midões

Photo ofMiradouro (fim do PR Viver o Douro) Photo ofMiradouro (fim do PR Viver o Douro) Photo ofMiradouro (fim do PR Viver o Douro)

Miradouro (fim do PR Viver o Douro)

Hotel Eurostars Rio Douro

Miradouro (Viver o Douro)

• Photo of Chicozé
    Chicozé May 28, 2021

Muita falta de manutenção, sertas zonas muito perigosas, a água da chuva levou o trilho muito perigoso.

• Photo of quinajoão
    quinajoão Jun 17, 2021

Em Fevereiro de 2021, o percurso estava em perfeitas condições de circulação em toda a sua extensão. Espero e desejo que os estragos provocados pela chuva nalguns pontos do percurso sejam rapidamente consertados.