Vale Glaciar do Zêzere (outra perspectiva)

Photo ofVale Glaciar do Zêzere (outra perspectiva) Photo ofVale Glaciar do Zêzere (outra perspectiva) Photo ofVale Glaciar do Zêzere (outra perspectiva)

May 6, 2017
May 2017

•   4.7 1 review

near Manteigas, Guarda (Portugal)

Com início no parque de estacionamento sobranceiro ao Hotel Vale do Zêzere, junto às placas da Rota do Javali (PR2), seguimos os primeiros quilómetros por este trilho subindo a encosta pelo nosso lado direito, no sentido do viveiro das moitas, percorrendo um trilho bem definido e sombrio, composto de pequenas florestas de carvalhos, castanheiros, vidoeiros e pinheiros, até chegarmos, na zona de Vale do Buraco, ao poste do trilho que indica a direcção da Lagoa Seca, rumo que tomamos no sentido dos poios brancos.

A partir deste ponto vamos percorrendo, por estradão, o andar superior da encosta do Vale do Zêzere virada ao nascente, coberta de blocos graníticos, e que nos dá uma perspectiva privilegiada da profunda garganta, quer para o lado da Vila de Manteigas ou dos Cântaros.

Pouco depois de passarmos a Lagoa Artificial, numa zona conhecida por Malhada Alta, é o momento de irmos atentos ao início do caminho que inverte o sentido da marcha e que está marcado, no lado direito do estradão, apenas com duas pequenas mariolas (pedras sobrepostas), que nos indicam o carreiro que se define no meio dos blocos graníticos e da vegetação composta essencialmente de giestas, que nos leva, em ziguezague, a descer a encosta até à estrada N338 e desta ao fundo do vale, devendo-se contar, nesta rota sinuosa, com algum pendente de inclinação, mas que se faz muito bem, embora se recomende o uso do bastão.

Destacam-se neste momento da descida as vistas privilegiadas para a encosta oposta do Vale, as moreias do Espinhaço do Cão, o Vale da Candeeira e as suas cascatas, a Fraga da Risca da Bezerra e todo o maciço onde se implantam os Cântaros (Raso, Magro e Gordo).

O caminho de regresso faz-se pelo estradão dos Lameiros, no sentido do Covão Caldeira, tendo como cenário os terrenos com pastos ainda verdejantes e algumas casas típicas da serra, conhecidas por cortes, até chegarmos ao ponto de partida em Manteigas.

PictographDoor Altitude 2,433 ft

Inicio

Pormenor do percurso

Rochas pitorescas

Vista para os Cântaros e Pedras Sobrepostas

Photo ofO Vale do Zêzere e pormenor do percurso Photo ofO Vale do Zêzere e pormenor do percurso Photo ofO Vale do Zêzere e pormenor do percurso

O Vale do Zêzere e pormenor do percurso

Photo ofVale Longo, Cântaros e Poios Brancos Photo ofVale Longo, Cântaros e Poios Brancos Photo ofVale Longo, Cântaros e Poios Brancos

Vale Longo, Cântaros e Poios Brancos

Ainda se faz bem em 2021? Pergunto porque não é um trilho marcado

• Photo of Ulisses Silva
    Ulisses Silva Apr 4, 2021

Caro João Moreira, apesar de não ser uma rota oficial, partilhamos a sinalética de parte dos troços do “PR2-Javali” do “PR6-Glaciar” e derivações do “PR7-Poios Brancos”, não existindo nesta parte do percurso qualquer dificuldade. Apenas na descida até ao Vale Glaciar (Km 9,5 a 10,7), que começa logo depois de passar a Lagoa Artificial, poderá contar com alguma vegetação, mas em outubro de 2020, verifiquei que foi novamente limpo esse troço, que se recomenda fazer sempre a descer. Bons e seguros trilhos.

• Photo of Jason Fogaros
    Jason Fogaros Oct 22, 2022

Really enjoyed the trail despite the ice / rain / extreme wind!

• Photo of Ulisses Silva
    Ulisses Silva Oct 22, 2022

Thanks "jfogaros" for your review. Glad you enjoyed the trail, despite the weather conditions.