Photo ofFloresta Uaimií: Cachoeiras Candeia, das Pedras, Brás Gomes, Bruxas, JähNiir - Poços Paraíso, Esmeraldas, Desejos, Lobo Photo ofFloresta Uaimií: Cachoeiras Candeia, das Pedras, Brás Gomes, Bruxas, JähNiir - Poços Paraíso, Esmeraldas, Desejos, Lobo Photo ofFloresta Uaimií: Cachoeiras Candeia, das Pedras, Brás Gomes, Bruxas, JähNiir - Poços Paraíso, Esmeraldas, Desejos, Lobo

May 11, 2022
May 2022

near São Bartolomeu, Minas Gerais (Brazil)

Olá! Este tracklog inclui todos os atrativos da parte de cima da Floresta Estadual do Uaimií, na região de Acuruí, distrito de Itabirito/MG.
- Cachoeiras Candeia, Das Pedras, Brás Gomes, Das Bruxas e JähNiir
- Poços Paraíso, Esmeraldas, Desejos e Do Lobo
- Mirante Janela do Céu

--------------------------------------------------

Nível técnico:
- Moderado.
- Difícil o acesso à Cachoeira das Bruxas e ao Poço das Esmeraldas.

Entrada: Gratuita.

--------------------------------------------------

Lembre-se sempre de fazer expedições outdoor de forma responsável, observando as práticas de segurança, respeitando as comunidades locais e contribuindo para a conservação de todas as áreas naturais pelas quais você passar, traga o seu lixo de volta.

Que você tenha ótimos momentos de conexão com a natureza! Boa jornada!

O circuito começa em uma ampla gramada. A trilha se inicia em um caminho margeando o córrego.

Contribua para a preservação do local, trazendo o seu lixo de volta. Do outro lado da cachoeira, seguindo o córrego, em poucos metros, estará o Mirante Janela do Céu.

Após, continue descendo pela trilha na margem esquerda do córrego para ir às demais cachoeiras.

Tenha atenção às pedras escorregadias próximas à queda. Após, continue descendo pela trilha na margem esquerda do córrego para ir à Cachoeira Brás Gomes.

Aproveite a cachoeira e contribua para a preservação dela, trazendo o seu lixo de volta. Sempre lembre-se de checar as condições de segurança antes de entrar na água.

Neste ponto, à direita, há um pequeno caminho para o leito do córrego, pelo qual deve-se prosseguir até a Cachoeira das Bruxas. ATENÇÃO: trata-se de um trecho mais difícil e com partes expostas à altura na descida final à queda. Somente prossiga após avaliar as condições de segurança e não visite essa cachoeira em época de chuva, pois pode ser arriscado.

ATENÇÃO: trata-se de um trecho mais difícil e com partes expostas à altura na descida final à queda, há uma corda de apoio no local. Somente prossiga após avaliar as condições de segurança e não visite a Cachoeira das Bruxas em época de chuva, pois pode ser arriscado.

Após, continue descendo pelo leito do córrego para ir ao Poço das Esmeraldas, a chegada é por cima dele, sendo necessário atravessá-lo a nado para ir à prainha em frente. ATENÇÃO: trata-se de um trecho mais difícil e com pedras escorregadias. Somente prossiga após avaliar as condições de segurança e não desça ao poço em época de chuva, pois pode ser arriscado.

PictographLake Altitude 3,333 ft

Contribua para a preservação do local, trazendo o seu lixo de volta. Sempre lembre-se de checar as condições de segurança antes de entrar na água. Após, retorne à clareira inicial do circuito para visitar os demais atrativos, que ficam em outra parte da Floresta.

Vire à esquerda e em poucos metros, você estará na Cachoeira de JähNiir.

Suba à esquerda para ir ao topo da Cachoeira de JähNiir

Após, retorne à área inicial do circuito para visitar os últimos atrativos, que ficam em outra parte da Floresta.

Siga por esse caminho para ir aos poços Desejos e Lobo.

Siga por este caminho à direita para ir ao Poço dos Desejos, haverá partes da trilha com mata mais fechada. Interceptando o córrego, à esquerda, em poucos metros, estará o poço.

PictographLake Altitude 3,788 ft

Contribua para a preservação do local, trazendo o seu lixo de volta. Após, para ir ao Poço do Lobo, retorne à trilha anterior e continue subindo.

Suba pela trilha ao lado do moinho, passando por entre as samambaias.

PictographLake Altitude 3,935 ft

Desça por este atalho e logo você encontrará o Poço Paraíso.

PictographLake Altitude 3,733 ft

• Photo of milena freire de castro souza
    milena freire de castro souza Nov 6, 2023

As descrições são ótimas, inclusive quando as dificuldades da cachu mais linda do passeio, acrescentando que tem cordas para ajudar a descer, só não a fizemos por causa da previsão de chuva, e o local é daqueles que se começa chuva você está lascado!

• Photo of MSales
    MSales Jan 28, 2024

Excelente, muito bem documentada

• Flávio Jardim 1 May 18, 2024

Roteiro bem documentado, ajudou muito, pois as trilhas não são sinalizadas.
    O Poço do Lobo está interditado, sob risco de desmoronamento de pedras, mas é possível chegar para visitação e se quiser se arriscar, entrar na água, também. Porém a trilha está com mata bem fechada, parece que não está sendo muito utilizada.
    A trilha da cachoeira das bruxas é mais difícil mesmo, pra descer há cordas antigas presas. Porém vimos que o tronco a qual ela estava presa estava se quebrando, o risco de acidente ali está alto, só vimos quando estávamos voltando.
    Circuito bacana demais!

• Photo of Lucas Sangy
    Lucas Sangy May 18, 2024

Oi Flávio, obrigado pelo feedback e pelas atenciosas observações em relação ao percurso. Com certeza, ajudará os próximos que forem realizar essa trilha lá na Floresta do Uaimií.