Trilhos Perdidos / Malveira

January 14, 2018
January 2018

near Malveira, Lisboa (Portugal)

Percurso feito num dia frio e chuvoso de inverno, e com a intenção de fazermos Kms...
Ainda assim, alguns pontos interessantes, como o alto da Serra da Atalaia, o ponto mais alto do Concelho de Mafra (431m), com uma vista maravilhosa a 360º , onde se pode fazer boas fotos da paisagem em lindos dias de sol, que não foi o caso...
Passagem pela Venda do Pinheiro, e pela Aldeia da Roupa Branca (Charneca), terra natal da actriz Beatriz Costa... Passagem aos estúdios da Mediapro onde está a casa mais conhecida de Portugal (Casa Big Brother)... Trilhos interessantes, fechados, com imensa vegetação, muitos cogumelos de varias espécies, marcam presença nas encostas da Serra do Matoutinho, tal como um breve encontro com a linha ferroviária do Oeste... Um curto desvio para evitarmos a zona comercial da Malveira, leva-nos a subir a serra junto ao Casais Faustinos, zona interessante para boas fotos do interface urbano-florestal... Ao descermos a serra, entramos inadvertidamente em zona privada (BilsteinGroup), que ainda se encontra em obras, e mal vedado...Últimos pontos de interesse. Subida à Serra de Santa Maria, com uma vista fantástica, sobre a Tapada de Mafra, toda a costa oceânica, de Sintra a Peniche, (deu para ver as Berlengas), e vista privilegiada sobre a Malveira e arredores... Passagem aos celebres Moinhos da Malveira, recinto da Feira do Gado, Capela da Senhora dos Remédios, descida à vila, e por fim, passagem à estação de caminhos de ferro da Malveira (linha Oeste).
Um passeio interessante que nos leva a conhecer um pouco mais alguns trilhos perdidos desta região, por isso o nome dado ao trilho...