Vila Franca de Xira - Das margens do Tejo aos miradouros e santuários

Photo ofVila Franca de Xira - Das margens do Tejo aos miradouros e santuários Photo ofVila Franca de Xira - Das margens do Tejo aos miradouros e santuários Photo ofVila Franca de Xira - Das margens do Tejo aos miradouros e santuários

November 27, 2021

near Vila Franca de Xira, Lisboa (Portugal)

Vila Franca de Xira - Das margens do Tejo aos miradouros e santuários.

Percurso com início junto às margens do Tejo, após visitarmos a lindíssima estação de Vila Franca de Xira, começamos a ganhar altitude, para atingirmos cotas mais altas nos montes sobranceiros ao rio e às lezírias que o acompanham.

Depois de deixarmos a gruta, os miradouros e as ruínas da Real Fábrica de Atanados, internamo-nos na floresta para seguirmos entre trilhos que nos conduzem a bonitas quintas antigas e ao Convento de St. António.

A paisagem altera-se para uma ruralidade saloia, de vinhas, aldeias e igrejas. Ponto alto a passagem pelo Mosteiro Ortodoxo da Mãe de Deus, onde fui simpaticamente convidado a entrar na igreja.

Regressamos a Vila Franca de Xira por um troço de berma de estrada, a tentativa de fazer o percurso circular e a compartimentação das propriedades obrigada a isso.

Atingimos novamente as alturas sobre o Tejo no miradouro do Monte Gordo, após o qual descemos por uma vereda que temos de procurar com atenção no meio da vegetação até uma pedreira na base no miradouro.

Tornamos ao início, não sem antes visitar mais alguns apontamentos turísticos, como o mercado de VFX de os seus painéis de azulejos.

Caminhada com pontos de interesse variados e de diferentes paisagens.

PictographMuseum Altitude 19 ft

Ateneu

Passagem sobre A1

PictographCave Altitude 342 ft

Procurar um caminho que desvia do estradão principal. Esse vai ter a um terreiro mais largo com uma parede rochosa por cima. Acompanhar essa parede e entrar no mato seguindo as marcas de passagem por dentro da vegetação até à boca da gruta.