Activity

Vale Cambra: PR 4 TRilho de Trebilhadouro

Download

Author

Trail stats

Distance
6.94 mi
Elevation gain
1,234 ft
Technical difficulty
Moderate
Elevation loss
1,234 ft
Max elevation
2,271 ft
TrailRank 
25
Min elevation
1,092 ft
Trail type
Loop
Time
3 hours 41 minutes
Coordinates
833
Uploaded
November 13, 2020
Recorded
November 2020
Be the first to clap
Share

near Roge, Aveiro (Portugal)

Viewed 126 times, downloaded 11 times

Itinerary description

Iniciei o percurso em Rôge no sentido contrario aos ponteiros do relógio. Existe deficiência na sinalética, logo no inicio, assim para quem fizer este percurso fica a dica: o percurso vai pelo lado esquerdo da igreja e na parte traseira existe umas escadas. A partir daqui não haverá problemas em seguir o trilho.
No meu entendimento o inicio em Rôge é uma boa sugestão, com a parte mais difícil no inicio. Assim começamos a baixa altitude com subida até Trebilhadouro e passados mais 2 kms é sempre a descer até a Rôge.

Informação do percurso na página da autarquia:
Nas encostas da Serra da Freita domina o verde dos pinheiros e eucaliptos e, junto às ribeiras, os socalcos que dividem pequenos terrenos agrícolas. Não será difícil observar espécies como o pica-pau, o gavião, bandos de perdizes, ou a borboleta acobreada-da-montanha.

Ao chegar junto do rio Caima, espera-o um pequeno paraíso na margem esquerda da albufeira: a Levada de Santa Cruz desenvolve-se entre florestas frondosas, propícias ao crescimento de fetos e fungos e que são o habitat perfeito para o Lagarto-de-água, a rã ibérica ou a lontra.

A aldeia de Trebilhadouro, detentora do título de "Aldeia de Portugal", esteve desabitada durante décadas, tendo sido recuperada para turismo rural. Está perfeitamente integrada na paisagem envolvente e mantém a traça da casa rural portuguesa em pedra granítica, material que se estende aos caminhos. Diz a tradição que o nome deriva de um tesouro, formado por "três bilhas de ouro".

A cerca de 1km da aldeia, num afloramento granítico ao lado de um pequeno riacho, localizam-se as gravuras de Trebilhadouro. Os motivos gravados incluem espirais, covinhas, linhas e armas (provavelmente um machado de pedra).

Em Rôge destaca-se o complexo religioso constituído pela Igreja de S. Salvador e pelo Cruzeiro, classificado Monumento Nacional, desde 1949. Ambos os monumentos apresentam traços do estilo barroco, tendo sido edificados em meados do século XVIII. O cruzeiro terá sido derrubado pelo temporal ciclónico de 1945, e restaurado em 1947.

Waypoints

PictographWaypoint Altitude 1,175 ft

Barragem

PictographWaypoint Altitude 1,419 ft

Aldeia Ai das Figueiras

PictographWaypoint Altitude 2,013 ft

Aldeia de Trebilhadouro

A aldeia de Trebilhadouro, detentora do título de "Aldeia de Portugal", esteve desabitada durante décadas, tendo sido recuperada para turismo rural. Está perfeitamente integrada na paisagem envolvente e mantém a traça da casa rural portuguesa em pedra granítica, material que se estende aos caminhos. Diz a tradição que o nome deriva de um tesouro, formado por "três bilhas de ouro". Continua sendo uma aldeia desabitada dado que toda ela está vocacionada para o turismo local. Não está abandonada mas não tem habitantes, o que é uma pena.

PictographWaypoint Altitude 2,240 ft

Gravuras

Comments

    You can or this trail