Photo ofVargem Pequena (Caminho do Leopoldo) x Colônia Juliano Moreira - Parque Estadual da Pedra Branca Photo ofVargem Pequena (Caminho do Leopoldo) x Colônia Juliano Moreira - Parque Estadual da Pedra Branca Photo ofVargem Pequena (Caminho do Leopoldo) x Colônia Juliano Moreira - Parque Estadual da Pedra Branca

April 12, 2021
April 2021

near Vila Camorim, Rio de Janeiro (Brazil)

O início se dá pela estrada do Caçambé. Rua tranquila e arborizada que possui locais sem maiores transtornos para estacionar.
A partir da segunda ponte a rua passa a se chamar Caminho do Leopoldo. Uma boa parte do percurso segue paralelo ao Rio. Sair da estrada antes de uma curva com poste de número 10. A entrada da trilha é bem discreta.
Há bananeiras, jaqueiras e inúmeras bifurcações indicando que há quem passe por ali para colher frutas. Mesmo a mata se recompondo percebemos que outrora já houve uma estrada de terra por ali. Encontramos ruínas de habitação. Também há presença de capim por longos trechos. Principalmente quando chegamos ao colo até entrarmos na mata. Ali a trilha surge bem pisada e sombreada subindo pela linha de crista. Pela direita percebemos que há vista. Abrimos um singelo mirante para contemplarmos a Serra dos Órgãos e um trecho dos Três Picos. A vista cobre da Pedra da Gávea e as pontas do Maciço da Tijuca.
Logo depois saímos à direita do trajeto da travessia para o Camorim. A descida para trilha que leva a Colônia Juliano Moreira (localidade) tem uma sinalização de cruz abóbora que surgirá mais algumas vezes em outras bifurcações. Embora muito frequentada há trechos sucetíveis a fechar por causa da vegetação. Por isso, logo no início da descida, há um trecho aberto coberto por trepadeiras que obstruem o caminho. Ali o facão e a tesoura de poda começam a abrir a passagem.
Quando a trilha some dá lugar há uma descida por pedras, numa vala que se alarga, dando origem a um leito de rio seco. Por ele vamos nos orientando. Mais adiante mais largo forma um cânion com água. As formações rochosas na área são surpreendentes assim como uma enorme orelha de pau encontrada. Esse ano por causa das chuvas escassas não vemos quedas d’água que com certeza deve haver. Em função disso é tranquilo andar pelas pedras. Atenção dá para seguir os caminhozinhos que sejam paralelos ao rio.
Após atravessarmos o Córrego do Engenho Novo encontramos a estrada de terra. Ali subimos até a represa para conhecê-la e refrescarmos no bota fora da captação de água. Lembrando que não é permitido tomar banho na represa. Pois esta abastece as casas da região.
No fim da estrada o portão estava trancado. Voltando um pouquinho do lado esquerdo de quem desce há um caminhozinho que leva para fora. A rua é nova. Mantida pela FIOCRUZ que faz um trabalho de reflorestamento no local. Aberta com vigias amistosos que nos permitiram trafegar com tranquilidade. Já na avenida Sampaio Correia pedimos um Uber para resgatar o carro na Estrada do Caçambé.

Bifurcação 'tanto faz': 9:26.

PictographWaterfall Altitude 210 ft

Cachoeira Escada D'Água

Caminho de pedras: 12:13.

Carro: 8:46. 16:42.

Colo e junção com a trilha da Pedra Negra: 9:41 / 9:46.

Córrego do Engenho Novo: 14:28.

Estrada asfaltada: 15:40.

Estrada de terra: 14:33. 15:28.

Fim da crista: 11:08.

PictographTree Altitude 818 ft

Fim do capim e mata: 9:51.

Guarita aberta da FIOCRUZ: 16:10.

PictographRuins Altitude 184 ft

Guarita depredada: 14:37. 15:25.

PictographTree Altitude 994 ft

Matinha: 10:37.

Mirante: 10:05.

Paredão: 13:59.

Placa do parque: 9:05.

Placa e represa: 14:47 / 15:16.

PictographBridge Altitude 141 ft

Ponte 2: 8:53.

PictographBridge Altitude 56 ft

Ponte: 8:51.

Poço com salto d'água: 13:50.

Riacho: 9:12.

Rio do Tucum: 12:44 / 13:30.

Saída da estrada à direita pela trilha: 9:02.

Saída da trilha da Travessia para o Camorim à direita: 10:12.

Uber: 16:20.

À esquerda Colônia: 11:16.