Photo ofViagem pelos Ossos da Terra - Serra das Talhadas (PR6 - Proença-a-Nova) - Início em Foz do Cobrão Photo ofViagem pelos Ossos da Terra - Serra das Talhadas (PR6 - Proença-a-Nova) - Início em Foz do Cobrão Photo ofViagem pelos Ossos da Terra - Serra das Talhadas (PR6 - Proença-a-Nova) - Início em Foz do Cobrão

February 20, 2022
February 2022

near Foz do Cobrão, Castelo Branco (Portugal)

Neste percurso pedestre, optámos por iniciar a caminhada, na aldeia da Foz do Cobrão, concelho de Vila Velha de Ródão.
Fica situada no sopé da encosta oeste da Serra das Talhadas, na margem esquerda do Rio Ocreza, no extremo noroeste do concelho que faz fronteira com o concelho de Proença-a-Nova.
Nos primeiros metros, entre o casario típico em Xisto, procurámos o único café aberto àquela hora (Café Barateiro), onde também se vendem uns bolinhos típicos deliciosos.
Daqui, descemos até à zona de lazer/ Praia Fluvial, com o seu magnífico Penedo dos Cágados, estacionado ali bem no meio do Ribeiro do Cobrão.
Local muito bem cuidado, com água límpida, zonas de lazer, relvado, e um bar de apoio, que segundo alguns habitantes nos informaram, funciona com pequenas refeições durante o Verão.
Voltámos a subir pelas ruelas de calçada, até encontrar a Travessa do Cêrro, uma pequena vereda em Xisto, que nos leva até ao Açude do Rio Ocreza.
Alguns metros depois, junto da ponte, pudemos visitar alguns moinhos antigos (parcialmente recuperados).
Após cruzar essa ponte rodoviária, já no Concelho de Proença-a-Nova, surge Sobral Fernando, onde se inícia o percurso Oficial PR6 - Viagem Pelos Ossos da Terra.
Esta aldeia surpreendeu-nos, quer pelos espaços públicos muito bem cuidados, mas principalmente pelo casario muito bem preservado, jardins muito floridos, e vários habitantes simpáticos com quem fomos trocando algumas palavras.

A partir daqui entra-se no trilho por uma pequena floresta de pinhal e eucaliptos.
À medida que se sobe a serra, a paisagem torna-se cada vez mais sublime. A vista sobre as aldeias de Foz de Cobrão e de Sobral Fernando, separadas pelo Rio Ocreza, compõem o cenário até ao miradouro de Albarda, onde dispõe de três pontos de observação.
Ao longo de 2,3 Km de percurso, os afloramentos rochosos a Norte do Rio Ocreza
impressionam os visitantes, em especial, nas Portas do Vale de Almourão, reduto de
natureza selvagem, e que é um dos 16 Geomonumentos do Geopark Naturtejo da
Meseta Meridional. Há alguns anos, muitos homens e mulheres humanizavam os socalcos da Serra das Talhadas, entregando-se ao trabalho árduo para cuidar dos olivais e apanhar a azeitona, da qual resultava um dos melhores azeites do mundo. Embora rareiem, ainda se consegue encontrar alguns hectares de olival nestas paragens. Mais à frente, a Ribeira do Alvito com o Rio Ocreza confluem num encontro platinado que reflecte os céus.
A cerca de 500 metros de Carregais, para onde segue e termina o PR2, os dois percursos
separam-se. Vire à esquerda pelo caminho que rasga a floresta extensa, em direcção ao cume da serra. Na encosta à direita, avista-se uma das mais surpreendentes formações geológicas deste lugar. A crista quartzítica de grandes dimensões esconde a misteriosa Buraca da Moura e alimenta lendas ancestrais.
Um corte à direita, levou-nos até ao ponto mais elevado desta serra, com algumas novas atracções: A torre de Vigia, obra do Arquitecto Álvaro Siza Vieira; A nova Rampa de lançamento de Parapente, com bastantes praticantes neste dia; e novas Pistas de BTT.
No sopé da Torre, existe também a Cruz do Alto, monumento ali colocado em 1946.

Do cimo da torre, o olhar alcança 360° de uma paisagem magnífica, com vista sobre várias povoações. Em dias de céu limpo, os olhos alcançam Castelo Branco.

De regresso à crista quarzítica, retomámos o trilho que circunda a Buraca da Moura.
Mesmo ao lado desta, encontrámos a obra de arte denominada "Farol dos Ventos", de autoria Marta Aguiar, Mariana Costa com sofia Marques de Aguiar.
Esta obra é executada em cabos Náuticos coloridos, e foi ali instalada no contexto do Roteiro de Obras de Arte na Paisagem "Cortiçada Art Fest".
Hora de almoço, onde aproveitámos para retomar forças, junto a estes 2 pontos de interesse, observando também as vias de escalada ali existentes.

Ao descer, depara-se, à direita, com a aldeia de Rabacinas e os seus pomares de citrinos
(sobretudo limoeiros) muito frequentes nesta zona do concelho, favorecido pelo micro-
clima da zona.
Mais à frente, no final do contorno da serra, encontrará outro lugar encantado: o
Escorregador da Moura. Calcorreie a rocha e pare para sentir o cheiro desta paisagem
natural, para os amantes da geologia os «scolitos» existentes na formação rochosa
contribuem para o redobrado interesse no percurso.
A partir daqui, o trajecto é mais plano, ajudado pela sombra do pinhal e dos
eucaliptais.
O último "desvio", foi feito para visitar a Gruta da Penha, num pequeno troço muito irregular, onde é necessário algum cuidado
Alguns metros depois, retomamos o percurso inicial, voltando à Aldeia de Sobral Fernando, descendo até à ponte sobre o Ocreza, e subindo de novo até Foz do Cobrão.
Antes do regresso a casa, aproveitámos a fantástica esplanada do Restaurante Vale Mourão, onde uma equipa de funcionários super prestáveis e simpáticos, nos serviram alguns petiscos e bebidas refrescantes!
Ficámos com muita vontade de voltar...

(partes do texto retiradas do folheto do PR6 CM de Proença-a-Nova)

Outros percursos que fiz na Região:
Vale do Almourao - VV Rodao 01-05-2013
PR9-Nisa - Trilho da Mina de Ouro do Conhal - 28-01-2018
Percurso pedestre dos Galegos (PN São Mamede) (02-02-2019)
Percurso Pedestre do Reguengo e escarpas da Feiteirinha (PN São Mamede) (03-02-2019)
Arribas do Tejo (PR1-Gavião) (24-Fev-2019)
Corredor Ecológico das Ribeiras de Alferreireira e Barrocas (PR2 + PR2.1 - Gavião)
Trilhos do moinho Branco (PR8)+ Entre Azenhas (PR7) (Montalvão - Nisa) (01-Maio-2019)
Percurso da Esperança (PR1 - Arronches) (18-01-2020)
Percurso de Ouguela, Sentinela da Raia (PR1, CMR) + Percurso dos Grous (PR2, CMR) (19-01-2020)
Alter Pedroso (15-02-2020)
GR 42 - Grande Rota dos Montes de Monforte
Trilhos das Jans (PR1 NIS) + Trilho da Barca D'Amieira (PR11 NIS)
Caminho das Virtudes (PR2 VVR)
Envendos - Castelo Velho - Pego da Rainha (Mação)
PR4 - Rota dos Moinhos da Ribeira de Margem (Gavião)
Caminho da Moura Encantada (PR5 - Sardoal) + Moinhos de Entrevinhas
PR 1 - Rota do Cerro da Águia (Ferreira do Alentejo)
Pelas Vinhas de São Cucufate (PR1 - Vidigueira)
Nas Centenárias Vinhas de Vila Alva (Cuba)
Circuito pela Vila de Cuba
PR2 AJT - Aljustrel tem uma mina
Cabeço de Vide e Termas da Sulfúrea (Fronteira)
PR1 - À descoberta da Ribeira Grande (Fronteira) (parcial) + Centro Interpretativo da Batalha de Atoleiros
Fantástica Serra de S. Miguel (PR1 SSL) (Sousel)

PictographReligious site Altitude 835 ft

Capela de Foz do Cobrão

Pormenor - Foz do Cobrão

PictographFountain Altitude 745 ft

Fonte

PictographProvisioning Altitude 739 ft

Café Barateiro

PictographWaterfall Altitude 683 ft
Photo ofPraia Fluvial do Penedo dos Cágados Photo ofPraia Fluvial do Penedo dos Cágados Photo ofPraia Fluvial do Penedo dos Cágados

Praia Fluvial do Penedo dos Cágados

Pormenor - Foz do Cobrão

Açude no Rio Ocreza

Vista para o Rio Ocreza e Serra das Talhadas

Photo ofConjunto de Moinhos de água, junto ao Rio Ocreza Photo ofConjunto de Moinhos de água, junto ao Rio Ocreza Photo ofConjunto de Moinhos de água, junto ao Rio Ocreza

Conjunto de Moinhos de água, junto ao Rio Ocreza

Rio Ocreza

Photo ofPainel Informativo - Viagem pelos Ossos da Terra Photo ofPainel Informativo - Viagem pelos Ossos da Terra Photo ofPainel Informativo - Viagem pelos Ossos da Terra

Painel Informativo - Viagem pelos Ossos da Terra

Vista para as Portas do Almourão

Vista para Rio Ocreza

Miradouro

Photo ofMiradouro do Almourão e da Menina dos Medos Photo ofMiradouro do Almourão e da Menina dos Medos Photo ofMiradouro do Almourão e da Menina dos Medos

Miradouro do Almourão e da Menina dos Medos

Pista de BTT - Paineis informativos

Crista quartzítica

Pistas de BTT - Início

Photo ofMarco Geodésico e Rampa de Parapente Photo ofMarco Geodésico e Rampa de Parapente Photo ofMarco Geodésico e Rampa de Parapente

Marco Geodésico e Rampa de Parapente

Recinto muralhado

Corte para a Buraca da Moura

Farol dos Ventos

Obra de arte denominada "Farol dos Ventos", de autoria Marta Aguiar, Mariana Costa com sofia Marques de Aguiar. Esta obra é executada em cabos Náuticos coloridos, e foi ali instalada no contexto do Roteiro de Obras de Arte na Paisagem "Cortiçada Art Fest

Zona de Escalada

Gruta da Penha

• Photo of Pájaro Kuy Kuy
    Pájaro Kuy Kuy Jan 17, 2023

Preciosas vistas del rio Ocreza, saludos 🤗.

migueleloi Jan 17, 2023

Obrigado pela avaliação.
    Um abraço, e boas caminhadas

• Photo of Jorge Costa Carvalho
    Jorge Costa Carvalho Feb 6, 2023

Um excelente trilho. Obrigado pela "partilha"

migueleloi Feb 6, 2023

Obrigado pelo comentário e avaliação Jorge.
    Um abraço e boas caminhadas

• Photo of Tetititu
    Tetititu Feb 26, 2024

Percurso extraordinário pela Foz do Cobrão. Muito boas fotos e explicações. Um abraço forte.