Vialonga - Parque do Cabeço de Montachique

Photo ofVialonga - Parque do Cabeço de Montachique Photo ofVialonga - Parque do Cabeço de Montachique Photo ofVialonga - Parque do Cabeço de Montachique

December 9, 2016
December 2016

near Santa Olaia, Lisboa (Portugal)

Vialonga -> Mata do Paraiso -> Alto de Santa Cruz -> Contorno da Pedreira -> Túnel da A9 -> Subestação EDP Fanhões -> Forte de Ribas -> Parque do Cabeço de Montachique -> Ribas de Cima -> Ribas de Baixo -> Fanhões -> Pintéus -> Alto de Pintéus -> Restaurante "Os Pneus" -> Zambujal -> Central Solar MARL -> Mata do Paraíso -> Vialonga.

• Photo of jpmendes54
    jpmendes54 Dec 10, 2016

Na sequencia do que hà cerca de 3 meses eu e a minha cara metade vimos fazendo com alguma regularidade embora por percursos mais curtos, hoje resolvemos dar corda aos sapatos e 'botar pra quebrar'. Apesar dos 29.6 Kms indicados, na realidade fizemos cerca de 33 Kms pois só liguei o GPS na Mata do Paraíso já distante do centro Vialonga. A secção entre os Kms 2,8 e 4.2 é uma trilha estreitinha bem engraçada. Não façam este troço com chuva pois hablitam-se a ir parar ao rio Trancão. A parte mais difícil foi a subida da N115 para a subestação da EDP de Fanhões, além da inclinação também hà muita pedra solta. A subida depois de cruzarmos a estrada Fanhões - Ribas até ao Forte de Ribas também não é de desprezar. Como em dezembro os dias são bem mais curtos e não dão para muitas aventuras resolvemos regressar maioritáriamente pela estrada, arriscando ainda descer do alto de Pintéus até à N115 via restaurante 'Os Pneus', cruzar o Zambujal, passar pelas traseiras da central solar do MARL e repetir o percurso por dentro da Mata do Paraíso até Vialonga. No final da trilha aparecem uns 'glitches' que correspondem ao facto de só ter desligado o GPS quando já tinha dado umas voltinhas por dentro de casa.