VALE DA TEIXEIRA DESDE P. C. VIDOEIRO

Photo ofVALE DA TEIXEIRA DESDE P. C. VIDOEIRO Photo ofVALE DA TEIXEIRA DESDE P. C. VIDOEIRO Photo ofVALE DA TEIXEIRA DESDE P. C. VIDOEIRO

1969
December 8, 2019
December 2019

near Geres, Braga (Portugal)

FOTOS DESTA E DE OUTRAS TRILHAS EM ”CAMINHANTES"

VALE DA TEIXEIRA DESDE PARQUE DE CAMPISMO DO VIDOEIRO

O trilho realizado tem início/fim no Parque de Campismo do Vidoeiro e desenvolve-se em plena Serra do Gerês, ao longo de um percurso com cerca de 15 quilómetros, com condições para ser feito, exclusivamente, a pé, e é o resultado da junção de partes de vários trilhos: Trilho dos Currais; Trilho do Vale da Teixeira; Trilho da Costa da Cantina e Trilho da Preguiça.

Saímos do Centro de Educação Ambiental, junto ao Parque de Campismo do Vidoeiro (447m) e seguimos o PR3-Trilho dos Currais. Percurso pedestre sinalizado, de caráter cultural e paisagístico, com particular destaque para as tradições comunitárias de pastoreio de montanha que proporciona um contacto direto com o espírito e tradições comunitárias locais, nomeadamente a organização silvopastoril, denominada de vezeira. Permite conhecer, numa parte importante da serra do Gerês, diversas estruturas que são necessárias para este tipo de organização comunitária como são os Currais e as respetivas cabanas, onde pernoitam os(as) pastores(as), aguardando a sua vez - daí o nome de vezeira - de tomar a responsabilidade do pastoreio do gado.

Esta primeira parte a subir, é bastante difícil para quem não estiver habituado, são cerca de 4 kms sempre a subir, no entanto a beleza desta mata compensa todo o esforço da subida. Ainda fizemos um pequeno desvio para visitar uma esquecida cascata (Cascata do Vidoeiro). A subida termina junto ao Curral da Lomba do Vidoeiro (942m), neste local aproveitamos para apreciar o magnifico planalto enquanto fazíamos o merecido reforço da manhã.

Aqui, deixamos o PR3-Trilho dos Currais e seguimos por um velho trilho de pastores em direção ao Prado e Cabana da Teixeira (968m), onde intersetamos o PR-Trilho do Vale da Teixeira. Este é um percurso pedestre não sinalizado com início num caminho florestal próximo da Pedra Bela e termino na Casa Florestal de Leonte. Ao longo deste percurso estão identificados e descritos cerca de 30 pontos de interesse, relacionados com os valores naturais, culturais, geológicos e paisagísticos do local.

Agora seguimos pelo Trilho do Vale da Teixeira, fomos subindo progressivamente acompanhando o Rio do Camalhão, passamos pelo Curral do Cambalhão (1045m) e Curral da Freza ou do Junco (1145m) até alcançar a Portela da Chã da Freza (1196m). Nas nossas costas, uma magnifica panorâmica de toda a imponência do Vale da Teixeira! Aproveitamos o local para o almoço.

Já de estômago recomposto, aconchegado por café, iniciamos a progressiva descida para o Prado do Vidoal (1108m). Aqui seguimos o velho Trilho da Costa da Cantina, passamos pelo Curral da Raiz (998m) e descemos até à ER 205-5, que intersectamos junto à fonte da Cantina. Percorremos a estrada por 500 metros no sentido ascendente até alcançar um desvio, pouco definido, à nossa esquerda, mas percetível devido à queda de água, é a Cascata de Leonte (787m).

Daqui seguimos o PR10-Trilho da Preguiça. Percurso pedestre sinalizado, de caráter natural, geológico e panorâmico, com particular destaque para a ecologia do carvalhal. Apresenta formações vegetais com uma diversidade de espécies e uma estrutura próximas da vegetação primitiva - o carvalhal - que cobriria toda a região. Apresenta, ainda, formações vegetais que evidenciam o impacte das atividades humanas, nomeadamente a agricultura, a pastorícia, a silvicultura, o fogo e a introdução de espécies exóticas e invasoras sobre a cobertura vegetal original.

Alcançado o fim do Trilho da Preguiça, perto da Casa Florestal da Preguiça, seguimos a estrada cortando aqui e ali algumas curvas pela mata até alcançar o ponto de chegada no Parque de Campismo do Vidoeiro.

Mais um excelente trilho no nosso lindo Gerês feito em boa companhia num lindo dia de inverno, solarengo e pouco frio para a época e um regresso a casa com paragem na Adega Ramalho para celebrar a amizade.

IMPORTANTE
O trilho está localizado em Área de Proteção Parcial de Tipo I, segundo as regras do PNPG, não é permitido a grupos superiores a 10 pessoas a realização deste percurso sem autorização prévia.

OBSERVAÇÕES
- O trilho é belíssimo com paisagens deslumbrantes do Gerês e Vale da Teixeira.
- É um trilho difícil, apesar de o classificar-mos como moderado, principalmente para os menos habituados, devido aos fortes declives. Quem não estiver preparado fisicamente pode ser uma experiência dolorosa.
- Percurso não sinalizado, existem mariolas mas levam para diferentes trilhos, aconselha-se o uso de GPS.
- Recomendam-se cerca de 7 a 8 horas para percorrer todo o caminho e tomar contacto com os vários pontos de interesse de valor natural, culturais, geológicos e paisagísticos do local.

FICHA TÉCNICA
Realização: dezembro 2019
Percurso: Parque de Campismo do Vidoeiro - Curral da Lomba do Vidoeiro - Prado da Teixeira - Curral do Cambalhão - Curral da Freza - Chã da Freza - Prado do Vidoal - Curral da Raiz - Cascata de Leonte - Cascata da Laja - Parque de Campismo do Vidoeiro
Distancia: 15,3 km
Duração: 7h44min
Tempo em movimento: 5h05min
Tempo parado: 2h39min
Movimento médio: 3,01kms/h
Acumulado positivo: 1132m
Acumulado negativo: 1125m

Se gosta das nossas trilhas adicione a sua avaliação no final da página.
Obrigado pelo seu comentário e avaliação.

Si te gusta nuestras rutas haz tu propia valoración al final de la página.
Gracias por tu comentario y valoración.

If you like our trails, leave your own review at the end of the page.
Thank you for your comment and review.

A equipa Caminhantes

PRADO E CABANA DA TEIXEIRA

RIBEIRO

CURRAL DO CAMBALHÃO

CURRAL DA FREZA (OU DO JUNCO)

CHÃ DA FREZA

RIBEIRO DA FIGUEIRA

• Photo of M. MOREIRA AZEVEDO
    M. MOREIRA AZEVEDO Dec 9, 2019

Excelente trilho. Paisagens e prados muito bonitos. Durinho mas não muito...só não percebi porque no mesmo prado tem dois nomes... Vidoeiro e Vidoal...

• Photo of Caminhantes
    Caminhantes Dec 9, 2019

Olá Moreira!
    São dois prados diferentes, um Prado da Lomba do Vidoeiro e outro Prado do Vidoal...