Vale do Pati 4 dias - Suunto 9

March 3, 2022
March 2022

near Guiné, Bahia (Brazil)

Dicas:
Deslocamento Palmeiras-Guiné: As linhas de ônibus (Rápido Federal) partem de Salvador e chegam à Palmeiras/BA, distante cerca de 35km do povoado da Guiné por estrada de terra com apenas uma van que faz o trajeto por dia. Esse trecho pode ser feito por automóveis particulares fretados ao preço de R$ 250,00 a viagem ou de carona. Dica Importante: Ao desembarcar do ônibus a primeira coisa a fazer é se informar se há transporte para a Guiné e indicar aos motoristas que ficam ao lado da rodoviária que destino você quer (antes de pegar a bagagem, inclusive!!). Se você perder esse transporte só vai arrumar outro quando chegar outro ônibus à cidade, várias horas depois.

Cachoeira do Calixto: A trilha é quase toda percorrida por dentro da mata e possui trechos de subida e descida o tempo todo. Em épocas de grande fluxo de pessoas e chuva o trajeto fica bem enlaçamento e o uso de botas impermeáveis e bastões de caminhada vão te ajudar muito.

Clima: O clima durante a trilha (final fevereiro) se manteve instável o tempo todo com intervalos de tempo seco e chuva, o que é normal para a época do ano.
Ritmo: Muitos trecho em subida dificultam velocidades acima de 2km/h (carregado), como a saída do Vale até o mirante da Rampa e a subida do Beco da Guiné. Em outros trechos é possível chegar a 3,5km/h com carga.
Trilha da cachoeira dos Funis: a trilha é através do rio sendo necessário caminhar sobre as pedras e mudando de margem do rio, com o clima chuvoso a possibilidade de ter de molhar a bota é grande!
Primeiro trecho até a trilha do beco da Guiné pode ser feito de carro, procure agendar um transporte para a ida ou a volta no povoado da Guiné caso não queira fazer o trecho de pouco mais de 3km a pé.