TRILHOS DOS MOINHOS E TRILHO DE ALVRE (TRILHOS DAS SERRAS DO PORTO)

Photo ofTRILHOS DOS MOINHOS E TRILHO DE ALVRE (TRILHOS DAS SERRAS DO PORTO) Photo ofTRILHOS DOS MOINHOS E TRILHO DE ALVRE (TRILHOS DAS SERRAS DO PORTO) Photo ofTRILHOS DOS MOINHOS E TRILHO DE ALVRE (TRILHOS DAS SERRAS DO PORTO)

February 20, 2021
February 2021

near Aguiar de Sousa, Porto (Portugal)

VÊ AS NOSSAS FOTOS PARA INSPIRAR A TUA PRÓXIMA AVENTURA
Never Stop Exploring
Caminhantes, trails to inspire your next adventure

PARQUE DAS SERRAS DO PORTO

O Parque das Serras do Porto, com perto de 6.000 hectares, é composto por seis serras: Santa Justa, Pias, Castiçal, Santa Iria, Flores e Banjas, abrangendo território dos municípios de Gondomar, Paredes e Valongo. Esta área, classificada desde 2017, como Paisagem Protegida Regional, integra o Sítio Rede Natura “Valongo” e o Parque Paleozóico de Valongo. Aqui, os visitantes podem desfrutar da imensa beleza cultural e paisagística de serras, vales e rios, salientando-se a singularidade geológica, que nos leva a uma interessante viagem pela Era Paleozoica.

Os vales dos rios Ferreira e Sousa convidam a um certo isolamento em estreito contacto com a natureza, enquanto o efeito miradouro das linhas de cumeada proporciona uma excelente perspetiva do território envolvente. Atualmente, o Parque das Serras do Porto tem três centros de receção ao visitante com informação útil sobre o Parque (Visitar Página oficial).

TRILHOS DAS SERRAS DO PORTO

O Parque está, desde setembro de 2020, a criar uma Rede de Percursos Pedestres que irá ligar os vários trilhos e sinalizar o seu património biológico, geológico, arqueológico, imaterial e construído. São quase 260 km de trilhos para calcorrear por terras de Gondomar, Paredes e Valongo. A rede será composta por uma grande rota, que deverá totalizar 57km ao longo dos três concelhos, e 19 percursos distintos, com pequenas rotas em cada território que deverá estar finalizada na Primavera de 2021. O projeto prevê a instalação de mobiliário, sinalética e uma página web para ajudar quem fizer os percursos, fornecendo informação sobre o território e os pontos de interesse. Enquanto aguardamos a conclusão do projeto começamos a percorrer os trilhos previstos, naquilo que podemos chamar de uma versão de reconhecimento, para inspirar a tua próxima aventura pelo Parque das Serras do Porto…

DESCRIÇÃO DO TRILHO REALIZADO
TRILHO DOS MOINHOS E DE ALVRE

O trilho tem inicio e fim no lugar do Salto, freguesia de Aguiar de Sousa e resulta da junção de dois percursos: Trilho dos Moinhos e Trilho de Alvre. No lugar de Castelo fazendo um pequeno desvio pode-se visitar a Torre do Castelo, situada num local com condições naturais de defesa, na margem direita do Rio Sousa. O percurso proporciona contrastes de serra com os lameiros marginais ao rio e atravessa paisagens verdejantes de forte beleza natural. Na proximidade das linhas de água encontram refúgio inúmeras espécies de grande relevância conservacionista, como galerias de amieiro, freixo e salgueiro, a que se juntam o carvalho alvarinho, o pilriteiro, o sanguinho e o loureiro. Aconselha-se o uso de GPS, os referidos trilhos estão em fase de implementação e não encontramos sinalética suficiente e inequívoca do trilho que seguíamos, podendo levar a erros de orientação no terreno.

Iniciamos o trilho no Lugar do Salto, na freguesia de Aguiar de Sousa. Optamos por iniciar no amplo estacionamento adjacente à Senhora do Salto. No local não encontramos qualquer painel informativo ou sinalética do percurso. Na ausência de informação e de marcações no terreno realizamos o trilho no sentido contrário aos ponteiros do relógio, com o intuito de iniciar o trilho pela cota mais alta.

Seguimos rua acima para cortar logo de seguida, por caminho florestal, à nossa esquerda que nos encaminha ao encontro da estrada N319-2. Percorremos 400 metros da estrada alcatroada para virar à esquerda para o Miradouro do Salto. Encontramos junto ao miradouro um memorial em honra do Padre Joaquim Alves Correia (1886-1951). Magnifico miradouro com paisagens deslumbrantes sobre o mítico lugar do Salto e o “Canhão” da Senhora do Salto.

Agora começamos a descer o caminho florestal pela encosta da “Boca do Inferno” que nas suas rochas estão gravadas a história geológica. As rochas-magmáticas (granitos), sedimentares (conglomerados) e metamórficas (xistos e quartzitos) - contêm a história geológica da região que, antes da formação das várias serras que constituem o Pulmão Verde da Área Metropolitana do Porto, se encontrava submersa, como comprovam os fósseis das trilobites, animais marinhos que viveram entre os 542 e os 251 milhões de anos. A área foi posteriormente elevada, tendo sofrido dobras e deformações, o que originou o Anticlinal de Valongo, um dos geomonumentos mais importantes de Portugal.

Entramos numa área designada por “Refúgio de animais” vedada, mas com uma Cancela que permite a passagem aos pedestrianistas. À medida que descemos e entramos numa área arborizada, o amplo caminho, vai-se estreitando até intersetar o primeiro Moinho Hídrico, que acredito ter sido recuperado devido ao seu bom estado atual. Aqui faziam a moagem das farinhas desta região que que já vem da era Romana como consta a história. Junto ao moinho, o Rio Sousa corre desenfreado na sombra das imponentes escarpas esculpidas pela água. Na proximidade das linhas de água encontram refúgio inúmeras espécies de grande relevância conservacionista, como galerias de amieiro, freixo e salgueiro, a que se juntam o carvalho alvarinho, o pilriteiro, o sanguinho e o loureiro.

O trilho segue por amplo caminho florestal para o próximo Moinho. São dois, um deles em ruínas, o outro, mantém-se conservado, sem sinais evidentes de ter sido recuperado, mantendo a sua beleza de tempos passados a laborar dia e noite para dar alimento a povoações vizinhas. Uma vez mais apreciamos a beleza do Rio Sousa e do açude junto aos moinhos. Continuando, o percurso segue em direção ao lugar de Castelo, intersetamos novamente a estrada, EN 319-2, que seguimos por 100 metros, aqui fizemos um pequeno Desvio à esquerda seguindo a indicação da placa sinalizadora da Rota do Românico a indicar a Torre do Castelo.

Seguimos pela Travessa do Castelo, a subida é um pouco acentuada, mas o caminho em xisto está bem conservado. A Torre do Castelo de Aguiar de Sousa situa-se num local com condições naturais de defesa, na margem direita do Rio Sousa, e assume interesse estratégico para as Terras do Vale do Sousa. Edificado, provavelmente, no século X, altura em que as crónicas cristãs referem a tomada do castelo pelo Almançor quando das suas incursões para Santiago de Compostela. A partir do século XI torna-se cabeça de Terra de Aguiar dominada pelos Sousas ou Sousões, convertendo-se em 1258, no centro administrativo judicial do “Julgado de Aguiar de Sousa”, um dos mais poderosos da região de Entre-Douro-e-Minho, até ao século XIX.

Do Castelo ficaram visíveis restos de uma torre de planta quadrilátera, irregular, de construção em alvenaria de xisto e quartzito. Classificado como Monumento de Interesse Público e integrado na Rota do Românico, foi objeto de trabalhos de conservação e valorização. Os trabalhos arqueológicos revelaram a muralha primitiva com 150cm de largura e exumaram-se objetos que faziam parte da vida quotidiana dos homens do castelo, tais como, fragmentos de cerâmica de uso doméstico e uma ponta de seta das atividades bélicas ou de caça.

Quanto à intervenção de valorização, para além de melhorar os acessos, transformou a torre num varandim para a paisagem, a partir do qual o visitante, inserido num quadro onde a mãe natureza é pródiga, pode observar as escarpas quartzíticas das serras envolventes, escutar as quedas de água das levadas e presenciar o rio Sousa a confluir na direção do Douro. Neste local avistamos a Sul e à direita, as Serras de Castiçal, à esquerda, a das Flores.

Uma breve pausa para apreciar as magnificas panorâmicas das serras e do rio e regressamos à estrada (EN 319-2). Seguimos a estrada, atravessamos o Rio Sousa pela Ponte de Arco, percorremos mais 300 metros, e saímos à esquerda por amplo caminho florestal. O caminho atravessa nova zona florestal onde resistem pequenos bosquetes de carvalhos, espécie outrora dominante, mas que acabou por dar lugar a plantações de eucalipto e de pinheiro bravo. O caminho desemboca na Rua da Corga, no lugar de Senande, aqui rodamos a norte, à Nossa Senhora do Salto. É um caminho por onde passa a procissão da Nossa Senhora do Salto, no primeiro domingo de maio. Depois das últimas casas do lugar o caminho asfaltado dá lugar ao já habitual caminho florestal, onde predominam os eucaliptos, e acompanha a autoestrada A41 pelo que o ruído automóvel está sempre presente ao longo do trajeto. Intersetamos o troço comum do PR e descemos até à Capela da Senhora do Salto, construída em 1725, está rodeada de uma lenda relativa a Nossa Senhora e a um milagre por ela realizado. Em sua homenagem foi erguida esta Capela posteriormente ampliada. Tem um púlpito na galilé e possui uma estrutura em madeira coberta a telha. A imagem de Nossa Senhora do Salto que se encontra ao centro do altar-mor, também está num painel de azulejos.

Outro ponte de interesse é o Miradouro da “Boca do Inferno” de características geológicas particulares e de rara beleza. Este espaço paisagístico está encravado entre altas serras por onde corre o rio Sousa. Aqui o Rio Sousa atravessa as rochas quartzíticas que devido à sua dureza e resistência à erosão formam um vale bastante apertado e profundo com vertentes verticais. Nos troços de rochas xistentas, de caraterísticas mais brandas, o vale é aberto formando-se meandros e depósitos aluvionares. Neste local a presença de rápidos, a sequência de pequenas curvas e ainda as vertentes perfeitamente verticais conjugam-se para oferecer uma paisagem de rara beleza.

Agora, junto à Ponte Rio Sousa intersetamos o PR - Trilho de Alvre. Seguimos pela margem esquerda do Rio Sousa por um antigo caminho de ligação ao lugar de Alvre. Passamos pela Estação Hídrica e pouco depois estávamos na junção das águas da Ribeira de Santa Comba com o Rio Sousa. Este troço faz-nos atravessar paisagens verdejantes de forte beleza natural. Continuamos pelo caminho, agora na margem esquerda da Ribeira de Santa Comba, até à ponte que tivemos de atravessar.

Seguimos o amplo caminho florestal que desemboca numa estrada alcatroada já em Alvre. Seguimos pelas ruas alcatroadas que percorrem o casario do lugar em direção à Escola Primária, sendo pela rua do mesmo nome (Rua da Escola Primária) que deixamos o pequeno lugar em direção à Ribeira de Santa Comba. Atravessamos a ponte da ribeira e seguimos pelo caminho ascendente até ao ponto mais alto deste trilho de Alvre, localizado aos 162 metros de altitude.

Agora o percurso segue por caminho florestal que vai perdendo altitude, intersetamos o PR - Trilho dos Moinhos no waypoint Viaduto A41 e descemos até à Senhora do Salto.

LENDA DA SENHORA DO SALTO: No local, é ainda possível observar uma pedra aplanada com cinco covas. É esta pedra o mote para as lendas que marcam esta zona. Conta-se que foi nessa rocha que um cavaleiro, perseguido por uma lebre ou um veado (encarnação do Diabo), terá caído, tendo sobrevivido por invocação e proteção de Nossa Senhora. Assim, as ditas “cinco covas” da pedra dirão respeito às quatro patas e ao focinho do equídeo. Diz-se, também, que a pequena capela de Nossa Senhora do Salto tenha sido mandada construir precisamente por este cavaleiro, como agradecimento pelo milagre.

Depois de apreciar toda esta envolvência resta-nos seguir até ao estacionamento, ponto de inicio e fim deste trilho.

FICHA TÉCNICA
Realização: 19 de fevereiro de 2021
Percurso: Lugar do Salto - Lugar do Castelo - Lugar de Senande - Senhora do Salto - Alvre - Lugar do Salto
Distancia: 10,4 km

TRILHO DE PIAS E CASTIÇAL
TRILHO DO MEL E DO OURO ROMANO

TRILHO DO CASTELO+CORREDOR ECOLÓGICO+ROMANOS

Se gosta das nossas trilhas adiciona a tua avaliação no final da página.
Obrigado pelo seu comentário e avaliação.

Si te gusta nuestras rutas haz tu propia valoración al final de la página.
Gracias por tu comentario y valoración.

If you like our trails, leave your own review at the end of the page.
Thank you for your comment and review.

A equipa Caminhantes

LUGAR DO SALTO (ESTACIONAMENTO)

FONTE (EN319-2)

Gostei aconselho

Caminhantes Mar 29, 2021

Olá Jfernandosa!
    Obrigado pelo comentário e avaliação da trilha. Saudações.

• Photo of PicosAlpinos
    PicosAlpinos May 26, 2021

A junção dos trilhos de Alvre e dos Moinhos permitem-nos desfrutar das margens do Rio Sousa. Recomendo!

Caminhantes May 27, 2021

Ficamos felizes por terem desfrutado do trilho. Obrigado pelo comentário e avaliação da trilha. Saudações

• Photo of raquel.querido
    raquel.querido Jun 11, 2021

Trilho inesperadamente giro, com várias zonas de água :)

Caminhantes Jun 14, 2021

Olá raquel.querido
    Obrigado pelo comentário e avaliação da trilha. Saudações.

• Photo of Carlos Batalha
    Carlos Batalha Sep 5, 2021

Obrigado mais uma vez Caminhantes pela sugestão da combinação destes dois bonitos trilhos. As indicações foram renovadas e agora é fácil seguir sem GPS. Alterei um pouco a vossa versão de forma a terminar no miradouro da Senhora do Salto! Boas caminhadas!

Caminhantes Sep 5, 2021

Olá Carlos Batalha!
    Obrigado pelo comentário e avaliação da trilha. Boas caminhadas.

• Photo of Fernando Coelho 11
    Fernando Coelho 11 Oct 15, 2022

Trilho com o Rio Sousa sempre a vista, com moinhos antigos e paisagens lindas.

Video trilho dos Moinhos

• Photo of Fernando Babo
    Fernando Babo Dec 19, 2022

Trilhos com marcações e painéis informativos excelentes, paisagens bonitas,o pior é o ruído da A41 e os eucaliptos, mas isso já é conhecido. No seguimento do vosso percurso, só uma alteração no traçado,o trilho percorre a Povoação de Alvre passando pela igreja, mas está com informação perfeita. Gostei dos Trilhos,boas caminhadas.