Vale das Ostras e Cachoeira do Meu Deus

Photo ofVale das Ostras e Cachoeira do Meu Deus Photo ofVale das Ostras e Cachoeira do Meu Deus Photo ofVale das Ostras e Cachoeira do Meu Deus

September 26, 2021
September 2021

near Sítio Corda, São Paulo (Brazil)

Vale das Ostras e Cachoeira do Meu Deus - Eldorado/SP

Trilha organizada pela Extreme Life - Jefferson (19)99713-2398

Chegamos em Eldorado/SP por volta das 6am. Após café da manhã, partimos em direção a uma comunidade Quilombola que administra a Cachoeira do Meu Deus. É exigido guia para fazer o percurso do vale das Ostras até a cachoeira.

*** A trilha ***

A trilha se inicia em um longo aclive pela estrada de terra, aonde o guia vai contando sobre o local.
*Inicialmente, era chamado de vale da morte e cachoeira da morte, mas, por estar perto da Caverna do Diabo, havia um certo receio com o marketing negativo rsrsrs.
Então, foi alterado para Cachoeira do "Meu Deus", pois é a reação da maioria que avista sua bela queda*

Após quase 2km de subida, há uma trilha em declive à direita por dentro da bela mata. Após a descida já se encontra o rio e a primeira cachoeira, que é bem pequena.

A partir daí, quase todo o trajeto é feito dentro d'água, com água até o joelho. Recomendo o uso de sandálias tipo "papetes", ou tenis/sapatilha híbridas aquáticas de neoprene. Na ausência desses, um tênis.

Sempre subindo, visitamos 11 cachoeiras. A dificuldade da trilha é fácil, com alguns poucos pontos intermediária. Cada cachoeira com sua particularidade; todas lindas, com água cristalina.

Antes da cachoeira do Meu Deus, temos um estacionamento, de onde e possível acessá-la sem percorrer as demais. A 600m a frente, passando novamente pelo rio e alguns pontos aonde a trilha foi manejada para facilitar (muito) o acesso, aparece a cachoeira. Com uma queda de 53m, é uma das maiores de SP! E com um bonus: atrás da queda, há uma pequena gruta (como nos filmes de piratas). Para acessar, a recomendação é ir "de costas", tal a força da água e o spray que sobe. Há uma corda para facilitar o acesso.

Com certeza, uma das mais belas cachoeiras que já visitei!

Para o retorno, basta ir ao estacionamento e descer pela estradinha de terra até a base da comunidade.

OBS: Trilha bem tranquila.

Quilombola

PictographFlora Altitude 563 ft

A trilha é quase toda dentro do rio, com água no joelho. Recomendo sandálias (papetes) após esse ponto.

PictographWaterfall Altitude 373 ft

PictographFlora Altitude 695 ft

• Photo of Roger*386
    Roger*386 Oct 1, 2021

Oi irmão você foi ai. Meus pais moram perto. Quero conhecer aí tambem

• Photo of VaTrilhar (mv_mao)
    VaTrilhar (mv_mao) Oct 1, 2021

Vá mesmo! Cachu linda demais!!!!!

• Photo of Roger*386
    Roger*386 Oct 1, 2021

Vou sim. Tem Iporanga ali perto

• Photo of Minhas rotas
    Minhas rotas Oct 4, 2023

Eu estou planejando ir, dá para fazer Vale das Ostras, cachoeira do meu Deus e Caverna do Diabo em um mesmo dia?

• Photo of VaTrilhar (mv_mao)
    VaTrilhar (mv_mao) Oct 4, 2023

Boa tarde, acho bem difícil. Eu faria o Vale Cachu se tivesse que escolher.