Varanda da Estremadura

January 31, 2016
January 2016

near Arieiro, Lisboa (Portugal)

O trilho leva-nos até à Serra de Montejunto, conhecida como a Varanda da Estremadura ou Serra da Neve, devido às suas rigorosas condições climatéricas. É aqui também que fica a Real Fábrica do Gelo, hoje monumento nacional, com construção iniciada em 1741. A mesma destinava-se a fornecer gelo a Lisboa, tanto a comerciantes e hospitais, como à Casa Real.

Começando no imponente cume da serra, junto ao Centro de Interpretação Ambiental, ao longo do trilho somos surpreendidos pelo contraste de paisagens e diversas formações geológicas. Passamos por entre montes e vales, subimos uma íngreme e exigente cascalheira, atravessamos zonas de vegetação cerrada até começar a vislumbrar o magnífico sopé com os seus imponentes maciços.

Considerada área protegida é habitada por mais de uma centena de espécies de aves. Entre as mais raras destacam-se a Águia-perdigueira, Bufo-real e Andorinhão-real.

Do alto do seu miradouro, situado a 666 metros de altitude, podem avistar-se a oeste as Berlengas, a sul a serra de Sintra e a sudoeste as lezírias do Tejo.