Vale de Besteiros - PR1 TND- Rota dos Laranjais

Photo ofVale de Besteiros - PR1 TND- Rota dos Laranjais Photo ofVale de Besteiros - PR1 TND- Rota dos Laranjais Photo ofVale de Besteiros - PR1 TND- Rota dos Laranjais

July 27, 2023
July 2023

near Figueiral, Viseu (Portugal)

Vale de Besteiros - PR1 TND Rota dos Laranjais

"À descoberta de uma floresta relíquia:
Há preciosidades que se escondem mesmo à nossa frente. Ao olhar a serra do Caramulo a partir do Vale de Besteiros, a visão dirige-nos à cumeada da serra e ao espetáculo geológico que nos apresenta. A meia encosta, já são os tons coloridos, de acordo com as estações do ano, que nos apelam ao olhar, com casas a emergir aqui e ali, pintando uma paisagem natural e humana de singular beleza.
Mas é à medida que nos aproximamos do que ao longe avistámos, que os segredos mais preciosos se revelam. A Rota dos Laranjais, leva-nos assim à descoberta de um pequeno mundo dentro do Caramulo. Dos coloridos laranjais aos soutos de imponentes castanheiros, dos carvalhais antigos à floresta relíquia que acompanha o pequeno, mas espetacular, curso do Rio de Castelões. E pelos caminhos, muitas são as construções deixadas pelo Homem, algumas aproveitando os recursos naturais, outras homenageando divindades.

Descrição do Percurso:
É no Santuário do Imaculado Coração de Maria, um dos mais antigos dedicados à Virgem em Portugal, que tem início a caminhada por um Caramulo diferente do usual, onde laranjeiras, castanheiros, carvalhos e árvores de fruto de todos os tipos assumem o papel principal.

Ao fim de alguns passos, atravessa a aldeia de Ribeiro, da qual se sai por um espetacular túnel de castanheiros e laranjeiras, acompanhado à direita por uma antiga levada que ainda hoje conduz a água do rio de Castelões a uma azenha bem conservada. Sempre embrenhado em floresta agrícola, logo se chega ao Lugar de Costa, onde se atravessa o rio de Castelões, cujo curso o irá guiar num troço de cerca de 700 m, acompa-nhado por uma floresta que é uma autêntica relíquia da vegetação autóctone portuguesa. Terminada a subida, o percurso entra numa vertente mais urbana, passando pelas aldeias de Figueiral, Vila de Rei, Rocio, Quintal e Eiras, onde se recomenda atenção às capelas e, entre Vila de Rei e Rocio, às impressionantes ruínas da Quinta da Cruz, bem como para um eucalipto de dimensão titânica e para um souto de castanheiros ainda em produção."
- retirado do site - https://www.visitviseudaolafoes.pt/listagem/rota-dos-laranjais/

PictographWaterfall Altitude 692 ft

PictographBridge Altitude 854 ft

PictographWaterfall Altitude 998 ft

PictographTree Altitude 0 ft

Floresta relíquia

Photo ofQuinta da Cruz (ruínas) e Eucalipto monumental Photo ofQuinta da Cruz (ruínas) e Eucalipto monumental Photo ofQuinta da Cruz (ruínas) e Eucalipto monumental