Ubatuba: Circuito Saco das Bananas

one day 4 hours 4 minutes
January 16, 2023
December 2022

near Maranduba, São Paulo (Brazil)

Circuito realizado em dois dias, com acampamento na Praia da Prata (conhecida também como do Simão ou Brava do Frade).

COMO CHEGAR:
A caminhada teve início no Posto Maranduba, as margens da rodovia SP-055/BR-101, local onde deixei o carro estacionado para realizar o circuito. O posto fica próximo ao bairro de Maranduba, a cerca de 26km de Ubatuba e 21 de Caraguá.

Para mais detalhes utilize a ferramenta "Instruções de direção até o ponto de partida", disponível na versão web do Wikiloc. O Google Maps conduz perfeitamente ao ponto inicial da caminhada.

A TRILHA:
Saindo do Posto Maranduba, segue-se pela rodovia no sentido Ubatuba até a entrada para a praia da Caçandoca. Adiante o caminho é por estrada de terra até a praia da Caçandoca. Há algum tempo atrás era possível descer até a praia do Pulso pela estradinha e seguir por trilha para a Caçandoca, porém esta trilha foi fechada por se tratar de área de recuperação ambiental.

A praia da Caçandoca é a única com estrutura no primeiro dia de caminhada. Seguimos para Caçandoquinha que fica do outro lado do córrego Caçandoca e tomamos uma trilha antiga que segue defronte aos pilares de uma ponte que caiu. A trilha está um pouco suja pela falta de uso, mas logo interceptamos o caminho principal que segue subindo o braço da Ponta do Tapuá. Assim que o relevo estabiliza, entramos em uma trilha discreta à esquerda, que dá acesso à Praia da Raposa, uma perquena faixa de areia localizada entre a Ponta do Tapuá e a Ponta do Meio.

De volta à trilha principal, logo após o acesso à praia da Raposa há uma ponto para a coleta de água. Daí em diante a trilha segue pelo interior de uma mata viçosa, com poucas janelas que possibilitam o visual do litoral.

Na proximidade do Saco dos Morcegos existem algumas casinhas e após um forte declive a trilha começa a atravessar várias áreas de bananal. Próximo da antiga escola do Saco das Bananas desce a trilha que leva à praia. A praia possui um mar calmo, praticamente sem ondas, ótimo para flutuação. Retornamos à escola e seguimos pela trilha atrás do prédio. Depois de um breve aclive, uma forte descida leva á praia da Prata (ou Simão, ou Brava do Frade).

Logo antes de chegar à praia a trilha passa ao lado de um riachinho, local bom para pegar água e até mesmo para agilizar um banho de água doce. A área é sombreada e pequena, podendo ser até mesmo uma opção de acampamento, caso a maré esteja muito alta. Para chegar à praia da Prata é preciso atravessar alguns blocos rochosos, como chegamos durante a maré alta, as ondas quebravam próximas aos blocos, engolindo quase que completamente a curta faixa de areia neste ponto. Com paciência é possível cruzar o trecho com certa facilidade, daí basta subir em algum bloco para pegar uma trilha mais elevada, que não é influenciada pela maré.

A Praia da Prata (Simão ou Brava do Frade) é a mais extensa do percurso, para acessar o mar é preciso descer um pequeno barranco, a área mais recuada da areia é repleta de árvores, com muitas castanheiras e outras espécies, que fornecem uma boa sombra. Possui uma bica d'água mais ou menos no meio da praia e um ponto de água doce já no fim da praia, próximo à Ponta do Frade. É uma praia de tombo, como dizem, além disso o local é repleto de mosquitos borrachudos.

O segundo dia de caminhada se inicia com uma forte subida pela mata. Após o top, a trilha segue em declive até a Praia da Lagoa, passando por alguns afluentes da lagoa que servem como fonte de água. Estando na praia, basta cruzá-la no sentido leste para chegar à lagoa de água doce. O mar na praia da Lagoa estava calmo, com pequenas ondas perto da faixa da areia.

Após a praia da Lagoa uma forte subida até a bifurcação que dá acesso à Ponta Aguda (ou da Prata). Voltando da ponta, a trilha desce rapidamente e chega à praia Mansa. Depoias de atravessar a faixa da areia, mais um trecho de trilha na mata para chegar à Praia da Ponta Aguda, a única com infraestrutura no segundo dia.

No meio da praia da Ponta Aguda deságua um córrego, ao final da praia há uma pequena bica d'água e é ao lado dela que segue a trilha para a praia da Figueira. A trilha está um pouco suja, pois atravessa uma área de capineira. Ainda da trilha se tem uma visão incrível da praia da Figueira e Ilha do Tamanduá.

A praia da Figueira é a última deste circuito, trata-se de uma praia com movimento menor, já que carro não chega ao local. O mar estava calmo e é um local ótimo para flutuação, principalmente perto dos recifes. Saímos da praia pelo acesso principal e ganhamos a estradinha de acesso à região. Seguimos pela estradinha até a rodovia e por esta até o Posto Maranduba, onde finalizamos a caminhada.

OBSERVAÇÕES:
- Trilha com dificuldade entre baixa e moderada, atenção para aclives e declives acentuados e terrenos irregulares. Vá com um calçado adequado;

- As praias não estão inseridas em nenhuma unidade de conservação. A trilha possui livre acesso e é gratuita. Respeite os moradores locais, não deixe lixo no local, não faça fogueiras;

- A Travessia do Saco das Bananas também é conhecida como Trilha das Dez Praias Desertas. A praia totalmente deserta que encontrei foi a da Lagoa, as demais sempre tive companhia de poucas ou muitas pessoas;

- Há boa disponibilidade de água ao longo da rota, das nascentes que a Serra da Caçandoca;

- A exceção de Caçandoca e Ponta Aguda, as demais praias não possuem infraestrutura. Leve água e lanche para a atividade;

- Sinal de telefone em alguns trechos do circuito, principalmente nas proximidades da baía do Mar Virado e na Ponta Aguda;

- Não recomendo realizar este percurso em condição chuvosa, pois a trilha fica muito escorregadia em vários trechos, riscos de acidente;

- Este trajeto passa pelas praias: Caçandoca, Caçandoquinha, Raposa, Saco das Bananas, Prata (Simão ou Brava do Frade), Lagoa, Mansa, Ponta Aguda e das Figueiras.

Água

PictographWaypoint Altitude -7 ft

PictographRuins Altitude 134 ft

PictographBeach Altitude 35 ft

Córrego e área de camping