Ascensão ao Formosinho (via Cascalheira) (PR2)

Photo ofAscensão ao Formosinho (via Cascalheira) (PR2) Photo ofAscensão ao Formosinho (via Cascalheira) (PR2) Photo ofAscensão ao Formosinho (via Cascalheira) (PR2)

December 16, 2023
December 2023

near Vila Nogueira, Setúbal (Portugal)

Subida clássica ao Formosinho pelo traçado do PR2 tanto na ida como na volta. Início em Azeitão, na praça da república mais uma vez e seguimos pelo estradão das vinhas sempre a subir até chegar ao primeiro cruzamento onde viramos à esquerda ara descer para o vale. Desta vez no cruzamento reparamos numa placa para a direita que dizia amendoal... Algo a ver numa próxima vez. Seguindo já por caminhos conhecidos e sempre em animada conversa, vamos descendo sempre mais até ao fundo vale. À medida que avançamos as vistas tornam-se cada vez melhores, primeiro com os pequenos vislumbres do vale e depois com a serra toda! O vale dos picheleiros nesta perspetiva é sempre único! Com as suas quintas e casas a polvilhar a paisagem, o panorama lá para baixo é notável!
Estando num sítio baixo a perspetiva que temos da Arrábida é de uma grandiosidade maior que a vista da estrada. Chegando ao cruzamento com a estrada de alcatrão, vira-se à direita e acompanhamos o seu traçado até ao parque de campismo dos picheleiros situado à direita. A partir daí iniciamos a subida para a serra, seguindo primeiro por estradão até a um grande sobreiro isolado que tem uma marca de caminho correto. Aí olha-se à esquerda e tomamos o atalho que salta logo à vista e que nos poupa algumas centenas de metros por estradão. Atravessado o atalho estamos de volta ao estradão mas já perto da interseção para o Formosinho. Lá chegados, aproveita-se para uma curta pausa e iniciamos a mítica subida para o Formosinho. Agora sim já estamos na serra da Arrábida e embrenhamo-nos pela típica vegetação de matagal com a forte presença de carrasco e alguns exemplares de carvalhos, nomeadamente o cerquinho. Em pouco tempo de marcha passamos o cruzamento para o castelo dos mouros, que passa despercebido aos mais desatentos, e continuamos a subir até chegar à fonte do Zambujal. Ali olhamos mais atentamente para a canalização e percebemos que os tubos estão em vários pontos partidos e com terra e pedras no interior, impedindo a água de correr. Para não perder o ritmo continuamos montanha acima numa subida constante e compassada. Acompanham-nos vários pinheiros de seoane e carvalhos. Em dias de chuva o terreno aqui encontra-se muito enlameado e a subida pode tornar-se difícil sem bastões. Após mais cerca de 15 minutos chegamos à clareira, onde conseguimos já olhar para cima e ver as cristas calcárias sobranceiras ao Formosinho. Este é um bom local para uma pausa. O próximo objetivo será então a cascalheira, um dos pontos mais belos do percurso. De lá podemos ver já o monoclinal do castelo dos mouros e ter uma boa vista para a margem sul. Caracterizada por blocos de calcário de média dimensão amontoados na encosta, este troço é sem dúvida fascinante. Após a cascalheira segue-se um troço mais estreito até atingir a enorme parede de calcário. Aqui é outro bom sítio para uma pausa e apreciar outra encosta da arrábida que se revela agora. Esta parede é de dimensões enormes e permite-nos vencer imensos metros em altitude em poucos metros, ou seja, significa um esforço considerável e algumas pausas para recuperar o fôlego. Nesta parte é preciso mesmo atenção onde se metem os pés e as mãos, já que a inclinação é mesmo acentuada e o melhor é subir agachado e não em pé. A seguir à parede há uma zona de terra bem inclinada também e com alguma pedra solta. Em dias de chuva percorrer este troço torna-se impraticável e extremamente perigoso, não vale mesmo a pena arriscar. O calcário com chuva fica extremamente escorregadio e o desnível bem acentuado torna as coisas ainda mais difíceis, principalmente a descer. Atravessada a parte mais difícil do percurso, entramos no planalto do Formosinho, e seguimos pelo caminho à esquerda, mesmo após a aparente bifurcação logo a seguir a esse primeiro desvio. Aqui o caminho encontra-se a necessitar de limpeza, pois está a ficar bastante tapado. Em pouco mais de 5 min estamos então no ponto mais alto da Serra da Arrábida a 500 metros. Vemos a margem sul, Lisboa, a serra de Sintra, Serra de São Luís, do Louro, Tróia, e o início da costa Alentejana. Que local lendário da Arrábida! Sintam o vibrar da natureza à vossa volta enquanto aqui estão e apreciem o silêncio da altitude. Após um bom bocado passado no cume e depois de termos almoçado descemos pelo mesmo caminho até Azeitão. Resta apenas deixar a advertência para ter muita atenção na descida pela parede. Façam-na devagar e com calma pois a inclinação é muito grande. Terminamos a caminhada com um magnífico pôr do sol na chegada a Azeitão.
Cerca de 16 km de distância real

Estradão

Interseção para o Formosinho

PictographMountain pass Altitude 693 ft

Clareira

PictographMountain pass Altitude 804 ft

Zona de gravilha (Cascalheira)

PictographMountain pass Altitude 950 ft
Photo ofPassagem de montanha (subida acentuada) Photo ofPassagem de montanha (subida acentuada) Photo ofPassagem de montanha (subida acentuada)

Passagem de montanha (subida acentuada)

Descida desde o Formosinho

Formosinho 500 mts

Por lapso só se assinalou o waypoint do Formosinho já na descida