Vale do Rossim ao Covão dos Conchos com Neve

Photo ofVale do Rossim ao Covão dos Conchos com Neve Photo ofVale do Rossim ao Covão dos Conchos com Neve Photo ofVale do Rossim ao Covão dos Conchos com Neve

November 9, 2014
November 2014

•   4.3 1 review

near Manteigas, Guarda (Portugal)

Caminhada de 13.5 km com saída do Vale do Rossim. Poucos participantes, que a maioria estava com medo do tempo. Começamos com 1,5º C no Vale do Rossim e terminámos com 2,5ºC. Com alguma nevoeiro, o frio rapidamente desapareceu na subida para a zona dos Fragões das Penhas. Aqui lá tivemos o primeiro contacto com alguma neve. Descemos para o Vale do Conde e esta parte não foi fácil, pois o trilho estava cheio de água. Pés molhados e com o frio... Já no Vale do Conde vimos um Jeep(depois falaremos mais sobre isto) e procurámos um local para atravessar a Ribeira das Nateiras, uma vez que as pedras que permitem a passagem estavam submersas. Teve que ser com um saltinho. Ninguém foi à água e siga para o Covão dos Conchos. A neve foi aumentando e o frio também, muito graças ao vento. Brincadeiras na neve e chegámos ao destino. Que paisagem fantástica. O Covão dos Conchos já é bonito, mas com neve... O regresso fez-se pelo mesmo percurso e já no Vale do Conde lá estava o Jeep. Depois de alguns sinais, sai uma senhora do jeep que explica que estavam à espera de outro Jeep para os puxar pois tinham ficado atolados. Coisa mais incrível...o grupo de caminhantes a perguntar ao pessoal do Jeep se precisavam de alguma coisa!!! Lá seguimos viagem de regresso ao Vale do Rossim. Tempo para ir fazer 2 caches e ver uma Lontra e embora para casa que estava muito frio. 2,5ºC. Em Seia estavam 12ºC

Informação:
Vale do Rossim
Funciona como espaço de recreio e lazer nos meses de Verão. Esta Barragem serve as centrais da EDP e inunda uma área de 371.000 m2. Junto à casa do guarda da EDP

Vale do Conde
1590 m.
Este pequeno vale glaciário é coberto por um imenso cervunal que, no Verão, alimenta o gado transumante do Sabugueiro. Em solos de turfa, esta associação vegetal, em que o cervum domina, é formada por espécies próprias de zonas frias. Encontra-se em todo o planalto acima dos 1600 m, entre rochedos, em profundos covões ou em extensos vales. São sítios muito sensíveis e raros, com uma expressão única no país. Merecem todo o cuidado, quando percorridos.

Covão dos Conchos
Esta pequena barragem desvia as águas para a Barragem da Lagoa Comprida através de um túnel com 1519 m de comprimento.