Vale do rio Guaratuba - travessia Biritiba Mirim x Praia de boraceia

Photo ofVale do rio Guaratuba - travessia Biritiba Mirim x Praia de boraceia Photo ofVale do rio Guaratuba - travessia Biritiba Mirim x Praia de boraceia Photo ofVale do rio Guaratuba - travessia Biritiba Mirim x Praia de boraceia

Experts only
2 days 18 hours 2 minutes
September 5, 2020
September 2020

near Casa Branca, São Paulo (Brazil)

Vale do guaratuba -

Expedição realizada em 3 dias em um dos lugares mais protegidos da serra do mar , o rio Guaratuba , ele está cituado dentro das dependências do parque estadual da serra do mar padre dória , e na estrada da Sabesp onde ficam o reservatório de tratamento de água do rio claro , ou você entra com autorização que é quase impossível de conseguir , ou entra por uma trilha cladestina varando mato , sentido cachoeira do diabo , e seguindo as torres de energia até sair na estrada de novo , saímos na estrada novamente ,agora longe das vista das portarias da Sabesp , agora era mais 12 kms até a estação elevatória do rio Guaratuba , com risco de ser pegos pela fiscalização do parque , um carro veio em nossa direção só vimos as luzes , corremos pro meio da mata para não ser visto se jogamos num morrinho , eles pararam desceram do carro como era meia noite , ligaram as lanternas e não nós viram haha , cena de filme mesmo até hoje todos nós se pergunta será que eles não nós viram mesmo kkk essa ficou pra história parecia filme daqueles de espião, eles foram embora levando tappuer com nosso lanche , e quando eles seguiram frente esperamos um pouco e saímos correndo feitos doidos adrenalina tomou conta , e saímos turbinados igual o papa legas fugindo do coiote kkk , fizemos os 12 kms num piscar de olhos , quando vimos chegando ao estação do guaratuba as 01:00 da manhã , estavam com as luzes acessas então passamos em silêncio para que não nos percebessem ali , entramos a uma picada na curva do lado direito do rio, até ela nos levar ao pocao do guaratuba , local do nosso primeiro pernoite , onde fizemos um bivak coletivo , mesmo e ficamos jogando conversa fora e imaginando como não fomos pegos naquela hora , ficamos com um pé atrás , mais logo dormimos e as 06:00 horas levantamos tomamos aquele café merecido , e iniciamos a travessia rumo ao desconhecido dos maiores desníveis da serra do mar, seguimos pelo lado direito do rio , que no começo mostrou-se tímido raso e plano até que apareceu a primeira queda de água contornamos pela direita e acessamos ela , pequena mais linda , a neblina cobria tudo quase não dava pra ver nada , voltamos seguindo pela direita varando mato , onde logo uma parte complicada de passar uma parede de pedra em 90 graus cerca de 10 metros de altura nós fez usar a corda para descer em segurança escorregando muito , descemos e chegamos a base da cachoeira , atravessamos pro lado direito varando mato novamente, para ultrapassar um poço lindo que se formou a nossa frente ,seguindo , a água se espreme por uma garganta que forma um tobogã em quase que em queda livre , varamos mato pela direita , subindo um morro que parecia não ter fim , quando chegamos ao topo deveria ter uma vista linda por uma janela , mais estava tudo coberto pela neblina , então começamos a descer rápido por uma mata mais aberta e descendo suave até que tínhamos que voltar ao rio , então começamos descer a piramba escorregando hora deslizando , até chegarmos ao pé de uma cachoeira linda , já na curva do rio , onde reunimos o grupo e a decisão foi de acampar , por que tava uma neblina forte e garoando nos privando de aproveitar muita coisa então paramos montamos acampamento , o rango da Lu mais uma vez não decepcionou , e comemos bem para poder descansar tudo que não tínhamos descansado a noite anterior , decisao mais que acertada no outro dia amanheceu um dia lindo de sol quente , tomamos aquele café reforçado desmontamos acampamento , e partimos atravessamos o rio , para o lado esquerdo pois pela direita era impossível acessar as cachoeiras , varamos mato pela piramba da esquerda e saímos num patamar mais abaixo onde era possível ver uma queda do afluente , um tobogã e um poço azul lindo , descendo pela esquerda varamos mato e saímos em uma cachoeira , paramos para um lanche , e eu e kalidon subimos pelo lado esquerdo para acessar a cachoeira da junção ,

Vale muito difícil
Só para experientes
Só vara mato e escalada livre

PictographInformation point Altitude 2,601 ft

PictographLake Altitude 198 ft

PictographRiver Altitude -1 ft

PictographMonument Altitude 7 ft

Ônibus gratuito do condomínio até a rio santos

• Photo of Ari D. Oliveira
    Ari D. Oliveira Sep 9, 2020

Parabéns só morador da cidade de Biritiba-Mirim já fiz a travessia do rio Guaca saindo de Biritiba-Mirim até a ponte na Mogi Bertioga estou me programando a mias de 4 messes pra fazer esse do guaratuba uma hora sai dos planos kkk
    Parabéns vcs são foda pra caralho

• Photo of Fernando Luz Duarte
    Fernando Luz Duarte Sep 9, 2020

Vlw haha, só toma cuidado na hora de entrar lá , é bem protegido tem os guardas da Sabesp e tbm os guardas do parque , fomos de noite varando mato seguindo as torres até cair na estrada novamente , lá dentro tem ronda de carro , tivemos que nos esconder no mato , o vale é foda disnivel monstro vara mato foda , só pirambeira , várias cachoeiras lindas pelo caminho , vale a pena , boa trilha e boa sorte ,

• Photo of flasurf
    flasurf Feb 19, 2021

hahaha Que aventura Irada !!! Moro no morada onde vocês saíram, inclusive pelas fotos saíram na rua de casa, to sempre na mata, mas nunca cheguei a subir tanto, se rolar uma nova e puder da um toque que to dentro !!! Abraços

• Photo of Mallef furquim
    Mallef furquim Mar 16, 2022

Uma dúvida, o percurso tem partes que irá ficar submerso na água? Pretendo ir mas não tenho saco estanque, colete e segunda pele como vi nas fotos

• Photo of Fernando Luz Duarte
    Fernando Luz Duarte Mar 16, 2022

Salve Lucas beleza , olha não tivemos que nadar em nenhuma parte do percurso , é bom sempre estar preparado para diversas situações , se não tem estaque coloca um saco Preto daqueles grande e grosso por dentro da mochila e colocas as coisas dentro dele e fecha com um pouco de ar , serve como estaque e faz o mochila boiar tbm , abraço e boa sorte