VIA ALGARVIANA SALIR - ALTE

April 26, 2024
April 2024

near Salir, Faro (Portugal)

Trilha de Salir a Igreja matriz Alte, com passagem por:
- Fonte grande em Alte (16.6 km)
- Fonte Pequena (17.1 km)

VIA ALGARVIANA
O Algarve Desconhecido

De Salir a Alte num dia chuvoso

Hoje continuei minha jornada pela deslumbrante Via Algarviana, partindo de Salir, pelas Varzeas de Almarginho, onde podemos vislumbrar antiga engenharia rural das noras algarvias.
O dia trouxe algumas surpresas, começando com um pouco de chuva que, apesar de ser um contratempo, apenas realçou os aromas naturais que acompanharam a minha caminhada.
O caminho estava permeado pelo perfume de alecrim, madresilva e cistus, criando uma atmosfera quase mística.
A fauna nesta região é verdadeiramente rica. Tive o prazer de avistar um coelho ágil, mas ainda estou na expectativa de ver uma raposa, o que adicionaria um toque especial à minha lista de observações. Ao me aproximar de Benafim, passei por um extenso laranjal, onde o aroma doce preencheu o ar. Não pude resistir a experimentar o sumo de laranja local, que é incrivelmente refrescante e delicioso.
A paisagem hoje foi particularmente espetacular. Caminhei entre medronhos e um tapete de flores, com destaque para as papoilas vibrantes que parecem reinar sobre a paisagem. Não perdi a oportunidade de saborear nêsperas frescas, colhidas diretamente do ramo, uma doce recompensa ao longo do percurso.
Alte, meu destino final do dia, é uma localidade que encanta. Este lugar é um retrato vívido de um Algarve autêntico, preservado e cheio de charme, um verdadeiro tesouro escondido.
Caminhar pela Via Algarviana é, sem dúvida, um regalo para os olhos e para a alma, um convite constante à exploração e ao encanto com a natureza e a cultura locais. A cada passo, descubro mais sobre este belo canto do mundo.
Estou ansioso para ver o que o próximo dia me reserva nesta trilha incrível!

Interseção

PictographReligious site Altitude 683 ft

• Photo of Os Pés do Caminho
    Os Pés do Caminho Apr 30, 2024

Uma bela etapa do GR 13. Salir é lindo, Alte uma enorme surpresa, e a entrada na vila pelas fontes é muito bem escolhida, e não esquecer do café em Benafim! Paragem obrigatória a meio caminho para retemperar forças...