Photo ofPraia dos Ranchos + Praia de Fora + Praia do Cepilho + Praia Brava + Pedra que Engole + Praia do Meio (Trindade - Paraty) Photo ofPraia dos Ranchos + Praia de Fora + Praia do Cepilho + Praia Brava + Pedra que Engole + Praia do Meio (Trindade - Paraty) Photo ofPraia dos Ranchos + Praia de Fora + Praia do Cepilho + Praia Brava + Pedra que Engole + Praia do Meio (Trindade - Paraty)

7 hours
September 4, 2023
September 2023

near Trindade, Rio de Janeiro (Brazil)

Caminhada de turista passando pelas praias de trindade e a famosa cachoeira da Pedra que Engole

Dificuldades:
Física: Moderada
Técnica: Fácil
Navegação: Fácil

Exposições:
Sol: Alta
Água: Baixa
Vegetação: Baixa-Moderada

Nossa caminhada se inicia na Praia dos Ranchos, onde caminhamos a faixa de areia inteira passando pela Praia de Fora e Praia do Cepilho (local onde ficam diversos surfistas pegando ondas cabulosas).
Depois fomos pelo asfalto sentido a trilha da Praia Brava (alguns caiçaras nos contaram que antigamente existia uma trilha que ia do Cepilho pra Brava próxima ao costão, atualmente deve estar bem fechada. Na próxima irei procurar ela). Chegando na entrada trilha a algumas placas orientando sobre a maré e a corrente de refluxo da praia (é sério, cuidado). A trilha em si é bem curtinha e num dado momento há uma variante que descemos beirando o rio onde está localizada a Cachoeira da Praia Brava. Chegando na praia apreciamos um pouco, pegamos alguns jacarés (as ondas tavam sinistras, quase fui arrastado) e depois nós dirigimos pra ponta direita da mesma (olhando pro mar) onde está a outra variante da trilha. Subidinha simples até chegar no asfalto novamente.
Continuando nossa caminhada fomos praticamente tudo via asfalto até a última rua do bairro e usamos o acesso à trilha da Pedra que Engole alternativo. Subidinha simples também até o local. A Pedra que Engole não chega a ser nem uma cachoeira, talvez uma corredeira em que há o buraco para passar por de baixo de uma pedra. Na volta usamos a saída tradicional e fomos sentido Praia do Meio. Depois disso só caminhamos pela trilha comum de acesso da mesma e voltamos para o nosso camp.

Recomendo
Roupas protetoras contra o sol
Garrafa de 1L de água
Bota ou tênis com solado aderente