Vila Franca de Xira, Alhandra, Serra e Miradouros

Photo ofVila Franca de Xira, Alhandra, Serra e Miradouros Photo ofVila Franca de Xira, Alhandra, Serra e Miradouros Photo ofVila Franca de Xira, Alhandra, Serra e Miradouros

November 12, 2023
November 2023

near Povos, Lisboa (Portugal)

Percurso pedestre circular não sinalizado, com início/ fim junto ao Aldi de Vila franca de Xira onde comprei o almoço.

Descrição retirada da Trilha original:
"Classifiquei o grau de dificuldade, como moderado, uma vez que algumas das descidas depois dos Miradouros, são feitas em pequenos trilhos com bastante desnível, e terreno instável, que podem ser perigosos, principalmente em períodos de chuva.
O primeiro ponto de interesse foi a própria estação de comboio, com os seus inúmeros painéis de azulejo, que retratam a vida das gentes da Lezíria.
Depois da passagem da ponte pedonal, cruzámos o Jardim Municipal Constantino Palha, seguindo posteriormente sempre junto à Margem do Tejo, contornando o bonito Largo do Cais, até chegar ao Edifício moderno da Biblioteca Municipal, Cais das Palavras, que merece uma visita atenta.
A partir daqui, entramos no caminho pedonal Ribeirinho, numa pista muito bem cuidada, onde muita gente aproveitou este bonito dia de Dezembro, para caminhar, correr ou andar de bicicleta. Neste percurso existem diversas pinturas murais alusivas ao local.
Ao chegar a Alhandra, depois de um café na agradável esplanada do Clube náutico, seguimos até à Praça 7 de Maio, onde se encontra o Pelourinho, e ainda espreitámos o Mercado Retalhista.
Depois da passagem superior sobre o caminho de ferro e sob Auto-Estrada A1, tomámos um pequeno e íngreme trilho de acesso, que termina no Miradouro de Alhandra/ Monumento a Hércules, onde se Comemora e Homenageia o sistema defensivo das Linhas de Torres.
Para além da vista magnífica sobre a Vila de Alhandra, Rio Tejo e Lezíria, este local dispõe também de um parque de merendas com acesso automóvel.
Alguns metros adiante encontra-se junto ao percurso, o Forte 114 (Ou primeiro Forte de Subserra), que integrava a primeira linha defensiva, destinada a proteger Lisboa da 3ª Invasão Napoleónica.
O próximo ponto de paragem foi a Quinta da Subserra, que é possível visitar gratuitamente, dispondo de um magnífico conjunto de Edifícios, jardins, lagos, alojamento local, e ainda uma loja de Vinhos da marca própria "Encostas de Xira".
Entre a Sub-Serra e a localidade de A-dos-Loucos, o percurso segue as estradas em pavimento betuminoso, e não apresenta grande pontos de interesse, apenas as vistas para as serranias em redor e para o Rio Tejo.
Depois da paragem para almoço junto ao parque 25 de Abril de A-dos-Loucos, prosseguimos em direcção à localidade do Bom Retiro, onde destacamos alguns murais pintados junto ao Caminho do Cardeal.
Alguns metros abaixo, encontra-se a Fonte ou Chafariz de Santa Sofia, datada do séc. XVII, mas em bom estado de conservação.
Segue-se a longa subida até ao Miradouro do Monte Gordo, onde se obtém uma vista magnífica para Vila Franca de Xira, Estuário do Tejo, e onde vale a pena parar um pouco para usufruir desta paisagem grandiosa.
A partir daqui, é preciso muito cuidado, pois o caminho de descida, é muito instável, com terreno muito escorregadio, até atingirmos a zona da antiga Pedreira.
Entre a pedreira e o Miradouro do Senhor da Boa Morte o percurso é relativamente fácil, sem grande percalços.
Nesse miradouro, destaca-se a Igreja do Senhor da Boa Morte, e são visíveis vestígios das primitivas muralhas do castelo de origem islâmica, o cemitério medieval com sepulturas antropomórficas escavadas na rocha, e as ruínas do Palácio dos Condes da Castanheira, totalmente arruinado em 1755.
Na descida seguinte, é de novo necessário redobrar os cuidados, pois o trilho volta a ter grande inclinação e instabilidade no solo.
Já em terreno praticamente plano, encontrámos as ruínas da Antiga Real Fábrica de Atanados da Vila de Povos, ou Quinta da Fábrica, criada no tempo do rei D. João V, no século XVIII. Representava uma das mais importantes indústrias portuguesas, então com a designação de Real Fábrica de Curtumes.
Ainda na localidade de Povos, destaca-se o antigo Pelourinho, Classificado como Imóvel de Interesse Público."