Photo ofVale da Utopia — Pinheira, Praia do Maço, Prainha, Guarda do Embau e Morro do Urubu Photo ofVale da Utopia — Pinheira, Praia do Maço, Prainha, Guarda do Embau e Morro do Urubu Photo ofVale da Utopia — Pinheira, Praia do Maço, Prainha, Guarda do Embau e Morro do Urubu

March 20, 2024
March 2024

near Pinheira, Santa Catarina (Brazil)

Por sugestão do amigo Regis, após concluir a volta da Ilha partimos para Pinheira para fazer a trilha do Vale da Utopia.
Iniciamos a trilha na praia de Cima com o sol nascendo, fomos até a ponta da costeira onde há uma linda formação de pedras e em seguida seguimos rumo à Praia do Maço, logo encontramos a primeira cerca de arame farpado, são várias que cruzaremos ao longo do percurso. Após passar a cerca encontramos um pescador que retornava para Pinheira que nos contou que houve algumas encrencas na região, sobre um bar na praia do Maço que foi demolido e que o dono da terra não gostava que passasse por ali, mas disse para seguir tranquilo que não dava em nada.
Passamos pela linda praia do Maço que está localizada na vertente do Vale da Utopia, vimos o que sobrou do tal bar. Continuamos acompanhando a costeira com suas lindas paisagens e logo chegamos na Prainha (o nome da praia é esse mesmo) que por sinal é bem grandinha (800 m de extensão). Da Prainha para a Guarda do Embau tem duas trilhas, optamos pela trilha da costeira. Na ponta da costeira tem-se uma linda vista da Praia da Guarda do Embau e das outras duas prainhas. A trilha segue para as praias menores e em seguida se bifurca para a Pedra do Urubu. Subimos a trilha da Pedra do Urubu de onde se tem uma vista panorâmica da Guarda do Embau e vê-se com clareza o rio da Guarda do Embau que desemboca ali formando uma península. Tentamos encontrar uma trilha que segue pela crista da montanha, mas, se existe ela está bem fechada pela mata. Descemos pela trilha que subimos e seguimos para a vila, de lá seguimos por uma área rural, passando por cercas e pastos até a encosta do morro, ali a trilha está um pouco fechada e pessoas sem experiência podem não encontrar a entrada da trilha. Após subir uns 100 metros a trilha fica mais aberta e já não há perigo de errar. Mais a frente encontramos uma casa à beira de um lago, e uma porteira ao lado do estábulo, nos confundimos um pouco e tentamos passar por trás, mas tem um brejo sem saída. Na realidade a trilha passa na frente da casa e no final do campo em frente a ela encontramos o Sr. Valdir, dono daquele sítio que estava ali cuidando do gado. Gente muito boa, conversamos muito e seguimos com ele para a Praia de Cima, por coincidência ele mora em frente a pousada que estávamos, (deixei uma foto da casa dele, e que ele aluga para temporada). Entre os causos contados, está o do tal bar na praia do Maço, ali o irmão dele construiu o bar e abriu um camping sem estrutura, a justiça mandou demolir tudo por estar irregular. Descemos o morro por um caminho que mais parece uma estradinha de terra e rapidinho chegamos à pousada.
A trilha é de dificuldade moderada, mas exige um pouco de preparo físico e experiência, apesar que é impossível alguém ficar perdido ali. Entre a Guarda do Embaú e a Praia da Pinheira tem ruas e o retorno após a descer da Pedra do Urubu pode ser feito por elas.

PictographBeach Altitude 13 ft

Pousada Vila da Praia

• Photo of Régis Pandini
    Régis Pandini Mar 20, 2024

O que vc achou do vale da Utopia?

• Photo of aacoelho
    aacoelho Mar 20, 2024

Trilha linda demais, muito visual. Valeu a pena.
    Foi um relax depois da volta da ilha.