Photo ofValongo - Serra de Santa Justa - Capela - Vale de Silveirinhos- Rio Ferreira - Couce - Centro de Trail Photo ofValongo - Serra de Santa Justa - Capela - Vale de Silveirinhos- Rio Ferreira - Couce - Centro de Trail Photo ofValongo - Serra de Santa Justa - Capela - Vale de Silveirinhos- Rio Ferreira - Couce - Centro de Trail

February 5, 2023
February 2023

near Valongo, Porto (Portugal)

Descrevemos um trilho circular efetuado na serra de Valongo com início e final no centro de trail de Valongo perto do centro da cidade.

O Parque das Serras do Porto, com cerca de 6.000 hectares, é composto pelas Serras de Santa Justa, Pias, Castiçal, Santa Iria, Flores e Banjas e abrange territórios dos municípios de Gondomar, Paredes e Valongo. Esta área está classificada desde 2017, como Paisagem Protegida Regional e integra o Sítio Rede Natura “Valongo” e o Parque Paleozóico de Valongo. A rede de Percursos Pedestres do Parque integra uma Grande Rota com cerca 59Km (GR 62) e 17 Pequenas Rotas (num total de 220Km) interligadas entre si.

Este percurso utiliza vários PRs do parque das serras do Porto e tem como principais centros de interesse a visita à capela de santa Justa, à Capela de Santo Sabino, o Vale da Ribeira de Silveirinhos, a povoação de Ramalhoso, a aldeia de Couce e as belas paisagens proporcionadas sobre o rio Ferreira, Serra de Pias e do Castiçal bem como as paisagens para o oeste sobre o Grande Porto.
O trilho percorre diferentes tipos de envolvência as desde vales com densa vegetação, encostas montanhosas com escassa vegetação E ainda uma longa cumeada na serra de santa Justa com excelentes panorâmicas quer a leste sul e oeste.
Não há pontos de água potáveis acessíveis durante o percurso. A descida da capela de santa Justa até ao rio Ferreira percorre o Vale da Ribeira de Silveirinhos que apresenta uma zona densamente arborizada, fornecendo muita sombra. No resto do percurso passamos por algumas zonas arborizadas, mas no geral, existe uma grande exposição solar.
O trilho não apresenta dificuldades na progressão, apresar de algumas subidas e descidas de forte inclinação e com algumas pedras soltas, exigindo algum cuidado. Aconselhamos o uso de GPS devido aos inúmeros caminhos que cruzamos.
O trilho foi por nós classificado como moderado devido a sua extensão, mais de 20 quilômetros e quase 800 m de desnível positivo.

Descrição do trilho:
O caminho inicia-se no centro de treino de trail de Valongo. Progredimos pelo corredor ecológico Durante 600 mts, ao fim dos quais seguimos em frente, abandonando o Corredor ecológico que vira à direita e 400 m adiante viramos a direita, abandonando o GR, que segue em frente.
Na subida para a capela de santa Justa, ao Km 1,5 existe um cruzamento de caminhos. Nós seguimos em frente por caminho de muito forte inclinação (extensão de 350 mts e desnível de 70 metros). Poderá virar à esquerda, seguida de 2 viragens à direita para intersectar de novo o trilho. Este troço tem 550 metros de extensão e portanto menor inclinação (pode consultar em trilho por nós publicado em 18/12/21).
Progredimos até à Capela de Santa Justa. Depois de uma breve visita à capela e zona envolvente, das quais destacamos algumas minas antigas de extração aurífera, descemos à Capela de São Sabino. Continuamos por caminhos de pé posto, direção Norte até a estrada, onde viramos para sul para entrar no Vale da ribeira de de Silveirinhos. Seguimos o trilho de Silveirinhos (PR 6 VLG/GDM), passamos na aldeia de Ramalhoso e continuamos até à berma do Rio Ferreira, na zona das poldras do rio (intransponíveis nesta altura do ano devido ao forte caudal), local onde termina aquele PR. Seguimos pela berma direita do rio Ferreira até à aldeia de Couce, onde iniciamos a subida da Serra utilizando o PR4 VLG, trilho do Porto à Vista. Adiante entramos na longa cumeada na serra de santa Justa, donde podemos apreciar excelentes paisagens quase a 360°. A cumeada termina na Estação de radiocomunicações e posto de monitorização de incêndios, zona que proporciona as melhoras panorâmicas de todo o percurso. Logo depois passamos pelo Miradouro trono da Serra santa Justa com o seu marco geodésico.
Na capela de Santa Justa utilizamos o mesmo caminho até ao Centro trail de Valongo, final do nosso percurso

Para os amantes de bicicleta:
1 - O corredor ecológico não apresenta as melhores condições
2 - a subida para a capela de santa Justa faz-se bem da bicicleta de montanha embora aconselhe ao km 1,5 virar à esquerda pois em frente subida tenho uma inclinação muito forte.
3 - A descida desde a capela de santa Justa pelo vale da ribeira de Silveirinhos e é completamente impraticável para bicicletas
4 - A partir da aldeia de Couce e na subida para a serra de santa Justa os km 11,8 até ao 14,20 cinco são impraticável para bicicletas. O GR apresenta melhores condições. O caminho na cumeada é possível para bicicletas de montanha embora tenha subidas de forte inclinação, algumas da quais em pedra lisa que pode causar dificuldades na progressão

Photo ofCentro de treino running de Valongo Photo ofCentro de treino running de Valongo Photo ofCentro de treino running de Valongo

Centro de treino running de Valongo

Segue em frente

Fim de estrada asfaltada

Fraga Lisa

Aldeia de Couce

Photo ofPanorâmicas e Rápidos do rio Ferreira Photo ofPanorâmicas e Rápidos do rio Ferreira Photo ofPanorâmicas e Rápidos do rio Ferreira

Panorâmicas e Rápidos do rio Ferreira

Panorâmicas da cumeada

Interseção

Photo ofEstação de radiocomunicações e posto de monitorização de incêndios Photo ofEstação de radiocomunicações e posto de monitorização de incêndios Photo ofEstação de radiocomunicações e posto de monitorização de incêndios

Estação de radiocomunicações e posto de monitorização de incêndios

Photo ofMiradouro trono da Serra santa Justa Photo ofMiradouro trono da Serra santa Justa Photo ofMiradouro trono da Serra santa Justa

Miradouro trono da Serra santa Justa

Marco geodésico

• Photo of emilio viejo
    emilio viejo Feb 19, 2024

Bonita ruta con mucjas cosas que ver. Un abrazo