Vales de Mafra

April 28, 2018
April 2018

near Mafra, Lisboa (Portugal)

É no Convento de Mafra que tem inicio mais um dos trilhos mágicos do Concelho...
Numa vila cheia de historia, partimos em busca de outros tesouros que Mafra tem para nos oferecer, embrenhando-nos por dois vales que nos levam até à Freguesia da Carvoeira, por um trilho que segue ao longo de varias ribeiras, onde aqui ou ali, temos de molhar o pé para as cruzar...
Já no ponto mais distante do percurso, no vale da Senhora do Ó, com a sua capela e ponte centenária, abraçamos o Rio Lizandro, regressando a Mafra seguindo pelas suas margens "selvagens", desfrutando da riquíssima flora e fauna, que se vai revelando a cada quilometro deste passeio...
Mais acima, e depois da aventura de varias travessias do rio, utilizando calhaus e troncos para o efeito, encontramos a Capela da Senhora do Arquiteto... Um local tranquilo que nos convida a um descanso perlongado, para desfrutarmos de toda a natureza que nos rodeia... É aí que encontramos um trilho denominado como Trilho do Senhor Heitor, que nos leva de volta a Mafra, de novo ao Convento, que após estes 23Kms nos parece mais belo que nunca...