Túmio - Paisagem Protegida do Corno de Bico

Photo ofTúmio - Paisagem Protegida do Corno de Bico Photo ofTúmio - Paisagem Protegida do Corno de Bico Photo ofTúmio - Paisagem Protegida do Corno de Bico

2031
May 4, 2023
May 2023

near Lúzio, Viana do Castelo (Portugal)

A Paisagem Protegida de Corno de Bico é apelidada de “santuário natural”. Depois de a percorrermos não colocamos qualquer reserva e afirmamos convictamente que a beleza e a abundância de vida que ali existe fazem perfeitamente jus á alcunha.
Trata-se de uma área de mais de 2000 hectares, maioritariamente inserida no concelho de Paredes de Coura. O seu ponto mais alto atinge os 883 metros, justamente no Corno de Bico.
A paisagem é diversificada, alternando os frondosos bosques de folhosas com os planaltos escassamente arborizados, onde blocos graníticos arredondados, dispersos ou empilhados, dão o designado aspeto caótico à paisagem.
O carvalho, ainda que relativamente recente naquela zona (segundo o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas – ICNF, esta importante mancha florestal foi plantada no decorrer dos anos 40 do séc. XX) é a espécie dominante. Esta fonte enumera ainda outras comunidades vegetais também importantes, como os bosques ripícolas, situados nas margens dos cursos de água e dominados pelo freixo-de-folha-estreita e pelo amieiro, para além das manchas de pinhal.
Mas não é tudo. Aqui podem ser encontrados o azevinho e a “orvalhinha”, espécie carnívora, das poucas que existem em Portugal.
Segundo os sites do ICNF e natural.pt, estarão inventariadas 439 espécies da flora, algumas das quais endémicas. Achamos particularmente interessante o Lameiro das Cebolas, um sítio com caraterísticas muito peculiares, propícias ao desenvolvimento da turfeira. Trata-se de uma zona húmida, onde a acumulação de matéria orgânica supera, em ritmo, a sua decomposição. O processo torna o solo ácido e sem oxigénio, dando origem ao desenvolvimento desse substrato – a turfeira – outrora utilizado como carvão.
Em relação à fauna, esta zona não defraudará ninguém. Uma variedade imensa de espécies de aves encanta os bosques de Corno de Bico, entoado melodias que lembram efetivamente um santuário. Os mamíferos e os anfíbios também se fazem sentir, uns mais visíveis do que outros. A perdiz-comum, a toutinegra, o tartaranhão, o coelho-bravo, a víbora cornuda, o açor, o gavião, o pica-pau-verde, o morcego, o corço e o Lobo-Ibérico (espécies referidas pelo altominho.pt). O ICNF refere a existência de 188 espécies de vertebrados, 25 das quais de “elevada prioridade de conservação” (é o caso do Lobo-Ibérico, por exemplo). Os recursos de alimentação, reprodução e abrigo são apontados como os fatores determinantes para esta abundância.
A prestigiada National Geographic escreve: “A Paisagem Protegida do Corno do Bico é um santuário natural e, simultaneamente, uma prova de coexistência e resiliência humana ao carácter inóspito e agreste da natureza. É um testemunho de humanização de uma montanha que o homem rasgou com a força dos animais e transformou em jardim verde pungente com cheiro de urze e terra molhada.”.
Fizemos a nossa incursão nesta Paisagem Protegida seguindo a PCR PR1 (Trilho Corno de Bico), com início e final em Túmio. O nosso percurso cruza-se e sobrepõem-se algumas vezes ao Trilho do Sistema Solar e ao Trilho dos Moinhos, embora lhe tenhamos introduzido algumas variáveis a gosto pessoal.
Partindo do lugar de Túmio, depois de um breve e amistoso diálogo com um magnífico espécime da classe dos equus asinus (mais conhecido como burro ou asno), que por ali se alimentava, seguimos o estradão alcatroado até ao caminho de terra batida, optando, no primeiro cruzamento, pela via da direita. Este caminho leva ao alto do Corno de Bico, onde nos deleitamos com as magníficas vistas que o miradouro nos ofereceu.
Antes de lá chegarmos, fomos admirando os bosques verdes, e os horizontes, circundados pelas “paredes” que protegem o Coura. Entranhamo-nos numa floresta encantada, onde o posto de observação de aves não poderia faltar, com pontezinhas de madeira e passadiços nostálgicos, até ao Lameiro das Cebolas.
Depois, contornamos à esquerda, até ao topo, acima dos 830 metros de cota. E vimo tudo. O Vale do Lima, do Coura e do Vez, as paredes em volta, desde Arga à Peneda-Gerês, passando por Espanha. E adoramos o que vimos, como Deus adorou a sua criação, ao 7.º dia, antes do descanso.
Descemos à Chã do Mouro. Mais bosques encantados com duendes imaginários, fugidios, espreitando por detrás dos grossos troncos do arvoredo. Atravessamos o Coura, recém-nascido e insignificante, antes de voltarmos a Túmio.
Dialogamos com um cão-pastor, que guardava o seu rebanho, solitário… autoritário. Chegamos a um bom entendimento e o molosso reconheceu as nossas boas intenções. E tornou-se amistoso e meigo. Retribuímos.
Em Túmio, o burrico continuava solitário, ruminando a erva viçosa. Reconheceu-nos, mas deixou-se ficar, entediado pelo tempo. Olhou de longe e sorriu para foto.
O dia estava ganho e Corno de Bico conquistou-nos em definitivo.
*****
Gostaste deste trilho?
Esperamos que sim! Dá-nos a tua avaliação.
Ao interagires com as nossas publicações, ajudas a que esta mensagem chegue a mais amantes dos trilhos.
Podes também “aplaudir” e “seguir” o “Mochila e uma Cabana”. Isso faz com que possamos também apreciar os trilhos por onde tens andado.
Saudações!

A água é um elemento presente nesta região e ao longo deste percurso.

Aspeto do percurso

Os tons de verde vibrantes e os castanhos, especialmente nesta época do ano (Primavera) são uma constante e um deleite para os amantes da fotografia.

A Primavera enche a encosta e as flores transformam-na numa tela artística.

Mais flores... é a vida que irrompe da terra.

PictographFauna Altitude 2,428 ft

Fauna

Livres e pachorrentas, as vacas povoam a serra, que é delas também.

No horizonte, as serras da Peneda e de Castro Laboreiro.

A vista é desafogada e as aldeiazinhas no fundo do vale são um encanto.

PictographTree Altitude 2,441 ft

Pequeno bosque

Saído de um conto de fadas, um pequeno bosque enfeita o caminho.

Vencemal e Gaviães, no fundo da vale, dão cor a este velo quadro, onde os penedos dominam a paisagem.

Bosque

Este bosque é um dos múltiplos pontos de interesse do percurso. O seu encanto está no seu todo, mas a melódica sinfonia das muitas espécies de aves que o povoam é algo que deve ser presenciado. Não há, na nossa rica língua materna, vocabulário suficiente para a descrever.

Algumas pinceladas deste quadro.

Aspeto do percurso

Árvores frondosas, penedos maciços e horizontes longínquos.

Aldeia de Vilares.

Repousa junto ao caminho, por milénios sem conta.

PictographBridge Altitude 2,713 ft

Ponte

Esta parte do trilho entra numa zona húmida importante. Aqui convergem inúmeras espécies de aves, répteis e anfíbios e, claro, pequenos mamíferos. A água é um elemento vital. O percurso faz-se por pontes e passadiços e o posto de observação da vida selvagem não falta.

PictographBirding spot Altitude 2,621 ft

Ponto de observação de aves

Observação de aves... e não só!

A pouca distância fica o miradouro do Alto do Cabeço.

Este é um espaço de particular importância, já que se trata de um habitat particular da trufeira. É uma zona húmida, onde a acumulação de matéria orgânica apresenta um ritmo superior ao da sua decomposição, dando origem a esse substrato que foi, em tempos, utilizado como carvão. Fonte: natural.pt

O solo aqui é de uma acidez particular, o que impede outras plantas de proliferarem, por não tolerarem esse nível de acidez.

PictographTree Altitude 2,677 ft

Bosque de carvalhos

Um viçoso bosque de carvalhos.

Alternativa

Embora as indicações da PR01 indicassem que deveríamos ter seguido em frente, após deixar o Lameiro das Cebolas, viramos à esquerda. Outros pontos de interesse nos esperavam.

Maciços graníticos

Peculiar conjunto de penedos, revestidos de musgo verde.

Posto de vigia

Posto de vigia à vista.

Miradouro do Corno de Bico

Daqui a vista é fantástica e estende-se para as bandas de Vila Nova de Cerveira, Valença e Galiza, Peneda e Gerês.

Parque de merendas de Corno de Bico

Um bom local para a necessária pausa, sob o frondoso bosque de carvalhos.

Posto de vigia do Corno de Bico

Um planalto lindíssimo e outro dos grandes pontos de interesse do percurso.

A descida é feita à sombra de mais um dos muitos e magníficos bosques de carvalhos que enriquecem esta zona protegida.

Penedos empilhados

Construção caprichosa da natureza. Inicialmente pretendíamos seguir por este trilho, que se apresentava com algum mato. Retrocedemos.

PictographFlora Altitude 2,786 ft

Espécie de cogumelo que se desenvolve na casca de determinadas árvores.

No céu ia-se formando um aglomerado de nuves, prometendo alguma água.

PictographTree Altitude 2,572 ft

Cedros de dimensões respeitáveis.

Do lado do quadrante leste, com as montanhas da Peneda-Gerês em pano de fundo.

Rio

Casa do guarda do Corno de Bico

Ponto de interesse, junto à casa do guarda.

Casa do guarda de Corno de Bico

Complexo abandonado, ainda em estado razoável.

PictographTree Altitude 2,172 ft

Caminho no bosque.

PictographTree Altitude 2,165 ft

Círculo de árvores

Curioso aglomerado de árvores em forma de círculo perfeito. Penedos verdes embelezam o caminho.

PictographFauna Altitude 1,906 ft

Cão de guarda e seu rebanho

Apesar do seu "vozeirão" ao persentir a nossa presença, depressa conquistamos a confiança deste velho, fiel e meigo cão de guarda.

Ponto de partida e chegada.